19 de outubro de 2019

O PAVÃO DE KRISHNA

Conteúdo: Símbolos religiosos: – simbologia religiosa natural e construída.
Objetivo: Conhecer alguns símbolos religiosos.

(EF02ER05) Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações,
tradições e instituições religiosas.

Levei para a sala de aula um dos mitos da organização religiosa dos Vaishnava e contei para os estudantes com a ajuda de uma fantoche: 


Quando Krishna soprou o néctar de Seus lábios para dentro da flauta, (...) soando como o mistificador mantra de nuvens a retumbarem, essa vibração maravilhosa encantou os pavões na colina Govardhana e em torno dela. Estimulados por esse som, seus corações começaram a cantar de alegria. Eles ergueram suas pernas, abriram suas caudas e arquearam o pescoço, enchendo os céus com sua canção. Esse mantra (...), atraiu todos os pavões e todas as pavoas para até o lado da colina Govardhana,(...), que dançavam de uma maneira muitíssimo especial. 
Os pavões erguiam suas pernas ritmicamente, movendo-se para frente e para trás, subindo e baixando a cabeça enquanto lágrimas rolavam por seus olhos. 
Expandindo suas caudas para revelar múltiplos arco-íris, vibravam suas penas cada vez mais rapidamente, até que paravam e, então, recomeçavam lentamente, então rápido, então mais rápido. 
Toda vez que paravam, os pavões gritavam ke ka, ke ka, ke ka, com sua voz ecoando pelos vales. Enquanto acontecia essa dança, o grande rei dos pavões seguiu até os pés de lótus de Sri Krishna, com as lágrimas de seus olhos lamaçando o chão empoeirado. Primeiramente, tocou os pés de lótus de Sri Krishna com seu bico, após o que ergueu seu rosto ao céu, gritando em êxtase: ke ka, ke ka. Sri Krishna, que conhece a língua de todos os animais, aceitou a solicitação do rei, que orou: 
― Querido Sri Krishna, por favor, dance aqui conosco. Por favor, toque Sua flauta e nos faça dançar (...)‖. 
Sem tirar a flauta de Seus lábios, Sri Krishna lançou um olhar cheio de amor ao rei dos pavões e todos os pavões e pavoas, então, reuniram-se em uma clareira, com Sri 19 Krishna caminhando graciosamente para o meio deles como seu convidado de honra e começou a dançar como os pavões, acelerando o ritmo de Seu flautear para acompanhar o ritmo de Seus passos. (...). 
Enquanto Sri Krishna segurava a flauta em Sua mão esquerda, Suas sobrancelhas arquearam de espanto, e Ele dançou ainda mais. Os garotos e as vacas ficaram paralisados no prado, rodeando a assembleia de pavões que tinha Krishna como centro. Os vários animais – terrestres e voadores – ao longo das encostas da colina Govardhana, pararam de comer, beber e brincar e, completamente atônitos, fixaram seus olhos na cena abaixo. 
O fim da manhã abriu alas para o meio-dia, e o cansaço tomou conta dos pavões. (...) Não havia canto de passarinhos, nenhum mugir e nenhum movimento nas árvores. As abelhas pararam de zumbir. Sri Krishna, dançava sozinho ao ritmo de Seus próprios passos. (...). Nesse momento, o rei dos pavões, aproximou-se do Senhor Sri Krishna curvando-se ao chão, ele disse: ―Querido Krishna, somos criaturas baixas da floresta e, não tendo posses, vivemos nas árvores e comemos quaisquer flores e ervas que estejam disponíveis na estação. Ao nos fazer dançar, Você criou um grande festival de bem-aventurança, pelo qual permanecemos eternamente endividados com Você. Apesar da nossa pobreza, é nosso dever oferecer Sua dakshina [remuneração] – caso não o fizéssemos, pareceríamos ingratos (...). Portanto, peço que Você aceite nossa única riqueza, as penas de nosso corpo, e as utilize em Sua coroa como decoração‖. Com abundantes lágrimas a cascatearem por seu bico, o líder dos pavões deixou cair muitas penas divinas, de uma coloração extraordinária, aos pés de lótus (...) Sri Krishna que recebeu com alegria as oferendas dos pavões e, conforme pegava as penas, acariciava amorosamente a cabeça deles, para o grande júbilo de todos. Ele colocou algumas penas em Seu turbante e, segurando as demais em Sua mão, retornou para Seus amigos, que O abraçaram com amor e afeição. 



Após contar este mito conversamos sobre o encantamento dos pavões com o tocar da flauta de Krishna e a alegria de Krishna ao ver a dança dos pavões. A pena na cabeça de Krishna é um símbolo pois, ele esta sempre com sua flauta e sua pena na cabeça. 
Nossa atividade foi colocar os pavões ouvindo o tocar da flauta de Krishna, 


Adaptado de: http://criadouroavesalvorada.com.br/produto/pavao-azul/



https://br.pinterest.com/pin/79727855885535139/


http://devotinhosdekrishna.blogspot.com/2011/08/vamos-colorir-krishna-e-balarama.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!