Turma:
3º ano
Conteúdo:
Símbolos Religiosos: Arquitetura Religiosa;
Objetivo:
Reconhecer elementos simbólicos na arquitetura religiosa;
Critério
de aprendizagem: Identifica e aponta alguns elementos simbólicos na arquitetura
religiosa.
Duração
das atividades: 9 aulas
Como abordar a arquitetura
religiosa com os estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental? Esta é a pergunta,
que talvez muitos fiquem intrigados em responder. Estudantes de 8 para 9 anos
conseguem entender que cada Lugar Sagrado tem a sua forma, arquitetura própria
e que é possível nomeá-los de acordo com o que aprenderam? E mais, vamos
ampliar nossos conhecimentos, quando observamos a porta do Lugar Sagrado,
quanto da religião está exposto nela? A porta, a entrada é muito significativa
e seu aspecto arquitetônico a exemplo disto tem as ilustrações na igreja
católica, baseada nos ensinamentos cristãos, o templo budista trará em sua
porta representações de Buda, já os arabescos utilizados são uma marca forte
dos muçulmanos. Foi a partir desta visualização bem específica, que resolvi
trabalhar com os estudantes como a porta é significativa nas religiões.
Conhecimentos
prévios:
Para iniciarmos o conteúdo, fiz as seguintes perguntas
aos estudantes: As
casas são todas iguais? Muitas foram as contribuições, como: sim, a minha casa
é de madeira, a minha é de material. Perguntei: Vocês tem certeza que são todas
iguais? Apontei para o modelo da casa, características de cada um, pintura,
tipo de moradia. A partir deste momento os estudantes começaram a refletir se
realmente os lugares apontados sagrados e não sagrados tem as suas especificidades.
Encaminhamento
metodológico:
Após
levantar os conhecimentos prévios os estudantes realizaram o desenho da sua
casa e do Lugar Sagrado que conhecem ou frequentam, onde a partir daí construímos
um cartaz e todos puderam visualizar as diferenças. Chegamos a conclusão que o que fazia com que
cada local fosse diferente, é a ARQUITETURA.
Centramos
nosso trabalho na arquitetura religiosa- PORTA. Relembrando os Lugares Sagrados,
conteúdo do 1º trimestre mostrei logo em seguida a imagens de várias Mesquitas
tanto na parte externa quanto a interna e então iniciamos com a pintura dos
arabescos, A partir deste momento os arabescos iriam compor a porta de entrada
da mesquita, sendo pintados de forma padrão. Analisamos a construção arquitetônica, os minaretes, a abóboda, a
parte interna ser composta por diversos tapetes e o entrar nela descalço, como
sinal de respeito. Logo em seguida cada estudante recebeu um pequeno retângulo,
este por sua vez iria fazer parte da mesquita. Os estudantes é que iriam
escolher que parte representariam.
Assistimos o seguinte vídeo antes de iniciarmos nossas atividades:
https://www.arabeegipcio.com/2015/05/
Assistimos o seguinte vídeo antes de iniciarmos nossas atividades:
O trabalho com o Templo Budista iniciamos assistindo o vídeo sobre o templo Budista de Três Coroas – Rio Grande do Sul, conversamos como a construção do templo era organizada, o templo aberto para a visita, o templo somente das divindades, a casa das rodas e das lamparinas, em seguida mostrei uma das portas e os estudantes iniciaram a pintura de pequenos retângulo para compor a mesma. Logo após receberam um outro retângulo menor para que no caderno também representar a arquitetura.
Assistimos ao seguinte vídeo
Apresentei algumas imagens e logo depois de visualizar as diferentes arquiteturas da opy indígena. Cada estudante recebeu uma folha impressa em tiras de papel bobina e cada um teria que juntar 5 tirinhas e colar para compor a porta da opy indígena. Logo em seguida cada um recebeu um novo retângulo pequeno e dele fez a composição de uma das partes da opy.
Uma
forma avaliativa bem interessante foi quando os estudantes ficaram abismados e
intrigados quando eu propus para que eles fizessem com um pequeno retângulo uma
pequena parte que comporia a arquitetura religiosa do lugar sagrado. Eles
gostaram muito e perceberam a diferença de cada lugar apresentado e como eles
se diferem entre si, devido a importância que cada parte arquitetônica
representa.
Recursos didáticos: vídeos e
imagens dos Lugares Sagrados, papel, cola, tesoura, caderno.
Referências:
Referências:
CURITIBA, Plano Curricular
de Ensino Religioso, 2016
Que maravilha de aula! Envolveu disciplinas como arte e história de maneira criativa e envolvente. Meus sinceros parabéns!
ResponderExcluirGOSTEI BASTANTE
ResponderExcluirOlá, que bom!!! Volte sempre que precisar!!!
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