2 de junho de 2013

MÁSCARAS

A função dos rituais nas sociedades

Os rituais são elementos fundamentais da cultura humana. Aparecem em absolutamente todas as sociedades da terra. Em algumas, seus integrantes, por vezes, não se dão conta de sua participação nos rituais (como a nossa sociedade ocidental). Em outras, todos os atos diários e cotidianos estão ligados aos aspectos religiosos e ritualísticos.
 
Os rituais são caracterizados por um conjunto de procedimentos cuja função é marcar determinado acontecimento ou materializar o sagrado. Podem estar também ligados à evocação de eventos mitológicos por meio de uma liturgia. Aos condutores dos ritos normalmente  lhes são atribuídos poder e prestígio.
 
Os mitos, constantemente rememorados pelos ritos, podem ser definidos como um corpo teórico que se expressa na forma de narrativas, por vezes carregadas de conceitos éticos e morais.
 
Podem ser tanto como o grupo compreende sua terra, bem como a explicação de ventos com base no sobrenatural. Neste contexto, os rituais de iniciação e de passagem poderiam ser definidos como a figuração simbólica de uma transformação de personalidade. Estes rituais têm por função materializar a passagem de um indivíduo para outro estado. Apresentam relação com a morte e ressurreição (de um novo indivíduo), tendo em vista que o iniciado, concluído o rito, assume uma nova identidade.
 
O USO DAS MÁSCARAS
 
A utilização de máscaras em cerimônias é prática comum há milhares de anos. As máscaras de fundamental importância nos rituais de iniciação, de passagem, ou de evocação de entidades espirituais. As máscaras apresentam-se, também, como elementos de afirmação étnica, expondo características particulares de cada grupo. Assim, existe uma enorme diversidade de formas, modelos, técnicas de confecção e aplicações.
 
Normalmente, a máscara é apenas um dos elementos utilizados nas cerimônias e rituais, havendo a combinação com outras manifestações, como dança, música e instrumentos musicais. Aparece ainda o uso de máscaras associado a objetos de cunho animista, como amuletos.
 
A máscara na África negra  
 
 
Na África, o artificie, antes de começar a esculpir uma máscara, passa por um processo de purificação, com reza aos espíritos ancestrais e às forças divinas. Tal prática faria com que a força divina fosse transferida para a máscara durante o processo de manufatura.
 
 
Se no passado era prática generalizada, o uso de máscaras rituais teve um enorme declínio nas últimas décadas. Entretanto, a manufatura e o emprego deste objetos continua sendo um aspecto fundamental da identidade de vários grupos étnicos africanos. Por isso, já existem pessoas que trabalham pela preservação deste hábito familiar.
 
As máscaras são empregadas, basicamente, em eventos sociais e religiosos. Além de representarem os espíritos ancestrais em alguns casos obtiveram o controle de forças espirituais das comunidades para um determinado fim, sejam estas forças benéficas ou malignas.
 
A matéria prima utilizada na elaboração das máscaras é diversificada. Entretanto, é a madeira a matéria prima mais comum. isso porque os artificies que as árvores possuem alma, um espírito. A madeira seria preparada como um receptáculo espiritual, sendo que parte dessa animista é transferida para a máscara, conferindo ao seu portador alguma espécie de poder.
 
Na visão de muitos antropólogos, se trataria de um conjunto de forças invisíveis que atuam diretamente no controle social.

Para saber mais:
Mello, Luiz Gonzaga de . "Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas".
Harris, Marvin. "Antropologia cultural. Espina Barrio, Angel B.  "Manual de Antropologia Cultural".


 História das máscaras africanas:
 




As máscaras sempre foram as protagonistas indiscutíveis da arte africana. A crença de que possuíam determinadas virtudes mágicas transformou-as no centro das pesquisas. O fato é que, para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.
Serviam também para identificar os membros de certas sociedade secretas.
Em geral, o material utilizado a madeira verde, embora existam também peças singulares de marfim, bronze e terracota. Antes de começar a entalhar o artesão realizava uma série de rituais no bosque, onde normalmente desenvolvia o trabalho, longe da aldeia e usando ele próprio uma máscara no rosto. A máscara era criada com total liberdade, dispensando esboço e cumprindo sua função.
A madeira era modelada com uma faca afiada. As peças iam do mais puro figurativismo até a abstração completa.
Quanto à sua interpretação, a tarefa é difícil, na medida em que não se conhece sua função, ou seja, o ritual para o qual foram concebidas. Os colonizadores nunca valorizaram essas peças, consideradas apenas curiosidade de um povo primitivo e infiel. Paradoxalmente, a maior parte das obras africanas encontra-se em museus do Ocidente, onde recentemente, em meados do século XX, tentou-se classificá-las.
Na verdade, os historiadores africanos viram se obrigados a estudar a arte de seus antepassados nos museus da Europa.

O auge da arte africana na Europa surgiu com as primeiras vanguardas, especificamente os fauvistas e os expressionistas. Este, além de reconhecer os valores artísticos das peças africanas, tentaram imitá-las, embora sempre sob a ótica de suas próprias interpretações, algo que colaborou em muitos casos, para a distorção do verdadeiro sentido das obras. Entre as peças mais valorizadas atualmente estão, apenas para itar algumas, as esculturas de arte das culturas fon, fang, ioruba e bini, e as de Luba.

O fato de os primeiros colonizadores terem subestimado essas culturas e considerado essas obras meras curiosidades exóticas, provocou um saque sem sentido na herança cultural desse continente. Recentemente, no século XX, foi possível, graças a antropologia de campo e aos especialistas em arte africana, organizar as coleções dos museus europeus. Mas o dano já estava feito. Muitos objetos ficaram sem classificação, não se conhecendo assim seu lugar de origem ou simplesmente ignorando-se sua função.
Fonte: Meus Estudos./ http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010_05_23_archive.html
 

Por Rodrigo Aguiar (Caminhos Ancestrais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!