4 de setembro de 2019

FESTIVAIS, VOTOS E OUTROS EVENTOS DO CALENDÁRIO VAISHNAVA

Festivais, Votos e Outros Eventos do Calendário Vaishnava
Baseado nas explanações compiladas por Krishna-priya Devi Dasi
(Vaisnava Academy for Girls, Alachua, Florida, USA)

Aqui estão breves dados sobre festivais, votos (vratas) e outros eventos (listados alfabeticamente) observados no calendário vaisnava.


Nota: O calendário vaishnava usa o termo "aparecimento" para denotar o nascimento destas grandes almas e encarnações e o termo "desaparecimento" para denotar sua partida deste mundo. Descrições mais completas serão encontradas nos livros de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, especialmente o Sri Caitanya-caritamrta.

Bahulastami -- dia de aparecimento do Radha-kunda e Syama-kunda, lagos sagrados que são lugares de banho de Srimati Radharani e do Senhor Krishna em Vrndavana.

Balarama Rasayatra -- dança da rasa da primavera do Senhor Balarama com Suas namoradas vaqueirinhas.

Bali Daityaraja Puja -- festival que comemora a rendição de Bali Maharaja ao Senhor Vamanadeva, a encarnação de anão do Senhor Krsna. Uma Deidade de Vamana é adorada.

Bhismastami -- aniversário de aparecimento de Bhismadeva, o "avô" dos Pandavas.

Bhisma Pancaka -- é um período de cinco días para se realizar austeridades. Começa no último Ekadasi do mês de Kartika (Haribodhini ou Utthana Ekadasi) e termina no Purnima. O Senhor Krsna em pessoa deu estes cinco días a Bhismadeva dizendo: ?O serviço devocional puro a Mim, é facilmente obtido por se seguir este voto em Mathura-Vrndavana durante Kartika?. Deve-se começar o jejum em Haribodhini Ekadasi, lembrando-se de Sri Bhismadeva, jejuar de todos os grãos e feijões, comer somente uma vez por dia frutas e vegetais (depois do pôr-do-Sol). Se possível, jejuar por completo durante os cinco dias é uma grande austeridade.  Durante todo o período do jejum, o devoto deve cantar constantemente os santos nomes de Krishna, adorar Radha e Krishna e os vaihsnavas e dar caridade aos templos e vaishnavas dignos.

Candana Yatra -- é um festival durante a estação quente da Índia, no qual as Deidades são cobertas com pasta de sândalo (candana) para refrescá-Las. (Geralmente, isso não é prático no Ocidente, onde é frio durante essa época do ano.)

Caturmasya -- é um período de quatro (catur) meses (masya) durante o qual chove muito na Índia e os sábios param de viajar e se recolhem para fazer austeridades. Na ISKCON ele é observado principalmente fazendo-se os jejuns específicos. Consultar o Sri Caitanya-Caritamrta, Madhya-lila, volume I, pág. 334. Caturmasya não é opcional para vaisnavas.
Primeiro mês de Caturmasya - jejum de vegetais de folhas verdes frondosas, por um mês.
Segundo mês de Caturmasya - jejum de yogurte por um mês.
Terceiro mes de Caturmasya - Jejum de leite por um mês.
Quarto mês Caturmasya - jejum de urad dahl, lentilha, por um mês.

Damodara Masa -- o mês de Damodara. Ao longo deste mês, os devotos comemoram o passatempo do travesso Senhor Krsna sendo amarrado com cordas por mãe Yasoda. Os devotos oferecem pequenas lâmpadas de ghi todos os dias ao Senhor Damodara (Krsna).

Dipa-dan, Dipavali, ou Diwali (Festival das luzes) (e Kalipuja) -- comemoração do retorno do Senhor Rama do exílio para Ayodhya, Sua capital, após a derrota do demônio Ravana. (Vaishnavas não observam regularmente Kalipuja, a adoração a Durga Devi.)

Ekadasi -- é o décimo primeiro dia lunar (tithi) das quinzenas brilhante (shukla paksha) ou escura (krishna paksha) de cada mês lunar (masa) do Calendário Védico (também chamado Panchang). Nestes dias se observa jejum completo de grãos, feijões, cereais e derivados.

Ganga Puja -- aniversário de aparecimento de Ganga Devi, a semideusa do rio Ganges.

Ganga Sagara Mela -- festival observado especialmente na confluência do Ganges com a baía da Bengala. Kapilasrama, o asrama da encarnação do Senhor Krsna como Kapiladeva, o filho de Devahuti, está situado neste lugar. O festival comemora a trazida do rio Ganges pelo rei Bhagirathi dos planetas celestiais para o oceano e os planetas inferiores.

