9 de julho de 2018

AWAJY ETE - SÍMBOLO INDÍGENA

Realizei a contação da história do Mito do Awajy.


Tabajara era um velho índio muito bondoso e querido pelo seu povo. A tribo estava passando por muita dificuldade. Não havia caça e a pesca estava difícil. O velho índio, sentindo que ia morrer, reuniu os homens de sua tribo e disse: — Enterrem meu corpo numa cova bem rasa. Cubram-me com palha seca e pouca terra. Esperem vir o sol e a chuva. Ali nascerá alimento para toda tribo. Após a morte de Tabajara, seu povo fez o que ele havia mandado. Sobre a cova do velho guerreiro, apareceu uma planta. Suas folhas compridas lembravam a lança de Tabajara. Sua flor vistosa parecia o cocar do chefe índio e a tribo descobriu que sua espiga era um delicioso alimento. Foi assim que surgiu o milho. (adaptação do folclore brasileiro)

Questionei os alunos sobre o que seria o Awajy. Muitos não souberam dizer, ficaram em dúvida, falaram o nome de vários alimentos.

Até que por fim chegaram no nome: milho. Contei aos alunos que o awajy (milho) é um símbolo indígena e um alimento sagrado. 

Eles visualizaram estas imagens e viram que o awajy pode ser de várias cores,






Cada aluno  ganhou uma espiga de milho para pintar e a palavra awajy, com todas as letras misturadas para que fossem coladas no caderno de forma correta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!