13 de junho de 2018

ATUAÇÃO DE HOMENS E MULHERES NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS

OBJETIVOS: Reconhecer o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das organizações religiosas. 
CONTEÚDO: Organizações religiosas: – atuação de homens e mulheres nas organizações religiosas.
CRITÉRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:Reconhece e identifica o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das organizações religiosas.

Qual é a função de cada líder/representante religioso/a?

Os estudantes do 4º ano em dupla realizaram a seguinte atividade: 

Qual o papel do líder em um grupo social?

Como as pessoas se tornam líderes?

Qual o papel do líder na organização religiosa?

A organização religiosa é formada por um determinado grupo social que participa da mesma crença, possuem valores e significados comuns. Sua finalidade é conservar a tradição, praticar a palavra sagrada e apresentar para quem não conhece sua estrutura religiosa, nos seus ritos, nos seus símbolos, na sua hierarquia etc.

Após conhecermos os Lugares Sagrados de algumas religiões e contemplando as quatro matrizes: indígena, ocidental, africana e oriental, a turma foi dividida em dupla para realizar a atividade.

Cada dupla tinha que realizar a leitura da função de cada líder;representante religioso/a e ilustrar o mesmo realizando uma das funções pelo qual é responsável.

O papel do líder religioso

O líder religioso tem a função de preservar e de repassar os ensinamentos religiosos, ele é considerado o guardião, aquele que é responsável em transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e repetida, sem traí-la nas suas originalidades. Assim, “o grupo é capaz, de repetir a tradição recebida do líder e transmiti-la de geração a geração”. (PASSOS, 2006, p. 54).


Sheik é um vocábulo originário do árabe que significa “líder”, “soberano”, “chefe” ou “ancião”. É também empregar o termo sheik árabe como referência àquele que estudou, concluiu e se especializou nos estudos islâmicos e, consequentemente torna-se o responsável pela manutenção das mesquitas e realização de importantes rituais como o casamento.

Lama é um título dado aos mestres ordenados. Significa "grande mãe" e tem o sentido de o mestre ter a compaixão de uma mãe em relação a seus filhos. Ele se dedica a dar ensinamentos e a guiar os alunos com o objetivo de que eles alcancem a iluminação, e também o de dedicar a sua prática para o benefício de todos os seres. Um lama pode ser monge ou não.


Na Bíblia, um pastor é uma pessoa que cuida dos outros membros da igreja, exercendo liderança. O pastor ajuda os outros membros a crescer, exortando, corrigindo, aconselhando e ensinando a viver de acordo com a Palavra de Deus. Os pastores merecem nosso respeito.


O padre distribui a Palavra e a Eucaristia, que é o Corpo e o Sangue de Cristo que fortifica o homem no amor e na paz: alimenta-o espiritualmente e pelo seu exemplo nos leva a tornar-nos mais fraternos e mais irmãos.


Qual a função de uma monja? Meditar, orar, trabalhar, estudar, servir, fazer cerimônias de casamento, benção, funerais, memoriais, nascimentos, promover cursos, estudos, práticas e reflexões, cuidar, conhecer a si mesma, fazer o bem a todos os seres.


A expositora tem a grave incumbência de levar ao povo a mensagem de Jesus e os ensinamentos da Doutrina Espírita. Para tanto, tem que se preparar e se fundamentar sempre no bom exemplo. Não podemos falar do que não vivenciamos, afinal o exemplo é força moral.


O pajé é uma figura de extrema importância dentro dos povos indígenas do Brasil. O pajé também possui a função de curandeiro dentro da aldeia, pois conhece diversos rituais e também o poder de cura de ervas e plantas.


A Ialorixá é a responsável por tudo que acontece no terreiro, ninguém faz nada no terreiro sem sua prévia autorização. Sua função é sacerdotal: ela faz consultas aos orixás através do jogo de búzios.


O devoto é misericordioso com todas as pessoas. Ele é bem querente e amigo de todas as entidades vivas. O devoto não está somente fixo na sociedade humana, mas também está preocupado com os animais e plantas. O devoto sincero trata todas as entidades vivas da mesma maneira pra que elas possam ser liberadas da escravidão voltem ao lar, a Krishna.  















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!