Gaura Purnima -- aniversário de aparecimento do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que é o mesmo Krishna no papel de Seu próprio devoto. Ele aparece neste mundo para difundir o amor a Krishna através do canto congregacional de Seus santos nomes. Ele apareceu em Sridhama Mayapur, Bengala Ocidental, em 1486. Suas atividades e ensinamentos estão descritos em detalhes no livro "Ensinamentos do Senhor Caitanya" e no "Sri Caitanya-Caritamrta". (Veja também o Srimad-Bhagavatam 11.5.32)

Gopastami, ou Gosthastami -- após haver previamente pastoreado os bezerros, neste dia Krishna saiu para pastorear as vacas pela primeira vez. Assim Ele se tornou um gopa, um vaqueiro. Neste dia as gosalas (currais para vacas) são limpas, as vacas são adoradas e prasada (comida santificada) é oferecida a elas pelos devotos.

Govardhana Puja (adoração à Colina de Govardhana) -- festival que comemora a adoração da colina de Govardhana pelos residentes de Vrndavana e o levantamento da colina pelo Senhor Krsna.

Go Puja (ou Go-krda) -- neste dia, de acordo com o Hari-Bhakti-Vilasa, deve-se decorar as vacas e os touros, fazê-los correr, e fazer com que os touros arem o campo.

Gundica Marjana -- limpeza do templo de Gundica em Jagannatha Puri, Índia.

Guru (Vyasa) Purnima -- aniversário de aparecimento de Srila Vyasadeva, o compilador da literatura Védica.

Hera Pancami -- é um festival realizado três dias após o Ratha Yatra para celebrar a visita de Srimati Rukmini Devi a Vrndavana para levar o Senhor Krsna de volta a Dvaraka. (Veja o Sri Caitanya-Caritamrta, Antya-lila, volume I, páginas 770 e 771)

Jagaddhatri Puja -- dia do festival de uma forma de Mahamaya ou Durga chamada Jagaddhatri, "a mantenedora do mundo material". Esse festival é predominantemente comemorado na Bengala. (os vaishnavas geralmente não observam este festival)

Jagannatha Misra Festival -- dia em que o pai do Senhor Caitanya Mahaprabhu (Jagannatha Misra) fez as celebrações do aparecimento dEle.

Jahnu Saptami -- dia em que o sábio Jahnu liberou o rio Ganges depois de tê-lo engolido. Neste dia, se possível, deve-se adorar o Ganges e tomar banho em suas águas.

Katyayani vrata -- um voto de um mês (vaisnava) para observar austeridades para agradar Katyayani Devi, ou Yogamaya Devi, a energia espiritual do Senhor Krishna.

Krishna Janmastami -- o aniversário de aparecimento do Senhor Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus.

Krishna Phula Dola, Salila Vihara -- festival de barco de verão para as Deidades de Sri Sri Radha-Krsna.

Krishna Pusya abhiseka -- durante o puja (adoração) matinal a Deidade ou uma salagrama é banhada em puro ghi. Srila Prabhupada uma vez explicou o festival dessa maneira: "Krishna era só um brinquedo nas mãos das gopis, então um dia as gopis decidiram que 'Nós vamos decorá-lO'. Pusyabhisheka quer dizer uma cerimônia para decorar com abundância a Deidade com flores, ornamentos, tecidos etc. Depois disso deve haver uma procissão pelas ruas, de forma que todos os cidadãos vejam quão belo Krishna se apresenta."

Krsna Rasayatra -- dança da rasa do Senhor Krishna com as gopis.

Krishna Saradiya Rasayatra -- dança da rasa de outono do Senhor Krishna com Suas namoradas.

Krishna Vasanta Rasa -- dança da rasa da primavera do Senhor Krsna.
Laksmi Puja -- adoração a Laksmi Devi, a consorte do Senhor Visnu (não observado por Gaudiya Vaisnavas).

Lalita sasti -- dia de aparecimento de Lalita-sakhi, a confidente íntima de Srimati Radharani.

Nandotsava -- festival observado por Nanda Maharaja, o pai do Senhor Krishna, para celebrar Seu aparecimento.

Nrsimha Caturdasi -- aniversário de aparecimento do Senhor Nrsimhadeva, a encarnação do Senhor Krsna metade homem, metade leão.

