12 de abril de 2017

SIGNIFICADO DO SÍMBOLO RELIGIOSO - SEICHO-NO-IÊ


https://www.simbolos.net.br/simbolo-seicho-no-ie/


A parte externa do emblema, em forma de círculo, representa o Sol, do qual saem 32 raios simbolizando a luz que tudo ilumina. A parte interior é constituída pela lua e, no centro, por uma estrela.
Os três astros reunidos harmoniosamente simbolizam o Universo. Deus é a lei fundamental que criou todo o Universo. Deus é a lei fundamental que criou todo o Universo e tudo é regido por suas leis. A Seicho-No-Ie é a manifestação do mundo da realidade absoluta (Imagem Verdadeira) por Ele criado, e por esse motivo estão expressos em seu emblema o Sol, a Lua e a Estrela. o Sol representa também o Xintoísmo, religião tradicional do Japão, anterior ao Budismo. O Xintoísmo clássico japonês venerou a Deusa Amaterasu, deusa do Sol. A forma circular indica ainda a Grande Harmonia, isto é, o espírito que se harmoniza com todos.
A lua representa o budismo porque este prosperou grandemente num país denominado Lua (Guashikoku) - região Oeste da China e que se alastrou aos extremos Sul e Norte no Século II. No budismo a Lua é um símbolo com importante significado, pois Buda frequentemente a ela se referia para esclarecer seus ensinamentos: "Pensais que a Lua morre quando se esconde no monte Shumi? Não. Ela aparentemente desaparece sob a sombra do monte, mas sua existência é eterna"; "Quando a Lua se apresenta no quarto-minguante, não supondes que ela foi fragmentada; a verdadeira Lua permanece esférica e perfeita. Assim é a Perfeição Interior (Imagem Verdadeira)".
Note-se também que a Lua tem o formato de cruz gamada com as pontas direcionadas para o sentido horário. Atualmente a cruz gamada é adotada como símbolo do Budismo com as pontas direcionadas para o sentido anti-horário (antigamente era indiscriminado).
A Seicho-No-Ie usa a cruz gamada com o giro no sentido do movimento dos ponteiros do relógio porque representa a direção correta: o lado esquerdo avança enquanto o lado direito recua; o direito representa a força feminina (negativa); o esquerdo, a força masculina (positiva).


A estrela representa o cristianismo, pois, no dia do nascimento de Jesus Cristo, três sábios foram guiados até ele por uma estrela milagrosa. Por outro lado, a estrela do emblema é cruciforme, com oito pontas formando ângulo de 45º, as quais correspondem aos pontos cardeais e colaterais da Terra convergindo para um único centro. A cruz expressa a não existência da carne, da matéria; o "X" para anular as coisas fenomênicas. Jesus deixou-se pregar na cruz e ressuscitou Como Cristo para revelar à humanidade que o corpo carnal não existe originariamente, e que somente a vida de Deus é existência verdadeira. O emblema da Seicho-No-Ie traz os símbolos das três grandes religiões do mundo - Cristianismo, Budismo e Xintoísmo - para exprimir a unicidade da essência dos ensinamentos religiosos: todas as religiões contêm na essência uma única Verdade. E a missão da Seicho-No-Ie é transmitir essa Verdade única, vivificando e esclarecendo os ensinamentos tanto de Cristo quanto de Buda ou do Xintoísmo. Estes são os significados que encerra o emblema da Seicho-No-Ie.

8 comentários:

  1. Muito bacana, sempre segui os preceitos da Seicho-no-ie, porém não sabia o significado do símbolo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Moro em joao pessoa. Onde posso encontrar a seicho no ie aqui?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, encontrei um dos templos neste local, Av. D. Pedro II, 702 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-420, é interessante verificar.

      Excluir
  3. Gostei mais eu preciso do nome de um simbolo que parece com um sol por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode me enviar por e-mail este símbolo?
      amegaertner@gmail.com

      Excluir
  4. Vou fazer um trabalho sobre o significado da religião seicho-no-iê no computador e só aparece o significado Verde o que posso fazer?e tem como debochar branco

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!