Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.
Objetos: Compreender a função e a importância dos
lugares sagrados das quatro matrizes no
cotidiano das cidades.
Após trabalharmos sobre a Organização Religiosa Indígena, segue o link do trabalho realizado demos continuidade no conteúdo Lugares Sagrados no mundo.
Inicialmente perguntando aos estudantes sobre qual seria o lugar sagrado para os Povos Nativos ou Povos Indígenas?
A resposta dos estudantes foram muitas, como:
a natureza,
a Opy,
a água,
a igreja,
até que chegaram na resposta correta
o mundo,
o Universo
a Terra
Então falei o planeta Terra, para mostrar essa sacralidade com esse vídeo da Txai Suruí:
OBS: Não abordamos questões políticas mas, sim a preocupação dessa representante indígena com a preservação do Planeta Terra.
Como o discurso está em inglês e talvez os estudantes não consigam fazer a leitura da legendasegue aqui o discurso de Txai Suruí:
Meu
nome é Txai Suruí, eu tenho só 24, mas meu povo vive há pelo menos 6 mil anos
na floresta Amazônica. Meu pai, o grande cacique Almir Suruí me ensinou que
devemos ouvir as estrelas, a Lua, o vento, os animais e as árvores.
Hoje o clima está esquentando, os animais estão desaparecendo,
os rios estão morrendo, nossas plantações não florescem como antes. A Terra
está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo.
Uma companheira disse: vamos continuar pensando que com pomadas
e analgésicos os golpes de hoje se resolvem, embora saibamos que amanhã a
ferida será maior e mais profunda?
Precisamos tomar outro caminho com mudanças corajosas e globais.
Não é 2030 ou 2050, é agora!
Enquanto vocês estão fechando os olhos para a realidade, o
guardião da floresta Ari Uru-Eu-Wau-Wau, meu amigo de infância, foi assassinado
por proteger a natureza.
Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência
climática, por isso devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui.
Nós temos ideias para adiar o fim do mundo.
Vamos frear as emissões de promessas mentirosas e
irresponsáveis; vamos acabar com a poluição das palavras vazias, e vamos lutar
por um futuro e um presente habitáveis.
É necessário sempre acreditar que o sonho é possível.
Em seguida conversamos sobre a importância desse planeta Terra e porque os Povos Indígenas também estão preocupados com essa preservação.
Logo depois apresentei o segundo vídeo:
Os estudantes ficaram maravilhados com as imagens apresetnadas no vídeos e conversamos sobre a importâncais do meio ambiente, sobre a preservação da árvores, demais plantas e animais.
Fizemos muitas reflexões sobre o Sagrado.
Para finalizar assistimos os o vídeo de Kaká Werá:
Conversamos sobre a fala do Kaká Werá:
o que é a felicidade?
quem faz parte da familia?
a natureza e eu somos um só ou não?
quem precisa de quem: eu da natureza ou a natureza de mim?
No final dessa aula deixei a dica de que iríamos ver um lugar mais próximo dos povos indígenas, já que é necessário um local específico para fazer práticas religiosas.
Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello.
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