Odana sasthi -- começo do inverno na Índia. A partir deste dia deve-se oferecer ao Senhor Jagannatha um agasalho de inverno. Segundo o livro de adoração Arcana Marga, deve-se primeiro lavar o tecido para remover toda goma e então se pode utilizá-lo para agasalhar o Senhor. No Brasil esta cerimônia pode ser observada no primeiro dia do inverno, 21 de junho. (Veja o Sri Caitanya-Caritamrta, Madhya-lila, volume II, pág. 805, verso 78)

Panihati Cida Dahi Utsava -- festival de arroz inflado (tipo pipoca) com iogurte de Srila Raghunatha Dasa Gosvami para o Senhor Caitanya e Seus associados. Celebrado especialmente em Panihati, na Bengala Ocidental.

Radhastami -- aniversário de aparecimento de Srimati Radharani,a eterna consorte do Senhor Krishna.

Radha Govinda Jhulana Yatra -- é o festival do balanço de Radha-Krshna. As Deidades Se divertem em um balanço decorado com bastante esmero.

Radha Kunda prakat, Snana Dana -- aniversário de aparecimento de Radha-kunda, o lago onde Srimati Radharani Se banha em Vrndavana. Os devotos tomam banho lá especialmente na meia-noite deste dia.

Radha Ramana Devji - aparecimento -- aparecimento da deidade do Senhor Krishna adorada por Srila Gopala Bhatta Gosvami.

Ramacandra Vijayotsava -- celebração da vitória do Senhor Ramacandra sobre o demônio Ravana. Uma grande imagem de Ravana é ceremoniosamente queimada.

Ratha Yatra -- festival de carros em Jagannatha Puri, Índia, no qual o Senhor Krsna, na forma do Senhor Jagannatha, passeia com o Senhor Balarama e Subhadra Devi. (Hera Pancami depois de 4 dias) (Retorno do Ratha depois de 8 dias)

Salagrama e Tulasi Jala Dana -- durante a estação quente na Índia, uma vasilha de água gotejante é colocada em cima de Tulasi e Salagrama para mantê-los refrescados. (Geralmente, isso não é prático no Ocidente, onde é frio durante essa época do ano.)

Sarasvati Puja -- adoração a deusa Sarasvati. (geralmente não observado por vaishnavas)

Siva Ratri -- adoração ao Senhor Siva. Os devotos podem banhar uma Siva-linga em água e panca-gavya (cinco substâncias da vaca) e oferecer Krsna-prasada ao Senhor Siva. Jejuar é opcional para vaisnavas.

Snana Dana -- aniversário de aparecimento de Radha-kunda, o lago onde Srimati Radharani Se banha em Vrndavana. Os devotos tomam banho lá especialmente na meia-noite deste dia.

Snana Yatra -- neste dia de lua cheia, dezesseis dias lunares antes do Ratha Yatra, o Senhor Jagannatha é banhado. Ele fica doente e Se retira para descansar por quatorze dias. Então um cuidado especial é oferecido a Ele até que Ele saia para o Ratha Yatra.


Srila Prabhupada - Aceitação de sannyasa -- Srila Prabhupada aceitou sannyasa, a ordem renunciada da vida, de Sri Srimad Bhakti Vijnana Kesava Goswami Maharaja em Mathura, Índia, em 1959.

Srila Prabhupada - Partida para os EUA -- neste dia, em 1965, Srila Prabhupada deixou Calcutá a bordo do navio cargueiro a vapor Jaladuta.

Srila Prabhupada - Chegada aos EUA -- Srila Prabhupada chegou em Boston em 17 de setembro de 1965.

Srila Prabhupada - Fundação da ISKCON em Nova York -- Srila Prabhupada fundou a ISKCON, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, em 1966.

Srila Prabhupada - Desaparecimento -- Srila Prabhupada deixou este mundo no dia 14 de novembro de 1977, em Vrndavana, Índia. Os devotos observam este aniversário com recordações pessoais de Prabhupada, leituras de sua biografia e assim por diante.

Tulasi-Saligrama Vivaha (casamento) -- casamento de Salagrama e Tulasi Devi.

Vamana Dvadasi -- aniversário de aparecimento do Senhor Vamanadava, a encarnação como brahmana anão do Senhor Krishna.

Vasanta Pancami -- o primeiro dia da primavera. Neste dia, são oferecidas para as Deidades muitas flores, folhas e ramos novos de grama. (Este também é um dos dias mais auspiciosos do ano para cerimônias de casamento.

FONTE: http://m.gopala.webnode.com.br/products/festivais-votos-e-outros-eventos-do-calendario-vaishnava/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!