Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


22 de dezembro de 2016

PLANO CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO

Muitas vezes nos perguntamos:

O que devo ensinar aos meus alunos nas aulas de Ensino Religioso?
Em que documentos devo me basear?
Como contemplar as quatro matrizes? (indígena, ocidental, africana e oriental)

Acredito que é um dos documentos mais atuais para o Ensino Religioso é o Currículo de Curitiba e o novo Plano Curricular, nele os conteúdos estão divididos por trimestre.

Neste plano os conteúdos estão organizados de acordo com a faixa etária do/a estudante e gradativamente  sendo expandido da vivência que o/a estudante tem em sua comunidade local para o Brasil e mundo.




Clique no link para acessa o: Plano Curricular de Ensino Religioso

3 comentários:

  1. Interessante. Estou me formando em Metodologia do Ensino Religioso pela Uninter. Procuro assuntos pertinentes para elaborar meu TCC.

    ResponderExcluir
  2. Procure o site do Fonaper há muitos temas já prontos. Podes adaptá-los aos seus alunos/as. Você vai encontrar muitos temos já desenvolvidos que pode usá-los com seus alunos/as. São muito interessantes. Penso que é difícil para nós lecionar ER, que temos toda uma formação específica. Imagino a difícil tarefa de trazer para sala de aula os temas atuais da espiritualidade e do conhecimento religioso. Saudações

    ResponderExcluir

  3. Veja os Parâmetros Curriculares Nacionais, livrinho azul do FONAPER, 6ª ed Ave Maria, 2002.

    ResponderExcluir