Atividade realiza com os estudantes dos 1º B e C. Esta atividade foi apresentada no II Compartilhando Experiências no Ensino Religioso do Município de São José dos Pinhais.
Iniciamos nossas atividades a partir da leitura do mito: O sumiço da noite - Daniel Munduruku
Conversamos sobre os presentes dados a serpente e que um deles era o Maracá Sagrado.
A partir daí, confeccionamos com material reciclável um maracá.
Em seguida lembramos da História do Davi, conforme o link abaixo:
Fomos aos poucos conversando sobre os lugares sagrados e os personagens da história.
A partir deste momento conversamos que cada um dos lugares sagrados tinham um simbologia e confeccionamos os símbolos religiosos construídos.
Após a conclusão da matriz ocidental, levei para a sala de aula o mito da M. Pemba.
Após ouvirem o mito, cada estudantes ilustrou o que desejaria que acontecesse que fosse bom para ele/a ou para os outros.
Sabemos que a Pemba é sagrada somente quando é utilizada no terreiro na escrita/desenho dos pontos de Umbanda.
Fomo até o pátio da escola para assoprar o pozinho da Pemba e espalhar os nossos pedidos para o universo.
Finalizando a matriz oriental, levei para a sala de aula algumas flores e comecei a questionar os estudante sobre as mesmas.
Houveram muitas respostas e então li para eles o seguinte textinho:
Iniciamos a montagem da nossa Ikebana:
E como resultado da atividade realizada, a mesma foi apresentada no II Compartilhando Experiências no Ensino Religioso do Município de São José dos Pinhais.
Agradeço de coração a Técnica Pedagógica do Ensino Religioso da SEMED |
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