18 de outubro de 2019

FESTA DO DIVINO

Conteúdo: Festas religiosas: – festas religiosas populares do mundo; – temporalidade sagrada.
Conhecer a função e a importância das festas religiosas populares do mundo e sua relação com a temporalidade sagrada.

(EF04ER02) Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.
(EF04ER03) Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte.

Iniciamos nossa atividade com o texto sobre a origem da Festa do Divino:

Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo é uma festa do catolicismo popular brasileiro, está ligada a data do Pentecostes, celebrado cinquenta dias depois da Páscoa. A data marca o dia em que o Espírito Santo teria se manifestado nos apóstolos, que passaram a falar diversos idiomas diferentes.
A origem é de uma promessa que a rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320, fez ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, para que houvesses paz entre seu esposo e seu filho.
A Festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses e passou a ser comemorada entre maio e junho.
O pombo quase sempre no topo de um mastro e às vezes envolto em uma coroa onde são amarradas as fitas com as promessas dos devotos, simboliza o Espírito Santo.
A coroa e o cetro são objetos que simbolizam o poder do Imperador, indivíduo escolhido entre pessoas da comunidade envolvidas com os festejos. A corte acompanha a bandeira do Divino, que traz a cor vermelha e o pombo ao centro. O vermelho da bandeira remete ao fogo, forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos.


Os estudantes contaram que já viram e participaram desta festa. Contaram também sobre outras festas que frequentaram no Lugar Sagrado que frequentam.
Esta atividade foi realizada em dupla. Em seguida, dei a eles estas flores, as fitas - conversamos sobre os 7 dons do Espirito Santo.








FITAS

http://joiasdenatividade.com/s/?p=3002

https://lista.mercadolivre.com.br/bandeira-do-divino-espirito-santo



https://br.pinterest.com/luciaisabelx/estandarte-do-divino/


IMAGENS PESQUISADAS



Após visualizarem os estandartes os estudantes confeccionaram outros estandartes. 
Conversamos sobre quando esta festa é realizada e desde quando acontece e a importância que a mesma tem para os católicos.







Um comentário:

  1. Olá,gostei da atividade, ainda não tinha visto um plano de aula como esse.ja trabalhei com tema " divindade" no desfile 7 de setrmbro.

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!