6 de novembro de 2013

ESPAÇOS SAGRADOS

Nas Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, no Componente Curricular de Ensino Religioso, os:

Espaços Sagrados – Entre os diversos espaços considerados sagrados, alguns tiveram origem em uma história ou lenda que envolveu uma hierofania (manifestação do sagrado); outros foram construídos pelos homens e se tornaram centros de peregrinações ou romarias: são os templos, os santuários, as catedrais, as capelas, os locais de prece e meditação, as mesquitas, os terreiros, etc.

Segundo ROSENDAHL (1999), os santuários paleolíticos são exemplos dos primeiros indícios de vida cívica. A caverna desempenhou uma função importante na expressão da arte e na realização de rituais da época. Lugares sagrados, como rios, montanhas, cidades, florestas, cavernas e grutas sempre exerceram forte atração. A função desses lugares é ser a morada e a manifestação do sagrado. Ali o devoto peregrino ou romeiro pode, de modo privilegiado, realizar a sua experiência de fé ou experiência do sagrado, por meio de práticas devocionais e do pagamento de promessas.

As práticas religiosas em espaços sagrados conferem-lhes característica própria, firmada pela expressão do sagrado. Esses espaços podem, porém, apresentar outras funções além da religiosa, como a de turismo e de comércio.

Há tradições religiosas, como o Catolicismo, o Hinduísmo, o Islamismo, o Budismo e a Fé Bahá’í, que incentivam seus adeptos a realizarem peregrinações, como motivação para o fortalecimento e vivência mais intensa da espiritualidade.

Muitas pessoas procuram esses lugares ou espaços sagrados para cumprir promessas ou fazer votos, pedir e agradecer benefícios ou graças alcançadas.
 









 

8 comentários:

  1. Parabéns professora sou da rede tbm, as imagens serão muito úteis nas minhas aulas. CEI Ulisses Falcão Vieira.

    ResponderExcluir
  2. Adorei usei nas minhas aulas de ensino religioso sou de Minas Gerais ,Cristais

    ResponderExcluir
  3. Adorei usei nas minhas aulas de ensino religioso sou de Minas Gerais ,Cristais

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, foi de grande valia seu trabalho, acrescentou e ilustrou muito em minhas aulas

    ResponderExcluir
  5. Simples e profundo e significativo. Obrigada. Vou utilizar em minhas aulas como fonte de pesquisa para os alunos. Abraço, querida colega professora.

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais de conhecer esses espaços sagrados. Saber que as pessoas procuram esses espaços para fazerem suas orações, peregrinações. Muito lindo!! Lucca Toni F. De Souza. Sala 73.

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!