Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


6 de março de 2013

ALTERIDADE - 1° ANO


Com base no livro Alteridade, Culturas & Tradições, trabalhei o conteúdo de alteridade com 1º ano da minha escola.
Os valores universais, também chamados de permanentes ou universais, são aqueles que nos remetem à essencialidade de nossa condição humana: dignidade, liberdade, integridade, respeito, bondade, amor, altruísmo, empatia, solidariedade, tolerância, compreensão, responsabilidade, compaixão, inclusão, justiça...
As diversas tradições religiosas orientam seus fiéis para a prática de princípios que guiam a vida do individuo. Esses valores visam a um crescimento pessoal e comunitário, pois, quando se está bem consigo, se está bem com o mundo. Os valores aproximam as tradições religiosas, e por meio dessa convicção é que os alunos podem ser levados a perceber que, mesmo nas diferenças religiosas, é possível uma convivência solidária, fraterna e pacífica. O maior anseio do ser humano é ser feliz, aqui e na vida após a morte, e todas as religiões procuram responder a esse anseio.

Atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, o respeito ao outro e a exigência desse mesmo respeito para si favorecerem o exercício da cidadania. A diversidade religiosa é uma das formas de exercer a cidadania.
OBJETIVO: Reconhecer o direito à liberdade de crença de cada cidadão e cidadã.
Conteúdo: Diversidade religiosa.
Fonte: Alteridade, Culturas & Tradições – Edile Fracaro, Emerli Schlögl e Sérgio Junqueira

Este foi o procedimento que utilizei:

Para iniciar a aula, perguntei aos alunos se eles sabiam o que são os valores humanos.
Expliquei que os valores humanos fazem as pessoas serem felizes.
O que deixa vocês felizes? ( Alguns alunos responderam, sair com minha mãe e meu pai, ganhar presente, brincar com meus amigos, etc.) A partir  daí apresentei o seguinte encaminhamento:
Após este questionamento, apresentei algumas palavras impressas, como: LIBERDADE, AMOR, RESPEITO, COMPREENSÃO, COMPAIXÃO, JUSTIÇA, INCLUSÃO, RESPONSABILIDADE, SOLIDARIEDADE, BONDADE, RAIVA, MENTIRA, INVEJA, CIÚME, PREGUIÇA E BRIGA.
 Após apresentar as palavras, solicitei aos alunos que dissessem quais delas os deixavam feliz. Palavras que eles não foram compreendidas, foram explicadas. Separadas em dois grupos: palavras que nos deixam e palavras que não nos deixam felizes . (Essa foi uma maneira de a partir daí dizer que as palavras que nos fazem sentir bem, são os valores humanos).
Na segunda aula, retomei a leitura de todas as palavras e após isso entreguei aos alunos revistas para que recortassem imagens que representassem os valores humanos. Veja como ficou pois as imagens foram colocadas pelos alunos em um cartaz com as palavras que representam os valores humanos.

5 comentários:

  1. Muito interessante essa atividade. Parabéns.

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  2. Muito interessante essa atividade. Parabéns.

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    1. Que bom que gostou Jaqueline, o intuito do blog é bem este, levar aos professores e mostrar aos alunos como é o trabalho com o componente de Ensino Religioso Inter-religioso.

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  3. Muito bom de sua parte disponibilizar seus saberes e atividades fiz o atividade alteridade e os meus anos de 2º ano amaram em fazer parabéns linda. bjs

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  4. Adorei esse trabalho. Irei utilizar e colocarei a referencia do blog.
    Parabéns!

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