10 de setembro de 2020

ALIMENTO SAGRADO HARE KRISHNA - VAISHNAVA

Que alimentos os adeptos da religião Vaishnava consome? É possível ingerir qualquer alimento? Segue um vídeo onde aparece a importância dos alimentos para o Movimento da ISKCON - Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna - também conhecidos como Hare Krishna. 

Produzido por Adriana Mello

Texto complementar para embasar o conhecimento do/a professor/a:

O lacto-vegetarianismo significa não violência, os devotos acreditam que os animais como criação de Krishna são tão importantes quanto os seres humanos. Não comem nenhum tipo de carne, peixe ou ovos e assim, espiritualmente, desenvolvem a compaixão a todos os seres vivos.


Antes de se alimentarem, e até mesmo antes da preparação dos alimentos há todo um ritual a ser seguido. Antes de cozinhar os devotos bebem o que tiverem vontade, vão ao banheiro, fazem suas necessidades, tomam banho e então começam a preparação dos alimentos para cozinhar.


Cozinhar é um ato quase que sagrado, pois antes de comerem eles oferecem os alimentos à Krishna. Durante a preparação não se pode cheirar ou experimentar nada que está sendo preparado, pois em primeiro lugar Krishna, e se o alimento que está sendo preparado for cheirado ou desejado, acredita-se que este já foi desfrutado por alguém e não pode mais ser oferecido à Krishna.



Quando oferecido, o alimento deve ser apresentado em um prato limpo e que nunca foi usado, coloca-se neste prato um pouco do alimento preparado e então oferece o mesmo à Krishna, em seguida canta-se três vezes o maha mantra: “Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna, Krishna, Hare, Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare. ” Então aguardam cerca de cinco minutos para que Krishna coma o alimento, só depois então comem, acreditam que assim a misericórdia é dada por Krishna.

No Bhagavad-Gita em um de seus versos Krishna diz que: “Se uma pessoa me oferecer com amor e devoção, uma folha, uma flor, fruta ou água eu os aceitarei. ” E nos passatempos védicos também é descrito que Ele gosta de iogurte, manteiga e leite. Portanto são estes alimentos oferecidos a Ele e os quais os devotos fazem uso.

Para quem conhece o Hare Krishna e torna-se um devoto talvez o lacto-vegetarianismo seja um pouco mais difícil de ser adotado, segundo Sri Krishna Murti Das (Romero Carvalho), devoto há sete anos, diz que “no começo é um pouco difícil aderir ao lacto vegetarianismo, mas com o tempo e desenvolvendo um amor verdadeiro à Krishna isso se torna algo fácil”, perguntado sobre a dificuldade de se alimentar fora Sri Krishna diz “que em Belo Horizonte os devotos não contam com bons restaurantes vegetarianos, e existe uma dificuldade para se alimentar fora. Segundo ele os lacto-vegetarianos se alimentam muito bem, e ao contrário do que muita gente pensa, não é só parar de comer carne e começar a comer alface, é comer bem, elaborar pratos balanceados e com variedades de legumes e vegetais, temperos especiais, tornam seus pratos verdadeiras especiarias da culinária”.
Segue abaixo uma receita lacto-vegetariana:

Almôndegas

2 e 1/2 xícaras (chá) de resíduo de soja
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 cenoura ralada
Sal (a gosto)- óleo de soja (fritura das almôndegas)

Molho

1 xícara (chá) de tomates picados sem sementes
2 colheres (sopa) de extrato de tomates
1 pimentão picado
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
3 colheres (sopa) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de água sal e pimenta (a gosto)

Massa
Em um recipiente pequeno (bacia) misturar os ingredientes da massa, formar os bolinhos e, fritar em óleo quente. Após a fritura, deixar as almôndegas sobre folha de papel absorvente.

Molho
Refogar em óleo quente o pimentão e o tomate, mexendo sempre. Acrescentar o extrato de tomate, o sal e a água. Tampar a panela, abaixando o fogo após a fervura. Cozinhar por cinco minutos. Desligar o fogo e adicionar o cheiro verde. Arrumar as almôndegas em uma travessa e cobri-las com o molho. Servir em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!