Conteúdo: 2° ano e 3° ano: Mito de criação
do mundo por meio dos orixás.
O objetivo era:
- Reconhecer o outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas;
- Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
- Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados.
2ª e 3ª anos:
Para poder iniciar o conteúdo da
matriz africana, lembrei de como o indígena vê o planeta Terra, "mãe
terra", e perguntei para os alunos como é que eles achavam que os adeptos
da tradição do Candomblé via a origem da Terra e de tudo que nela tem.
Passei
no quadro para que copiassem o seguinte parágrafo:
Certo
dia Olorum, o Senhor Supremo, resolveu criar o universo. Para isso, cada Orixá
pegou alguma coisa para ajudá-lo.
1ª aula: Questionei os alunos sobre o que Olorum poderia ter criado, a
partir daí fizemos uma relação de elementos dos quais tínhamos que diferenciar
elementos culturais e naturais. Os alunos realizaram o registro no caderno.
O Senhor do ferro. Ele pegou o ferro e com ele
criou os utensílios, as ferramentas para a agricultura e a espada para se
defender. É ele o dono da música, do ritmo.
3ª aula: passei no quadro um
textinho do segundo orixá: Oxóssi.
Senhor
da caça. Ele pegou o arco e a flecha, para que pudesse entrar na mata, e lá
caçar para prover à sua comunidade.
Antes de mostrá-lo entreguei um
quebra-cabeças de 4 partes para que os alunos montassem e só depois é que
mostrei a também a imagem e a réplica
deste orixá. De lição de casa os alunos teriam que trazer para a próxima aula
ervas medicinais e saber qual era o seu significado.
4ª aula: com as ervas que foram
trazidas de casa os alunos contaram uns para os outros qual era a finalidade de
cada uma e anotamos o seguinte texto no caderno:
Ossaim:
Senhor das folhas. Foi ele quem pegou as folhas com as quais sabia fazer todos
os remédios e todas as poções mágicas para curar as pessoas.
Após a cópia os alunos
viram a imagem e a réplica reciclável deste orixá e compuseram um mural com as ervas de Ossaim.
5ª aula: os alunos
conheceram Oxum e suas características. Todas as palavras que se referiam a
Oxum foram explicadas a partir do conhecimento dos alunos e cada aluno procurou
as mesmas no caça palavras. Uma definição de Oxum foi passada no quadro.
Mãe
das águas doces. Ele se encarregou de cuidar das crianças e de preservar as
águas, sem as quais os homens e as mulheres não poderiam viver.
6ª aula: para conhecer outro orixá,
os alunos ganharam este pequeno texto:
Conversamos sobre o texto, foram apresentadas as imagens e cada aluno
ganhou 3 raios de papel laminado prateado e com isso cada aluno colou em seu
caderno e ilustrou uma paisagem com eles.
Como lição de casa os
alunos levaram uma pesquisa sobre quais
eram os seres vivos e não vivo que vivem no mar.
7ª aula: os alunos
fizeram a exposição falando quais eram os seres vivos e não vivo que existem no
mar, logo em seguida após pesquisa prévia entreguei aos alunos algumas imagens.
Eles teriam que pintar e recortar. Mostrei a imagem de Iemanjá e disse que ela
é a senhora das águas salgadas e protetora de tudo que está no mar ou do que
vai para o mar. Exemplo disso quando nos banhamos ou os pescadores que pedem
sua proteção em alto mar. Os alunos copiaram o seguinte texto no caderno:
Iemanjá: A grande mãe das águas salgadas.
Para a atividade da
próxima semana os alunos levaram a seguinte lição de casa:
8ª aula: os alunos
trouxeram a resposta e levaram para os colegas. Logo em seguida apresentei
Oxumaré, expliquei como se deu seu nascimento e que a sua energia está no
arco-íris.
Com as gotas
confeccionamos um painel com a imagem de Oxumaré e as respostas dos alunos,
segunda a tradição religiosa de cada um.
Esta atividade foi a finalização do trabalho com a matriz africana.
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