4 de outubro de 2021

ANIMAIS SAGRADOS 3º ano - ELEFANTE

Conteúdo: Animais Sagrados

Objetivo:  Conhecer o significado de diferentes animais sagrados presentes em algumas organizações religiosas das quatro matrizes.

O ELEFANTE não é um animal sagrado para o Budismo mas, sabemos que foi esse animal que mostrou a Rainha  Maya que ela seria a mãe do príncipe Sidharta Gautama. Veja o trecho a seguir:

         O rei do clã Sakya, o rei Suddhodana, realizava constantemente ações virtuosas e governava seu povo de forma magnânima. Sua consorte, a rainha Maya, possuía uma bela aparência e seu coração era puro. Era hábil em diversas artes e possuía todos os méritos necessários para se tornar a mãe de um buda.

        Nesse momento o bodisatva assumiu a forma de um enorme elefante branco com seis presas e desceu do céu de Tushita. Ele passou sob o braço direito da rainha Maya e entrou em seu útero, enquanto ela dormia pacificamente. O palácio foi preenchido por alegria e paz. Nuvens auspiciosas moviam-se pelo céu e envolveram os telhados das imponentes torres.

Texto extraído: https://bodisatva.com.br/o-nascimento-do-buda/

Texto para os estudantes, adaptado do mesmo site.


Em seguida, após fazer a leitura desse pequeno texto fazer a seguinte atividade:

Coloque as letras na ordem correta e descubra qual animal faz parte da religião do Budismo:

Com linhas azuis



Com linhas pretas.

Os estudantes irão colar no caderno, é importante verificar a posição das letras E's, essa atividade além de mostrar um animal importante para o Budismo também auxilia no processo de alfabetização. 

No início da aula após iniciarmos a leitura fiz as seguintes perguntas:

1) Qual é o animal desse texto?
2) Quem sonhou com ele?
3) Que mensagem ele trazia no sonho?

Dei as coordenadas em como encontrar as respostas:




Foi muito interessante a forma como cada estudante montou o seu elefante ou a tentativa que fez para montá-lo:







Estudante levantando hipóteses em realizar a montagem, observando a imagem e também fazendo a montagem através da escrita.

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!