13 de junho de 2018

VOCÊ OUVIU FALAR DA IKEBANA?


Hoje, 13/06 as professoras de Ensino Religioso do município de Curitiba, realizar a Visita Técnica à Igreja Messiânica do Brasil. 
Foi um momento muito preciso de um aprendizado encantador. Fomos atendidas pelo Ministro Gustavo de Sá, que compartilhou muito de sua sabedoria, logo depois nos explicou sobre os cultos realizados, os símbolos e demais componentes que fazem parte do Lugar Sagrado da Igreja.

Para finalizar realizamos a prática da Ikebana. Mas antes de verificarmos como foi esta visita, vamos fazer a leitura deste texto:

IKEBANA

Ikebana é uma palavra de origem japonesa, utilizada para nomear a arte de arranjos florais. Deriva de “Ike” – o qual provém dos verbos “Ikeru” (colocar, dispor ou arrumar flores), “Ikiru” (viver, tornar vivo ou chegar à verdadeira essência de algo), e “Ikassu” (iluminar da melhor forma possível, ajudar a indicar a verdadeira essência, tornar a vida mais pura, mais clara) – e “Hana” / “bana” – tem o significado literal de flor, mas, por extensão, é entendida como planta ou parte de uma planta. IKEBANA é, pois, a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais numa composição evidenciando-lhes a beleza.


O estilo Sanguetsu respeita e valoriza a Grande Natureza e possui como princípios básicos a Verdade, o Bem e o Belo. Seu objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de mente e sentimentos belos.

O nome do estilo foi inspirado na Casa de Chá (Sanguetsu-An) construída por Mokiti Okada em Hakone (Japão). “Sanguetsu” é composto por “San” (montanha) e “Guetsu” (lua), e nos remete à imagem da Lua que se ergue atrás das montanhas.

Foi instituído oficialmente em 15 de junho 1972 pela filha de Mokiti Okada, Itsuki Okada, em Hakone, Japão, tendo como base as vivificações florais preparadas por Mokiti Okada e seus ensaios filosóficos sobre Arte e outros temas relacionados ao ser humano.

No Brasil, as atividades tiveram início em 1974 e, desde então, vem desenvolvendo diversas ações de difusão e formação da Arte do Ikebana estilo Sanguetsu, tais como exposições, demonstrações, workshops e cursos.

A contemplação e a prática da Ikebana (vivificação floral) Sanguetsu conduz o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, desenvolve a sensibilidade e o senso estético bem como eleva a espiritualidade.

As vivificações florais do estilo Sanguetsu transmitem uma força capaz de transformar o negativo em positivo, iluminam e purificam o ambiente, proporcionando paz e harmonia.

Acreditamos que é possível transformar cada lar em um pequeno núcleo do paraíso, onde as pessoas convivam em harmonia e o amor encontre base para florescer e expandir-se naturalmente. O mestre Mokiti Okada, que inspirou o desenvolvimento do estilo Sanguetsu, ensinou que a flor é capaz de tocar o coração do indivíduo, eliminando o que é prejudicial ao mundo.

Portanto, nosso objetivo é contagiar a humanidade com a essência da flor, que é simples e profunda, pura e eterna. Desejamos vivificar o sentimento humano para que um universo de paz, segurança, prosperidade e múltiplas realizações se concretize.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!