29 de março de 2022

RITOS FÚNEBRES DE ALGUMAS RELIGIÕES

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Ritos religiosos.

HABILIDADES: 

Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas das quatro matrizes.

Reconhecer as características dos ritos e rituais mortuários e funerários das quatro matrizes.

Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte), contemplando as quatro matrizes.

NO JUDAISMO

O CORPO DAS PESSOAS É ENVIADO A UMA PESSOA ESPECIALIZADA DA COMUNIDADE JUDAICA. OS MORTOS DO JUDAÍSMO SÃO VESTIDOS COM UMA TÚNICA BRANCA.

QUANDO ALGUÉM MORRE, SUA ALMA DEIXA ESTE MUNDO SENSORIAL E ENTRA NO "GAN EDEN," O JARDIM DO ÉDEN ESPIRITUAL. (TAMBÉM CONHECIDO COMO "CÉU")

Fonte: https://facilitaseguros.com.br/blog/rituais-funebres-religioes/

 

CANDOMBLÉ

OS CANDOMBLECISTAS PERCEBEM A MORTE COMO A CONTINUIDADE DE UM CICLO. PORTANTO, AINDA QUE O CORPO MATERIAL DEIXE DE EXISTIR, ELE SE TORNA UM ESPÍRITO.

OS RITUAIS FÚNEBRES ACOMPANHAM ESSA LÓGICA E SÃO FEITOS DE FORMA INVERSA AO MOMENTO EM QUE ALGUÉM SE TORNA ADEPTO DO CANDOMBLÉ.

Fonte: https://facilitaseguros.com.br/blog/rituais-funebres-religioes/

 

PARA OS POVOS KUIKURO, MEHINAKO, KALAPALO, MATIPU, WAURÁ, KAIABI E AWETI", AFIRMA PABLO KAMAIURÁ.

O KUARUP OCORRE SEMPRE UM ANO APÓS A MORTE DOS PARENTES INDÍGENAS. OS TRONCOS DE MADEIRA REPRESENTAM CADA HOMENAGEADO. ELES SÃO COLOCADOS NO CENTRO DO PÁTIO DA ALDEIA, ORNAMENTADOS, COMO PONTO PRINCIPAL DE TODO O RITUAL.

EM TORNO DELES, A FAMÍLIA FAZ UMA HOMENAGEM AOS MORTOS. PASSAM A NOITE TODA ACORDADOS, CHORANDO E REZANDO PELOS SEUS FAMILIARES QUE SE FORAM. E É ASSIM, COM REZAS E MUITO CHORO, QUE SE DESPEDEM, PELA ÚLTIMA VEZ.

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2018/kuarup-o-ritual-funebre-que-expressa-a-riqueza-cultural-do-xingu

 

NO HINDUÍSMO

A TRADIÇÃO DIZ QUE O CORPO DEVE IR PARA CASA DA FAMÍLIA ONDE É DADO O BANHO E DEPOIS SE REALIZA A CERIMÔNIA.

NO CASO DAS VIÚVAS, POR EXEMPLO, É COSTUME RETIRAREM AS PULSEIRAS E PARTI-LAS EM SINAL DE DOR E DE RESPEITO PARA COM O MARIDO FALECIDO. O CORPO SEGUE DEPOIS PARA CREMAÇÃO E NORMALMENTE AS CINZAS SÃO ENTREGUES À FAMÍLIA. DIZ A TRADIÇÃO QUE UMA PARTE DEVE SER LANÇADA AO RIO JUNTAMENTE COM FLORES.

Fonte: https://www.lformolo.com.br/post/Rituais+funebres+nas+diversas+religioes/22 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!