6 de agosto de 2021

Organizações Religiosas - 5º ano

Segue uma sugestão para o conteúdo: Organizações Religiosas

Objetivo:  Observar a atuação política, econômica e social de líderes das diferentes organizações religiosas das quatro matrizes.

Iniciar a aula com o vídeo: Filhos do Brasil: 

#SouFilhoDoBrasil Arlindo Cruz: você tem direito de manifestar a sua fé


Passar no quadro parte do texto destacando algumas palavras:

Quando nasce um BRASILEIRO
Nasce uma alma livre para escolher no que ACREDITAR
Você tem a LIBERDADE de crença
E o DIREITO de não crer em nada
Esta escolha é sua

Aos brasileiros cabe apenas o RESPEITO a sua escolha
Porque a liberdade é como a FÉ
Deve ser CULTIVADA e PRESERVADA

Você faz isso?

1- Conversar com os estudantes sobre as diferentes formas de expressões religiosas e que também é possível se expressar mesmo não tendo nenhuma religião.

2- Explorar o significado das palavras em destaque:

3- Lançar as seguintes reflexões:
a) Você faz isso?
b) Por que no Brasil é possível ver a existência de tantas religiões?

4 - Passar o significado de ESTADO LAICO:
Estado laico ou, no âmbito religioso,  é aquele que não adota religião oficial.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estado-laico.htm

5 - Em seguida, explorar a frase que aparece no final do vídeo:


Qual o significado dessa frase? 
Que relação ela tem com o vídeo?

6 - Procurar no dicionário o significado da palavra:

INTOLERÂNCIA: Ausência de tolerância ou falta de compreensão. Comportamento - atitude odiosa e agressiva - de caráter político ou religioso, daqueles que possuem diferentes opiniões.
TOLERÂNCIA: Ação de tolerar, de aceitar ou suportar, com indulgência; clemência. Disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos.
RESPEITO: Sentimento que impede uma pessoa de tratar alguém mal, de ser malcriada ou de agir com falta de consideração na maneira como se comporta com os outros; estima, afeição, consideração, reverência. Sentimento que faz com que alguém não diga ofensas, insultos; apreço. Sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande atenção e profunda deferência.

Fonte: https://www.dicio.com.br/

7 - Com base no vídeo qual dessas palavras expressa a mensagem que o vídeo busca apresentar?

8 - Para finalizar o professor pode fazer uma listas das religiões ou formas de religiosidade que aprecem no vídeo.
( Aqui será possível, posteriormente, entrar no conteúdo. Pesquisar quais são as lideranças religiosas e o papel de cada um, a atuação política, econômica e social nas diferentes organizações religiosas).

9 - Escreve se aparece em algum momento alguém que represente o "não crente"? Como ele é chamado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!