20 de agosto de 2019

FESTA DO FOGO SAGRADO

De acordo com a BNCC: 
Unidade Temática: Identidades e alteridades
Objetos de conhecimento:  O eu, a família e o ambiente de convivência
Habilidades: (EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.


“O fogo, para todos os povos do mundo, é extremamente importante. É um conhecimento milenar em todos os povos. E ele é vida, é energia, tem uma energia espiritual e em torno dele se unem todos os povos”, disse a indígena Joana Munduruku, integrante do Comitê Intertribal.

FONTE: O FOGO SAGRADO 

Tataruçu katu (fogo sagrado )
O elemento fogo trouxe para nós da Aldeia tradicional Tabaçu Reko Ypy o renascimento da prática há muito tempo esquecida pelo nosso povo nos dias de hoje, acesso oficialmente na parte central da aldeia no dia 13 de agosto de 2016 compartilhando publicamente essa prática anteriormente já praticada pela comunidade desde 26 de maio de 2012 data da criação da aldeia e seus conceitos reavivando a  energia vital relacionada com a vida, seu poder e sua luz e  tão irradiante que quando nos habita nos inunda de uma vontade incrível de viver. Transmite calor enérgico, entusiasmo, e nos faz ver e sentir a vida cheia de luz, cor, alegria, união e amor.
A energia do Fogo (tata) é extremamente dinâmica, é inspiradora, flui espontaneamente,usamos sua energia para tornar as pessoas  objetivas, espontâneas,e para ajudar as pessoas que precisam de liberdade para se auto-expressar. 
O Fogo tem um plano espiritual,de fé e força está associado ao puro Espírito, ao idealismo, à fé, e ao entusiasmo com que nos apaixonamos pela vida. O fogo traz intensidade  à forma como procuramos expandir-nos e optar pelas infinitas possibilidades e direções. 
"símbolo de união e força revitaliza cada dia o sentido de existência de todos nos enquanto seres".
Fonte: O FOGO SAGRADO]
Após conversarmos sobre a importância do Fogo Sagrado para o Povo Indígena Guarani, mostrei algumas imagens e em seguida cada estudante ganhou as chamas do Fogo Sagrado pintou e colou no caderno:




Ao acender o Fogo Sagrado um grande tronco é posto no chão e os demais troncos menores ajudam a acender a fogueira.



Já finalizamos a atividade porém não tirei fotos, logo posto o Fogo Sagrado que cada um dos estudantes montou, colou e ilustrou em seu caderno.




Povos nativos de todas as partes do mundo participaram dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em 2015 e nele claro o Fogo Sagrado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!