Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


30 de abril de 2017

MITO DA CRIAÇÃO DO MUNDO E DOS ORIXÁS

Plano de Aula

Tema: Religiões Afro-brasileiras

(Tradições religiosas afro-brasileiras)

1)     Ano/Série: 5º ano

2)     Conteúdo: Texto Sagrado Oral: Mito da criação do mundo e dos orixás

3)     Objetivos: Conhecer alguns mitos da criação, percebendo-os como referenciais de ensinamentos sobre fé e prática das tradições religiosas afro-brasileiras

4)     Desenvolvimento

1ª aula: Iniciar a aula dialogando com os alunos sobre o texto sagrado oral a partir das narrativas anteriormente trabalhadas e dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto a fim de contextualizar a atividade sobre a forma de texto sagrado oral (verbalizado) apresentado nas religiões afro-brasileiras.

●Passar o vídeo: “História completa dos orixás” disponível em:



● Em seguida promover uma “Gincana dos Orixás”:

- Dividir a turma em 2 equipes nomeando-as conforme a escolha das mesmas;

- Escolher aleatoriamente, ou por sorteio, um aluno de cada equipe que, na sua vez, deverá responder a pergunta realizada pela professora referente ao mito da criação do mundo, aos atributos de cada orixá, entre outros aspectos interessantes do vídeo a serem explorados;

- Quando o aluno não souber a resposta deve passar a vez para a outra equipe;

- Pontuar cada acerto contabilizando os pontos ao final da aula.

2ª aula: Com base no vídeo e na gincana da aula anterior, propor aos alunos a confecção de jogos de memória, dominó, entre outros jogos possíveis a partir dos materiais disponíveis já providenciados antecipadamente pelos alunos e das imagens e palavras impressas pela professora.
Organizar os alunos em grupos orientando e acompanhando toda a confecção.
Cada grupo apresenta e socializa o seu jogo com os demais grupos, fazendo um rodízio com os jogos elaborados.

1)     Tempo estimado
2 aulas de 50 minutos

2)     Material necessário

●Recurso multimídia (notebook/retroprojetor)
● Apresentação do vídeo baixado da internet
●Papel, tampas de embalagem de requeijão, caixas de leite, imagens e palavras impressas, cola, tesoura e fita adesiva larga.

3)     Critérios de Avaliação


Verificar durante a realização das atividades propostas se os alunos identificam e reconhecem o mito da criação e dos orixás como uma forma de texto sagrado oral, 



Material cedido pela professora Brigida Karina L. Nogueira da Silva - professora de Ensino Religioso no Município de Pinhais/PR e integrante da Equipe Pedagógica da ASSINTEC - Associação Inter Religiosa de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário