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Maria, a Mãe de Jesus, detém uma posição muito
especial no Islã, e Deus a proclama como a melhor mulher entre toda a
humanidade, a quem Ele escolhe sobre todas as outras mulheres devido à sua
religiosidade e devoção.
“E lembra-lhes,
Muhammad, de quando os anjos disseram, ‘Ó Maria! Por certo Deus te
escolheu e te purificou, e te escolheu sobre todas as outras mulheres dos
mundos. Ó Maria! Sê devota a teu Senhor e prostra-te e curva-te com
os que se curvam (em oração).’” (Alcorão 3:42-43)
Ela também foi um exemplo de Deus, como Ele disse:
“E (Deus propõe o
exemplo para aqueles que crêem) de Maria, a filha de Heli, que guardou sua
castidade; então sopramos nela Nosso Espírito (ou seja, Gabriel), e ela
acreditou nas palavras de seu Senhor e Seus Livros e foi devotadamente
obediente.” (Alcorão 66:12)
De fato ela foi uma mulher adequada a trazer um
milagre como o de Jesus, que nasceu sem pai. Ela era conhecida por sua
religiosidade e castidade, e se fosse diferente, ninguém teria acreditado em
sua alegação de ter dado à luz enquanto mantinha seu estado de virgindade, uma
crença e fato que o Islã considera verdadeiros. Sua natureza especial foi
um dos muitos milagres provados em sua tenra infância. Deixe-nos contar o
que Deus revelou em relação à bela estória de Maria.
A Infância de Maria
“Por certo Deus
escolheu Adão, Noé e a família de Abraão e a família de Heli sobre todas as
outras da criação. São descendentes, uns dos outros, e Deus é Oniouvinte,
Onisciente. Lembra quando a esposa de Heli (Hannah; também Ana) disse: ‘Ó
meu Senhor! Eu consagro a Ti o que há em meu ventre para ser dedicado aos
Teus serviços (servir Teu Lugar de adoração); então aceita-o de
mim. Verdadeiramente, Tu és O Ouniouvinte, O Onisciente.” (Alcorão
3:35)
Maria nasceu para Heli e sua esposa Hannah, que era
de descendência davídica vindo, portanto, de uma família de profetas, de Abraão
a Noé, a Adão, que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre todos eles.
Como mencionado no versículo, ela nasceu para a família escolhida de Heli, que
nasceu na família escolhida de Abraão, que também nasceu em uma família
escolhida. Hannah era uma mulher estéril que desejava uma criança, e ela
prometeu a Deus que, se Ele a concedesse um filho, ela o consagraria a Seu
serviço no Templo. Deus respondeu à sua invocação, e ela concebeu uma
criança. Quando ela deu à luz, ela se entristeceu, porque sua criança era
uma menina e geralmente eram os meninos que prestavam serviço no
Bait-ul-Maqdis.
“E quando deu à
luz, ela disse, ‘Meu Senhor! Eu tive uma menina...e o menino não é igual
à menina.”
Quando ela expressou sua tristeza, Deus a
repreendeu dizendo:
“Deus sabe melhor o que ela deu à luz...”
(Alcorão 3:36)
...porque Deus escolheu sua filha, Maria, para ser
a mãe de um dos maiores milagres da criação:o nascimento virginal de Jesus, que
Deus o exalte. Hannah chamou a sua filha de Maria (Mariam em árabe) e
invocou a Deus que a protegesse e à sua criança de Satanás:
“E eu a chamei de Maria (Mariam), e a entrego e à
sua descendência à Tua proteção, contra o maldito Satanás.” (Alcorão 3:36)
Deus de fato aceitou essa súplica, e Ele deu a
Maria e seu filho que estava por vir, Jesus, um tratamento especial – que não
foi dado a ninguém antes e nem a ninguém depois; nenhum dos dois foi afligido
pelo toque de Satanás ao nascer. O Profeta Muhammad, que Deus o exalte,
disse:
“Todos que nascem Satanás toca ao nascer, e a
criança nasce chorando por causa de seu toque, exceto Maria e seu filho
(Jesus).” (Ahmed)
Aqui, nós podemos ver imediatamente a similaridade
entre essa narrativa e a teoria cristã da “Imaculada Conceição” de Maria e
Jesus, embora aqui exista uma grande diferença entre as duas. O Islã não
propaga a teoria do ‘pecado original’ e, portanto, não aceita essa
interpretação de como eles eram livres do toque de Satanás, mas ao contrário
essa foi uma graça dada por Deus à Maria e seu filho Jesus. Como outros
profetas, Jesus foi protegido de cometer pecados graves. Quanto à Maria,
mesmo se adotarmos a posição de que ela não era uma profetisa, ela todavia
recebeu a proteção e orientação de Deus que Ele concede aos crentes piedosos.
“Então seu Senhor
acolheu-a com bela acolhida, e fê-la crescer em pureza e beleza, e a confiou
aos cuidados de Zacarias.” (Alcorão 3:37)
No nascimento de Maria, sua mãe Hannah a levou a
Bait-ul-Maqdis e a ofereceu àqueles no templo para crescer sob sua tutela.
Conhecendo a nobreza e religiosidade de sua família, eles discutiram
sobre quem teria a honra de educá-la. Eles concordaram em tirar a sorte,
e não foi ninguém menos que o profeta Zacarias o escolhido. Foi sob o seu
cuidado e tutela que ela foi educada.
Milagres em sua Presença e Visitação dos Anjos
Enquanto Maria crescia, até mesmo o profeta
Zacarias notou as suas características especiais, devido aos vários milagres
que ocorreram na presença dela. Maria, durante o seu crescimento, recebeu
um quarto recluso dentro do templo onde ela devia se devotar à adoração de
Deus. Toda vez que Zacarias entrava na câmara para ver o que ela
precisava, ele encontrava frutas abundantes, e fora da estação, na presença
dela.
“Cada vez que
Zacarias entrava na câmara, ele a encontrava provida com sustento. Ele
disse, ‘Ó Maria! De onde te provém isso?’ Ela respondia, ‘De
Deus.’ Certamente Deus concede sustento sem medida a quem Ele quer.”
(Alcorão 3:37)
Ela foi visitada pelos anjos em mais de uma
ocasião. Deus nos diz que os anjos a visitaram e a informaram de sua
condição louvável entre a humanidade:
“Quando os anjos
disseram, ‘Ó Maria! Deus te escolheu e te purificou (devido à tua
adoração e devoção), e te escolheu (fazendo-te mãe do profeta Jesus) sobre
todas as mulheres dos mundos. Ó Maria! Ore a teu Senhor
devotadamente, e te prostra e te curva com aqueles que se curvam.’” (Alcorão
3:42-43)
Devido a essas visitações dos anjos e por ela ter
sido escolhida sobre as outras mulheres, alguns consideram que Maria foi uma
profetisa. Mesmo se ela não foi, o que é matéria de debate, o Islã a
considera detentora da posição mais alta entre todas as mulheres da criação
devido à sua piedade e devoção, e devido ao fato dela ter sido escolhida para o
nascimento milagroso de Jesus.
Sua Anunciação
Deus nos informa de quando os anjos deram à Maria as boas novas de uma
criança, a posição de seu filho na terra, e alguns dos milagres que ele
realizaria:
“Quando os anjos disseram, ‘Ó Maria! Certamente
Deus te dá as boas novas de um Verbo (Sua palavra, ‘Sê’) Dele, cujo nome é o
Messias, Jesus, filho de Maria, honorável nesse mundo e no Outro, e entre os
próximos a Deus. Ele falará aos homens ainda no berço, e na maturidade, e
será dos virtuosos.’ Ela disse, ‘Meu Senhor, como poderei ter um filho se
nenhum homem me tocou?’ Ele disse, ‘Assim é, Deus cria o que Ele
quer. Quando Ele decreta algo, apenas diz-lhe ‘Sê’, e é. E Ele lhe
ensinará o Livro e a Sabedoria, e o Torá e o Evangelho.” (Alcorão 3:45-48)
Isso se parece muito com as palavras mencionadas na Bíblia:
“Não tenhas medo, Maria, porque fostes favorecida por
Deus. Muito em breve ficarás grávida e terás um menino, a quem chamarás Jesus.”
Atônita, ela respondeu:
“Mas como posso ter um filho, se sou virgem?” (Lucas
1:26-38)
Essa situação foi um grande teste para ela, porque sua grande piedade e
devoção eram conhecidas por todos. Ela previu que as pessoas a acusariam
de não ser casta.
Em outros versículos do Alcorão, Deus relata mais detalhes da anunciação
por Gabriel de que ela daria à luz a um Profeta.
“E menciona no Livro, Maria, quando ela se isolou de seu
povo em um lugar na direção do oriente. E colocou um véu entre ela e
eles; então Nós enviamos Nosso Espírito (Gabriel), e ele apareceu como um homem
em todos os aspectos. Ela disse, ‘Verdadeiramente eu me refugio no
Misericordioso (Deus) contra ti, temes a Deus.’ Ele disse, ‘Eu sou apenas
um mensageiro de teu Senhor, (para te anunciar) a dádiva de um filho virtuoso.’
(Alcorão 19:17-19)
Uma vez, quando Maria foi ao templo para os seus afazeres, o anjo Gabriel
apareceu para ela na forma de um homem. Ela ficou assustada devido à
proximidade do homem, e buscou refúgio em Deus. Gabriel então disse a ela que
ele não era um homem comum, mas um anjo enviado por Deus para anunciar a ela
que ela teria uma criança muito pura. Atônita, ela exclamou
“Ela disse, ‘Como poderei ter um filho, se nenhum homem
me tocou e eu nunca fui mundana?!’” (Alcorão 19:19-20)
O anjo explicou que era um Decreto Divino que já tinha sido decretado, e
que de fato era algo fácil para Deus o Todo-Poderoso. Deus disse que o
nascimento de Jesus, que Deus o exalte, seria um sinal de Sua Onipotência, e
que, assim como Ele criou Adão sem pai ou mãe, Ele criou Jesus sem pai.
“Ele disse, ‘Assim será,’ teu Senhor disse: ‘Isso é fácil
para Mim, e farei dele um sinal para os homens, e Misericórdia de Nossa parte,
e essa é uma questão que já foi decretada.’” (Alcorão 19:21)
Deus soprou em Maria o espírito de Jesus através do anjo Gabriel, e
Jesus foi concebido em seu ventre, como Deus disse em um outro capítulo:
“E Maria a filha de Heli, que guardou sua castidade, Nós
sopramos nela através de Nosso Espírito (Gabriel).” (Alcorão 66:12)
Quando os sinais de gravidez se tornaram aparentes, Maria ficou ainda
mais preocupada com o que as pessoas falariam sobre ela. As notícias
sobre ela se espalharam, e como era inevitável, alguns começaram a acusá-la de
não ser casta. Ao contrário da crença cristã de que Maria era casada com
José, o Islã mantém que ela não era noiva ou casada, e foi isso que causou a
ela tal angústia. Ela sabia que as pessoas chegariam à única conclusão
lógica em relação à sua gravidez, de que tinha acontecido fora do casamento.
Maria se isolou das pessoas e partiu para uma outra terra. Deus diz:
“E ela o concebeu, e se isolou com ele em um lugar
remoto. As dores do parto a levaram ao tronco de uma palmeira.” (Alcorão
19:22-23)
O Nascimento de Jesus
No início de seu parto, ela estava em profunda dor, tanto mental quanto
física. Como poderia uma mulher de tal piedade e nobreza ter um filho
fora do casamento? Nós devemos mencionar aqui que Maria teve uma gravidez
normal que não foi diferente das outras mulheres, e teve o seu filho como as
outras também. Na crença cristã, Maria não sofreu as dores do parto,
porque o Cristianismo e o Judaísmo consideram a menstruação e o parto como uma
maldição sobre as mulheres pelo pecado de Eva[1].
O Islã não suporta essa crença, nem a teoria de ‘Pecado Original’, mas ao
contrário enfatiza fortemente que ninguém deve carregar o pecado de outros:
“Nenhuma alma peca exceto contra si mesma, e nenhuma alma
pecadora arca com o pecado de outra.” (Alcorão 6:164)
Não apenas isso, mas nem o Alcorão nem o Profeta Muhammad, que Deus o
exalte, sequer mencionam que foi Eva quem comeu da árvore e instigou
Adão. Ao contrário, o Alcorão culpa ou apenas a Adão ou a ambos:
“E Satanás lhes sussurrou, e os desencaminhou
com artifício. Então quando ambos provaram da árvore, o que
estava oculto de suas vergonhas (partes íntimas) se tornou manifesto para
eles" (Alcorão 7:20-22)
Maria, devido à sua angústia e dor desejou que nunca tivesse sido
criada, e exclamou:
“Quem dera tivesse morrido antes disso, e tivesse sido
esquecida.” (Alcorão 19:23)
Após o parto do bebê, e quando sua angústia não podia ser maior, o bebê
recém-nascido, Jesus, que Deus o exalte, milagrosamente falou abaixo dela, lhe
tranqüilizando e reassegurando de que Deus a protegeria:
“E abaixo dela uma voz chamou-a, ‘Não te entristeças,
porque o teu Senhor fez correr abaixo de ti um regato. E move em tua
direção o tronco da tamareira; ela fará cair sobre ti tâmaras maduras,
frescas. Então come e bebe e fica feliz. E se vês alguém, dize, ‘De
fato fiz votos de silêncio ao Misericordioso e hoje não falarei com pessoa
alguma.’” (Alcorão 19:24-26)
Maria se tranquilizou. Esse foi o primeiro milagre realizado nas
mãos de Jesus. Ele falou tranquilizando sua mãe em seu nascimento, e uma
vez mais quando as pessoas a viram carregando seu bebê recém-nascido.
Quando eles a viram eles a acusaram dizendo:
“Ó Maria, com efeito, fizeste uma coisa assombrosa!”
(Alcorão 19:27)
Ela simplesmente apontou para Jesus e ele milagrosamente falou, como
Deus tinha prometido a ela na anunciação.
“Ele falará aos homens ainda no berço, e na maturidade, e
será dos virtuosos.’ (Alcorão 3:46)
Jesus disse às pessoas:
“Eu sou de fato um servo de Deus. Ele me concedeu o
Livro e fez de mim um Profeta, e Ele me fez abençoado onde quer que eu
esteja. Ele me recomendou as orações, a caridade, enquanto eu viver. Ele
me fez carinhoso com a minha mãe, e Ele não me fez insolente, infeliz. E que a Paz esteja sobre mim no dia em que
nasci, e no dia em que morrer, e no dia em que eu for ressuscitado.” (Alcorão
19:30-33)
A partir daqui começa o episódio de Jesus, seu esforço de uma vida para
chamar as pessoas para adorar a Deus, escapando das conspirações e planos
daqueles judeus que se empenhariam em matá-lo.
Maria no Islã
Nós já discutimos a grande posição que o Islã concede à Maria. O
Islã dá a ela a posição de ser a mais perfeita das mulheres criadas. No
Alcorão, nenhuma mulher recebe mais atenção do que Maria embora todos os
profetas, com exceção de Adão, tivessem mães. Dos 114 capítulos do
Alcorão, ela está entre as oito pessoas que têm um capítulo com o seu nome: o
capítulo dezenove, “Mariam”, que é Maria em árabe. O terceiro capítulo no
Alcorão tem o nome do pai dela, Imran (Heli). Os capítulos Mariam e Imran
estão entre os capítulos mais bonitos no Alcorão. Além disso, Maria
é a única mulher especificamente mencionada pelo nome no Alcorão. O
Profeta Muhammad disse:
“As melhores mulheres do mundo são quatro: Maria a filha
de Heli, Aasiyah a esposa do Faraó, Khadija bint Khuwaylid (a esposa do Profeta
Muhammad), e Fátima, a filha de Muhammad, o Mensageiro de Deus.” (Al-Tirmidhi)
Apesar de todos esses méritos que mencionamos, Maria e seu filho Jesus
foram somente humanos, e não tinham características que fossem além do campo da
humanidade. Ambos foram seres criados e ambos ‘nasceram’ nesse
mundo. Embora eles estivessem sob o cuidado especial de Deus que os
prevenia de cometer pecados graves (proteção total – como outros profetas – no
caso de Jesus, e proteção parcial como outras pessoas virtuosas no caso de
Maria, se adotarmos a posição de que ela não foi uma profetisa), eles ainda
estavam sujeitos a cometer erros. Ao contrário do Cristianismo, que
considera Maria como irrepreensível[2],
ninguém recebeu essa qualidade de perfeição exceto Deus.
O Islã ordena a crença e implementação de monoteísmo estrito; de que ninguém
tem quaisquer poderes sobrenaturais além de Deus, e que apenas Ele merece
adoração e devoção. Embora milagres tenham ocorrido nas mãos dos profetas
e pessoas virtuosas durante suas vidas, eles não tinham poder para se ajudar,
quanto mais a outros, após sua morte. Todos os humanos são servos de Deus
e precisam de Sua ajuda e misericórdia.
O mesmo é verdadeiro para Maria. Embora muitos milagres tenham
ocorrido na presença dela, tudo cessou após sua morte. Quaisquer
alegações que as pessoas fizeram de que viram aparições da Virgem, ou que
pessoas foram salvas do perigo após invocá-la, como as mencionadas em
literatura apócrifa como “Transitus Mariae”, são meras aparições feitas por
Satanás para desencaminhar as pessoas da adoração e devoção ao Único Verdadeiro
Deus. Devoções como a “Ave Maria” recitada sobre o rosário e outros atos
de engrandecimento, como a devoção de igrejas e festas específicas para Maria,
levam as pessoas a engrandecer e glorificar outros além de Deus. Devido a
essas razões, o Islã proibiu estritamente inovações de qualquer tipo, assim
como a construção de locais de adoração sobre túmulos, tudo para preservar a
essência de todas as religiões enviadas por Deus, a mensagem pura para adorá-Lo
somente e deixar a falsa adoração de todos os outros além Dele.
Maria foi uma serva de Deus, e ela foi a mais pura de todas as mulheres,
especialmente escolhida para o nascimento milagroso de Jesus, um dos maiores de
todos os profetas. Ela foi conhecida por sua piedade e castidade, e
continuará a ser mantida nessa alta consideração através dos tempos que estão
por vir. Sua estória tem sido relatada no Glorioso Alcorão desde o
advento do Profeta Muhammad, e continuará assim, inalterada em sua forma pura,
até o Dia do Juízo.
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