Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


13 de março de 2014

O ISLAMISMO - VISITA MONITORADA

O ISLÃ
O Islã é a mensagem celestial que Deus revelou ao profeta Mohammad ibn Abdallah (S.A.A.S.) (1) através do anjo Gabriel. É o resumo de todas as mensagens celestiais e tem como base o Alcorão Sagrado. O objetivo desta mensagem é ligar Deus ao ser humano e este a Deus, e baseado nisso, ele preenche todos os campos da vida humana. 


O Islã tem dois aspectos: o espiritual e o jurídico. Por isso, ele está relacionado com todos os campos da vida, tanto materiais quanto espirituais. A dimensão espiritual do Islã consiste em: 

A) O MONOTEÍSMO
B) A JUSTIÇA
C) A PROFECIA 
D) O IMAMATO
E) O JUÍZO FINAL

FONTE:http://www.ibeipr.com.br/ibei.php?path=islamismo

Num das visitas realizadas pelos profissionais da educação do município de Curitiba professor Gamal Fquad El - Oumairi fez uma exposição de alguns objetos utilizados nas práticas religiosas.

Apresentação do Masbaha, (em árabe: مسبحة), também conhecido como subha (سبحة), tasbih ou tespih (تسبيح, [taṣbīḥ]) é um objeto similar a um rosário, de uso tradicional entre os fiéis da religião islâmica.


A bússola mostra direção de Meca, cidade sagrada.


Tapete de orações , serve para que cada um faça a sua oração sobre ele, deve estar sempre limpo pois a pureza do lugar é considerada fundamental. Existem várias ilustrações e escritas. Há o tapete masculino e o feminino.

TAPETE MASCULINO

TAPETE FEMININO

O calendário com os meses com as data islâmicas é confeccionado pelas comunidade islâmicas retratando as datas religiosas.
Este calendário aproxima as pessoas das festividades, cerimônias, atos religiosos.




Maleta era utilizada nas décadas de 70 a 80 onde as fitas cassete levavam a mensagem do Alcorão.





Alcorão, considerado as chaves do paraíso, ele convida os fiéis fazem as ações do Islamismo.
Ex: Ramadã, período do jejum, fazem 1000 orações, nele tem descrito tudo o que o fiel tem que fazer independente do lugar onde estejam.
O lugar onde o Alcorão estiver é o lugar onde a cidade de Meca está localizada e o suporte onde ele estiver é extremamente especial.






Cinturão é utilizado em Meca e tem uma abertura para que algo possa ser guardado.


Identificação serve para ajudar o fiel pois se ele se perder todas as suas informações estarão contidas lá.

VESTIMENTAS

Vestimenta utilizada pelos árabes, paquistaneses em casa.





As vestes femininas têm mais detalhes e não marcam o corpo.

Quadro (em forma de tapete) tem os 99 atributos de Deus.



Exitem além dos tapetinhos utilizados para a prática religiosa os tapetinho que servem como quadros que podem ser expostos em casa, na mesquita.



O kit, Masbaha, perfume e a pedra 


Nos arcos internos da Mesquita Imam Ali ibn Abi Tálib, em Curitiba existe a descrição de versículos em árabe e também em português.

Esta é a imagem onde o Cheique faz a leitura do texto sagrado, os praticantes desta tradição religiosa tem que estar com seus tapetinhos voltados sempre para a cidade de Meca em seus momentos de oração.


http://redacao2ufpr.wordpress.com/2012/06/08/mesquita-de-curitiba-e-um-marco-da-luta-contra-o-preconceito/
Há também o espaço direcionado para a prática religiosa das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário