5 de novembro de 2021

Lugares Sagrados - 5º ano

Conteúdo: Lugares sagrados do mundo.

Objetos:  Compreender a função e a importância dos lugares sagrados das quatro matrizes no cotidiano das cidades. 

Após trabalharmos sobre a Organização Religiosa Indígena, segue o link do trabalho realizado demos continuidade no conteúdo Lugares Sagrados no mundo.

Inicialmente perguntando aos estudantes sobre qual seria o lugar sagrado para os Povos Nativos ou Povos Indígenas?

A resposta dos estudantes foram muitas, como:
a natureza, 
a Opy,
a água,
a igreja,
até que chegaram na resposta correta
o mundo,
o Universo
a Terra

Então falei o planeta Terra, para mostrar essa sacralidade com esse vídeo da Txai Suruí: 

OBS: Não abordamos questões políticas mas, sim a preocupação dessa representante indígena com a preservação do Planeta Terra.


Como o discurso está em inglês e talvez os estudantes não consigam fazer a leitura da legendasegue aqui o discurso de Txai Suruí:

Meu nome é Txai Suruí, eu tenho só 24, mas meu povo vive há pelo menos 6 mil anos na floresta Amazônica. Meu pai, o grande cacique Almir Suruí me ensinou que devemos ouvir as estrelas, a Lua, o vento, os animais e as árvores.

Hoje o clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo, nossas plantações não florescem como antes. A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo.

Uma companheira disse: vamos continuar pensando que com pomadas e analgésicos os golpes de hoje se resolvem, embora saibamos que amanhã a ferida será maior e mais profunda?

Precisamos tomar outro caminho com mudanças corajosas e globais.
Não é 2030 ou 2050, é agora!

Enquanto vocês estão fechando os olhos para a realidade, o guardião da floresta Ari Uru-Eu-Wau-Wau, meu amigo de infância, foi assassinado por proteger a natureza.

Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática, por isso devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui. Nós temos ideias para adiar o fim do mundo.

Vamos frear as emissões de promessas mentirosas e irresponsáveis; vamos acabar com a poluição das palavras vazias, e vamos lutar por um futuro e um presente habitáveis.

É necessário sempre acreditar que o sonho é possível.
Que a nossa utopia seja um futuro na Terra.

Obrigada!

 Fonte: https://maisro.com.br/quem-e-txai-surui-que-encantou-o-mundo-com-o-seu-discurso-na-cop26/


Em seguida conversamos sobre a importância desse planeta Terra e porque os Povos Indígenas também estão preocupados com essa preservação.

Logo depois apresentei o segundo vídeo:


Os estudantes ficaram maravilhados com as imagens apresetnadas no vídeos e conversamos sobre a importâncais do meio ambiente, sobre a preservação da árvores, demais plantas e animais.

Fizemos muitas reflexões sobre o Sagrado.

Para finalizar assistimos os o vídeo de Kaká Werá:



Conversamos sobre a fala do Kaká Werá:

o que é a felicidade?
quem faz parte da familia?
a natureza e eu somos um só ou não?
quem precisa de quem: eu da natureza ou a natureza de mim?

No final dessa aula deixei a dica de que iríamos ver um lugar mais próximo dos povos indígenas, já que é necessário um local específico para fazer práticas religiosas. 

Agradeço de coração a sua visita ao blog e espero que as sugestões aqui postadas auxiliem no planejamento das suas atividades, mas, ressalto que é de extrema importância que o meu trabalho seja referenciado. A demanda de tempo em pesquisar e elaborar as atividades é muito grande por isso, quando utilizá-las faça as devidas referências por gentileza ou escreva que foram Adaptadas de Adriana Mello. 

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