28 de julho de 2019

RITO DE PASSAGEM

Conteúdo: Festas religiosas: – festas religiosas populares da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.

Objetivos: Reconhecer algumas festas religiosas populares do contexto onde vive.

Iniciamos este conteúdo com a história: A festa no céu, em seguida os estudantes  tinham que pensar em 3 festas que já tivessem participado, ou conheciam, anotamos no quadro já selecionando as festas que eram religiosas e as que não eram religiosas. Depois fizeram uma ilustração da história.  



Para adentrarmos no conteúdo de Ensino Religioso, trabalhei com outra história: O noivo da ratinha:


Você poderá optar pelo vídeo ou pelo livro, acesse aqui para fazer download:

https://www.amazon.com.br/Noivo-Ratinha-L%C3%BAcia-Hiratsuka/dp/8576357992

https://drive.google.com/file/d/1a-7cYv_O5XJmssKQfpnfSb6wYPDlAI_t/view?usp=sharing


Conversamos inicialmente sobre a capa do livro,

- que elementos aparecem? 
- quem são estes animais? 
- o que eles estão fazendo? 
- qual é o título do livro?
- que cerimônia será apresentada nesta história?
- como você soube que era um casamento? - pela palavra NOIVO -sentido masculino.

Explorar o significado desta palavra: 
sujeito que se compromete, através de uma promessa de casamento, com alguém. Durante um casamento, aquele que está se casando, sujeito recém casado.
Fonte: NOIVO

E se o título fosse dado a partir do sentido feminino, como ficaria o título? A NOIVA DO RATINHO 

Após realizarmos estas indagações, contei a história para os estudantes, eles até repetiam o final.... pois é uma história que explora a Lenga, lenga.... em seguida conversamos sobre como a cerimônia de casamento foi preparada, quem eram os convidados do casamento, em que país aconteceu o casamento? quem estava realizando a cerimônia do casamento?

Quem aqui na sala já participou, viu na televisão ou viu em fotos de casamento?  Onde ele acontece? Quem faz a cerimônia do casamento? 
Claro, que muitas da meninas disseram que já foram daminhas de honra de casamentos de familiares. 

A partir daí entreguei um leque, onde cada um irá ilustrar o casamento que participou, viu na TV ou em fotos. 




Os estudantes estão finalizando esta atividade, assim que estiverem finalizado posto como ficou:


https://professoramichellee.blogspot.com/2016/04/cha-da-vovo-leque-com-molde.html






Um comentário:

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!