12 de abril de 2017

SIGNIFICADO DO SÍMBOLO RELIGIOSO - CRISTIANISMO


https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz

A cruz é um símbolo universal muito antigo utilizada por diversas culturas, crenças e religiões. Na maioria das vezes, a cruz representa a boa sorte de quem a carrega. Além disso, apresenta uma grande variedade de formas, por exemplo: a cruz de São Pedro, cruz de Santo Antônio, cruz vergada, cruz grega, cruz latina, cruz celta, cruz de Malta, cruz juliana, cruz papal, cruz baptismal, dentre outras.

A cruz cristã é o símbolo supremo da fé e da Santidade, uma vez que Cristo foi crucificado antes de morrer num ato de sacrifício para salvar a humanidade. Para tanto o crucifixo tornou-se um objeto de devoção cristã estando presente em igrejas, capelas, monastérios e templos.


Entretanto, a despeito de ser muito conhecida como símbolo cristão, a cruz já era utilizada por povos da antiguidade, do período neolítico e, posteriormente, pelos egípcios, gregos, celtas e os astecas. Todavia, a cruz era representada com um círculo em volta simbolizando o sol e o ciclo da natureza, chamada de “cruz solar”. Com efeito, a cruz, em geral, partilha muito de seu simbolismo com o número quatro, o quadrado ou o cubo, de modo que a planta de muitas igrejas foram construídas em formato de cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!