Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


1 de outubro de 2016

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - 1º ANO - MATRIZ ORIENTAL

Iniciar perguntando se existem esses Lugares Religiosos em nossa/sua cidade?


Mostrar os templos budistas:





Ele é parecido com algum templo da nossa comunidade? (Na comunidade em que trabalho não existe nenhum templo budista, claro que, se esta atividade for aplicada em um local onde exista um templo budista  pode-se iniciar por este Lugar Sagrado)

Alguém sabe o nome destes Lugares Sagrados?
Sabem como são chamadas as pessoas que lá frequentam?

Mostrar imagens de monges e monjas e de seus adeptos:
O que cada um faz lá? Oram, meditam,
Como eles fazem as suas orações? Sentados no chão, sem sapatos, (devem ficar do lado de fora do templo)
Quem comanda a prática religiosa? O monge ou a monja
Falar de um som que é o som primordial e que exemplifica a criação do mundo: OM

Mostrar como ele é representado:


Entregar a imagem do monge e da monja para que os estudantes pintem:


Explicar aos alunos que:
Um monge e a monja são pessoas que vivem fora da sociedade e se dedicam totalmente à religião. Sua vida é quase sempre simples voltada para as preces e o trabalho. Normalmente os monges/monjas não têm muitos pertences, e renunciam a qualquer riqueza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário