28 de novembro de 2018

RITOS E RITUAIS DE PURIFICAÇÃO - 3º ANO

Conteúdo: Ritos e rituais: purificação e celebrativos.
Objetivo: Conhecer as diferenças dos ritos e rituais celebrativos e de purificação.
Critério de ensino-aprendizagem: Reconhece as diferenças dos ritos e dos rituais celebrativos e de purificação.

Iniciamos nossa aula assistindo ao seguinte vídeo:


Significado da ablução:

Portanto, o verdadeiro muçulmano deve se conservar sempre limpo e asseado, cuidando do seu corpo, de sua roupa, de seu cabelo e de sua aparência em geral, inclusive na sua casa e pertences particulares.

E aliás, esta preocupação no Islam é minuciosa e meticulosa quanto à esta questão, tornando-a um hábito e uma obrigação na limpeza e na purificação do muçulmano em sí, sempre alertando-o contra os resultados nocivos e prejudiciais ao corpo e ao espírito, caso não os utilizasse e praticasse.
A tradição (Al-Hadís) menciona um alerta aos muçulmanos, para que utilizassem a higiene e purificação, fazendo delas uma necessidade, conforme o seguinte:
“Deus é Bondoso e aprecia a bondade, É limpo e aprecia a higiene, É Generoso e aprecia a prioridade! Sejais, portanto, asseados e mantenhais limpos os vossos adros e não vos assemelhais aos judeus”.
Por conseguinte, a limpeza, o asseio e a beleza, são os destaques na vida do indivíduo e da sociedade material islâmica.
A purificação no Islam se aplica em diversas ocasiões, dentre as quais, no culto, como a oração (Açalát), o jejum (Açaum), ao entrar na mesquita, ao circunda a Caaba, etc…
Fonte: ARRESALA

Conversamos sobre a importância deste ato para os muçulmanos e que outras formas de purificação podemos encontrar nas demais religiões. A pesquisa foi realizada e muitas foram as contribuições, como, purificação por:

Incenso;
Confissão;
Banhos;
Unção dos Enfermos: alguns estudantes trouxeram a explicação da família como uma forma de perdoar os pecados e a purificação da alma para uma boa passagem desta vida para a outra. 

Logo em seguida realizamos a seguinte atividade, onde cada um teria que nomear os passos da ablução e claro iríamos pensando nas características dos ritos que os estudantes trouxeram de casa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!