29 de dezembro de 2024

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - 1º ANO

 OBJETIVOS:

 •Conhecer a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.

CONTEÚDO

 Organizações religiosas.

 OBJETIVOS:

• Reconhece a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.

Levar para a sala de aula uma imagem em formato de quebra-cabeça e solicitar que os estudantes montem fixando as peças no quadro.



Estudantes montando o quebra-cabeça:







Questionar os estudantes:

  • Alguém conhece algumas dessas pessoas?
  • O que elas estão fazendo?
  • O que chama a sua atenção nessas pessoas?
  • Que expressão é possível no rosto da maioria das pessoas?
  • Você conhece alguém que tem alguma das roupas que aparecem nessa imagem?
  • Que tipo de imagem é essa?
  • Será que é uma fotografia real? Por que você acha isso?
  • É possível pessoas de outras religiões viverem bem?

 

LIÇÃO DE CASA: Você conhece algum / alguma liderança ou representante religioso/a? Faça um desenho dessa pessoa e escreva o nome dela.  



Em seguida conversar sobre as pessoas que os estudantes trouxeram na pesquisa.


Na próxima aula levar para a sala alguns aparelhos celulares, formar duplas ou trios com os estudantes e solicitar que cada trio faça a leitura de um QR CODE - amarelo, verde, vermelho e azul. Cada uma das cores representa 1 líder/representante religioso.


MÃE LUCILA

DOM PERUZZO

  
ORIENTADOR MILTON SATO

PAJÉ DAVI

Quando cada um dos grupos encontrar a imagem do QR CODE, deve ir até a mesa da professora e pegar a imagem do/a líder ou representante religioso/a.





Após encontrarem as imagens fizemos a relação com os personagens: Cauê, Samuel, João e Ioko, que estão nas imagens dos líderes/representantes religiosos que receberam. 

As imagens serão coladas no caderno e nesse momento, lembraremos da atividade que foi enviada para casa perguntando se conheciam algum representante/ líder religioso. 

Os estudantes receberão os nomes em sílabas que serão organizadas e coladas nos respectivos nomes.



Finalizamos nossas atividades com o jogo da memória onde as peças eram: o personagem, o líder religioso e o lugar sagrado.

Os estudantes finalizaram a montagem do jogo da memória com os personagens, lugares sagrados e líderes religiosos - organizações religiosas.

 

Mostrar aos estudantes as diferentes formas de jogar e salientar que nesse jogo é possível conhecer o Lugar Sagrado e a liderança religiosa.

É possível jogar em casa sozinho, relacionado as 3 peças ou 2 peças. Em sala é possível jogar cada categoria separadamente fazendo par com a peça do colega de acordo com cada especificidade.








Os estudantes aprenderam brincando e se divertiram muito 😃😃😃😃



OBS: Atividade de finalização de todos os conteúdos do 1º ano: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!