22 de fevereiro de 2022

Eu, o outro e o nós / Imanência e transcedência

Objeto de conhecimento/Conteúdo:

Eu, o outro e o nós

Habilidades:

Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Objeto de conhecimento/Conteúdo:

Imanência e transcendência

Habilidades:

• Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

• Valorizar a diversidade de formas de vida.

 

Após passar o vídeo conversar com os estudantes:



- onde as crianças foram passear?

- em que período do ano eles foram ao zoológico?

- o que vocês fizeram nas férias que tiveram? (abrir espaço para que os estudantes possam contar um pouco da sua vivência)

 - quem de vocês já foi ao zoológico?

 - para que serve esse espaço?

Jardim zoológico, zoológico ou zôo, parque onde se criam animais de várias espécies destinados à exposição pública.

Fonte: https://www.dicio.com.br/zoologico/

 - que outros animais existem em um zoológico?

Vamos relembrar cada um dos animais (diferentes formas de vida), que apareceram na história colocando a letra inicial para formar o nome. Em seguida desenhar os mesmos:

 ___ EIXE

___ OBO

___ LEFANTE

___ BELHA

___ ORDEIRO

___ AVÃO

___ ALINHA

 

- Lucy no final da história falou sobre outras formas de vida. Vamos relembrar? Passar o vídeo final ou fazer a leitura dessa parte da história.

* insetos

*árvores

*pássaros

OBS: poderão ser elencados as diferentes  formas de vida

- ao passear pelo zoológico cada uma das crianças contou um história dos animais que apareceram.

- o/a professor/a poderá escrever em tiras de papel o significado de cada um desses animais e ao escolher uma dessas tirinhas, no caderno os estudantes irão colar e ilustrar o animalzinho.

 - lembrar os estudantes que cada uma das lembranças fazem parte da prática religiosa de cada personagem.

 - refletir por que é importante preservar cada forma de vida:

Vida dos animais

Vida das plantas

Vidas das pessoas

 


- mostrar imagens das ações que algumas religiões fazem para respeitar as diferentes formas de vida:

* matriz oriental: Templo Budista de Três Coroas/RS

 

/https://www.buenasdicas.com/templo-budista-tres-coroas-9021/


Em todos os caminhos, atenção para não pisar nas formigas. Inclusive há diversas passagens para elas andarem em segurança. Assim como todos os seres vivos, elas são sagradas para os budistas.

- matriz ocidental: Trecho da Bíblia - Gênesis:

26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ¬que se movem rente ao chão".

30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra¬, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ¬se movem rente ao chão". E assim foi.

Fonte: https://www.bibliaon.com/versiculo/genesis_1_26/

- matriz indígena: a importância dos animais, plantas, rios para a continuidade da vida

https://aminoapps.com/c/pets-em-geral/page/blog/19-de-abril-dia-do-indio/E7Xn_MEuPu5emJrregQzPrEE07vdg376Ml
O homem como ser animal se diferencia dos demais animais por ser racional. Ser dotado de inteligência e sabedoria. Os povos indígenas por longos anos vêm fortalecendo sua relação com a natureza em todo seu aspecto. E a relação com os animais tem um sentido de sagrado.

 Alguns animais são para os povos indígenas sagrados pelo que eles representam dentro da cosmologia de cada povo. Para o Kambeba; por exemplo, a preguiça é um animal que representa a sabedoria, portanto, não se pode comer a preguiça.

 Fonte: http://www.expedicaovillasboas.com.br/web/index.php/nosso-blog/331-a-relacao-do-homem-com-os-animais

- matriz africana: imagem de Iemanjá no mar → protetora de tudo que há no mar; Ossaim → detentor do conhecimento das ervas e sua importância.

 

https://www.srzd.com/geral/dia-de-iemanja-salve-a-rainha-do-mar/

Dia 2 de fevereiro é o dia de Iemanjá, rainha das águas e um dos Orixás mais conhecidos no Brasil. Iemanjá está associada à Nossa Senhora da Conceição e a Nossa Senhora dos Navegantes. Ela cuida da vida familiar e ajuda seus filhos e tomarem seus caminhos. Além disso, ela protege as pessoas contra os perigos do mar. 

http://umbandadejesus.blogspot.com/2010/01/ossaim-na-umbanda.html

Ossaim é o grande sacerdote das folhas, que por meio das folhas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. É nas folhas que está à cura para todas as doenças, do corpo ou do espírito. Portanto, precisamos lutar por sua preservação, para que consequências desastrosas não atinjam os seres humanos. A floresta é a casa de Ossaim. 

Fonte: https://ocandomble.com/os-orixas/ossaim/


- pedir que os estudantes ilustrem no caderno ou em uma folha e fazer um cartaz, um animal/inseto/planta e escrever o/s nome/s (professor/a como escriba)

 - conversar sobre os personagens e solicitar que cada estudante cite algo que lhe chamou, que diferencie um personagem do outro, seja forma física, vestes.

 - como cada personagem se sentiu ao ver o animal que faz parte da religião que segue.

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