23 de agosto de 2019

ANIMAIS SAGRADOS: PEIXE

OBJETIVOS: Conhecer o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas.
CONTEÚDO: Símbolos Religiosos - animais sagrados
CRITÉRIOS DE ENSINO APRENDIZAGEM: Reconhece o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas.

Iniciamos nossa atividade sobre os Animais Sagrados na matriz ocidental. O animal escolhido não é Sagrado mas um animal com grande significado para os cristãos.

No texto sagrado da Bíblia há várias passagens que falam sobre o PEIXE, como:

'Peixe' na Bíblia
Nós nos lembramos do peixe que comíamos por um nada no Egito, dos pepinos, dos melões, das verduras, das cebolas e dos alhos!

Deparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

E levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.

E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

Quer conhecer mais algumas passagens?

Conversamos sobre essas passagens e conhecemos o significado do PEIXE para os cristãos que fugiam dos inimigos. Passei este texto no quadro para os estudantes: 

https://pt.aleteia.org/2017/03/27/simbolo-secreto-cristao-por-que-o-peixe/


O cristianismo continua sendo a religião mais perseguida do planeta. Como um cristão poderia saber se outra pessoa também era cristã?
O cristão, quando supunha estar diante de outro cristão clandestino, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta à dele, completando assim a figura de um peixe, seria muito maior a probabilidade de que se tratasse mesmo de um seguidor de Jesus que conhecia o “código secreto” cristão.
Em Grego antigo (χθύς), significava “peixe“. A pronúncia correta dessa palavra grega não é fácil para quem fala português, é aceita a pronúncia simplificada “íctis”.


TEXTO PARA AJUDAR NA EXPLICAÇÃO: 

E por que a imagem de um peixe?



Porque as letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), formam um acrônimo com as iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (em grego antigo: ησος Χριστός, Θεο ͑Υιός, Σωτήρ).
O peixe veio a se tornar, desta forma, um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com a imagem do Bom Pastor e, posteriormente, com o Crucifixo.
O Ichthys também era usado para indicar as catacumbas cristãsdurante as perseguições contra a comunidade, de modo que apenas os próprios cristãos soubessem quais eram os túmulos dos seus companheiros de fé. 

A atividade a ser realizada foi a seguinte dobradura do PEIXE:

Peixinho pronto vamos enfeitar, pedi para que os estudantes pesquisassem o que era um vitral, pois utiilizaríamos a técnica de pequenas pinturas para pintar nosso peixe.


Após os estudantes contarem um pouco sobre a pesquisa que fizeram enfeitamos os peixinhos, todos pintaram e fizemos um lindo painel!!! Ainda não coloquei em exposição mas estava ficando assim nosso trabalho.

Esse é o  resultado!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!