Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


9 de fevereiro de 2018

LINGUAGENS SAGRADAS - ARTE SAGRADA - 4º ANO


Turma: 4º ANO

Objetivo: Reconhecer características das artes sagradas.

Conteúdo: Linguagens sagradas: – arte sagrada;

Critérios de ensino-aprendizagem: Reconhece a existência de diversas formas de artes sagradas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADE:

1.    Levar para os estudantes a seguinte música:





Tangara Mirin,Tangara Mirin
Nhamandu ouare tamae taetcha
Nhanderu nhanderu nhanderu
Tangara Mirin, Tangara Mirin
Nhamandu ouare tamae taetcha
Yvy djú Yvy djú Yvy djú


Pequeno Tangará Pequeno Tangará
Olharei o sol nascente e verei o nosso Criador...Nosso Criador
 Pequeno Tangará Pequeno Tangará
Olharei o sol nascente e verei a Terra Sagrada...Terra Sagrada.

 

A letra da cação foi passada no quadro com a tradução. Conversamos antes quando somente ouvimos a canção perguntei se eles conheciam? Se conseguiam entender o que queria dizer cada uma das palavras? De quem podemos lembrar quando a ouvimos? Como é possível saber que é uma canção indígena? 

Ovídeo só foi passado após ouvirmos e conversarmos sobre a canção.

Música: Canção Indígena - Tangara Mirim (Mborai Marae)

2.    Explicar que esta é uma canção composta pelo indígena Wanderley Moreira (Mborai Marae).  É uma música na língua Guarani e, para quem não sabe, tangará mirim é um pequeno pássaro da Mata Atlântica, sagrado para os indígenas desta etnia.
Tangará é nome comum a vários pássaros da família dos Piprídeos; os machos de muitas espécies apresentam grande variedade de colorido, principalmente os do gênero Pipra, ou como em Antilophia galeata, em que o macho é preto, azul no dorso e vermelho na cabeça, ou como em Chiroxiphia caudata, de cor predominante azul, cauda e asas pretas; recebem também os nomes de dançador, dançarino, fandangueiro e atangará. T.-de-cabeça-branca, Ornit: pássaro da família dos Piprídeos (Pipra pipra cephaloleucos), de cor negra, com a fronte, cabeça e nuca brancas; cabeça-branca. T.-de-cabeça-encarnada: pássaro da família dos Piprídeos (Pipra galeata), de cor preta predominante, e carmesins a cabeça, o manto, que termina em ponta no meio do dorso, e a poupa, que pende para a frente. T.-de-cabeça-vermelha: pássaro da família dos Piprídeos (Pipra erythrocephala rubrocapila), de cor negra e cabeça vermelha.

3.  Poderá ser solicitado que se faça uma pesquisa sobre o pássaro ou outros pássaros símbolos pelos indígenas.


Os estudantes após ouvirem o canto sagrado, realizaram uma pesquisa sobre o pássaro e juntamente com a família o confeccionaram:















Esta atividade foi exposta  na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

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