Os alunos do 2° ano aprenderam que a "Mãe Terra", dá o que cada um merece, nem mais nem menos. Veja o texto que os alunos receberam:
Tabajara era um velho índio muito bondoso e querido pelo seu povo.
A tribo estava passando por muita dificuldade. Não havia caça e a pesca
estava difícil.
O velho índio, sentindo que ia morrer, reuniu os homens de sua tribo e disse:
— Enterrem meu corpo numa cova bem rasa. Cubram-me com palha seca e pouca
terra. Esperem vir o sol e a chuva. Ali nascerá alimento para toda tribo.
Após a morte de Tabajara, seu povo fez o que ele havia mandado.
Sobre a cova do velho guerreiro, apareceu uma planta. Suas folhas compridas
lembravam a lança de Tabajara.
Sua flor vistosa parecia o cocar do chefe índio e a tribo descobriu que sua espiga era
um delicioso alimento.
Foi assim que surgiu o milho.
(adaptação do folclore brasileiro)
Após receberem o texto, conversamos sobre o que cada um havia entendido.
Retomamos o assunto anterior, os alimentos sagrados, onde fizemos uma relação com o conhecimento adiquirido e o que iríamos aprender.
Contei aos alunos a história da Lenda do Milho. Para verificar se aprenderam os alunos fizeram a ilustração desta lenda.
Depois que fizemos esta atividade, montamos um cartaz com espigas de milho confeccionadas pelos alunos. Entendendo que o milho é um alimento sagrado.
O milho é sagrado para alguns povos. Povos como o Guarani, em suas cerimônias religiosas, utilizam o milho chamado "Avaty". Nele inspira-se o calendário religioso, sendo que são feitas diversas cerimônias na época de plantar e de colher o milho.
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