21 de setembro de 2021

Linguagens sagradas - 2º ano

  Segue uma sugestão para o conteúdo: Linguagens Sagradas

Objetivo: Reconhecer alguns mitos e textos sagrados orais que descrevam e expliquem alguns fenômenos da natureza, nas quatro matrizes.

Para iniciar a aula que irá trabalhar os mitos sagrados, irei passar o seguinte vídeo:


Em seguida vamos conversar sobre a importância desse instrumentos para as religiões de matriz africana.

TEXTO PARA O/A PROFESSOR/A:

Atabaque é um instrumento musical que chegou ao Brasil através dos escravos africanos, é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana. 

De uso tradicional na música ritual e religiosa, empregados para convocar os orixás, inquices e Voduns. (...) Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". 

O rum, o maior de todos, possui o registro grave; 

O do meio, rumpi, em o registro médio; 

O lé, o menor, possui o registro agudo. 

O trio de atabaques executa, ao longo do xirê, uma série de toques que devem estar de acordo com os orixás que vão sendo evocados em cada momento da festa. Para auxiliar os tambores, utiliza-se um agogô; em algumas casas tocam-se também cabaças e afoxés. (professor Luiz Antônio Simas)

Os atabaques no candomblé são objetos sagrados e renovam anualmente esse Axé. São usados unicamente nas dependências do terreiro, não saem para a rua como os que são usados nos blocos de afoxés, estes são preparados exclusivamente para esse fim.


FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atabaque_(candombl%C3%A9)

Vídeo para o/a professor/a:



Em seguida passar o vídeo do Ogã tocando o atabaque:



Após o vídeo entregar para os estudantes o ligue os números:

Ligue do 0 ao 10 para formar o instrumento tocado nos terreiros:


Depois os estudantes irão formar o nome do instrumento utilizado nas práticas religiosas e que faz parte do mito apresentado. 


Assim que realizar a atividade posto o resultado.

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!