24 de agosto de 2014

BATISMO NA UMBANDA

Vou neste trimestre trabalhar com os alunos o rito do batismo e estamos agora na matriz africana. então resolvi dividir com vocês o texto que estarei utilizando. Segue o txto que consultei e as atividades que estarei propondo aos alunos. Esta é para o 3º ano:

TEXTO: PARA CONSULTA:

Temos que ter em mente que o batismo significa o recomeço, o acordar para a religião em que você se propõem a seguir e a adorar.
Sabemos que o Batismo é algo sagrado e imutável tão sagrado que em nossa Comunidade é reconhecido que o primeiro Batismo na Umbanda será sempre o seu primeiro o seu laço com suas entidades, mas alem do Batismo também temos a cerimônia de confirmação que é a que fortalece esse laço da mesma forma que a primeira, se escolhe um ou mais padrinhos e madrinhas para tal cerimônia que serão testemunhas encarnadas alem do Guia Chefe que irá presenciar tal acontecimento.
Alguns preceitos devem ser seguidos para que possamos estar preparados de corpo e alma para tal cerimônia.

• Na semana anterior a do dia do batismo 7 dias antes devemos acender um vela de sete
dias para Oxalá para que nos prepare para a cerimônia e ilumine nosso Ori (cabeça);
• Durante a semana deve-se evitar ambientes carregados e uso de roupas escuras, sempre pense em coisas agradáveis e alegres faça dessa semana a sua melhor semana.
• Devemos nos sete dias anteriores ao do Batismo tomar banho de Tapete de Oxalá (boldo) de cabeça e corpo para mantermos o equilíbrio do espírito.
• No dia da cerimônia devemos providenciar uma Toalha Branca sem desenhos ou estampas, caso saiba seu Orixá de cabeça é permitido colocar fita da cor do Orixá * (conforme cores designadas pelo primado de Umbanda ) sem exageros essa toalha não é usado nas giras apenas nos  trabalhos de Cachoeira e Praia.
• No dia da cerimônia devemos providenciar uma Vela Branca simples de Batismo.

LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO.
O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.
Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

O Significado do Ato Ritualístico:
A PEMBA BRANCA - Representa Oxalá nosso grande Orixá, divindade sincretizada por nós como Jesus Cristo no qual foi crucificado e com essa pemba é que seremos cruzados confirmando com este símbolo sinal cristão, da acolhida deste filho à Família de Almas de Angola (SARAVÁ PAI Oxalá)
O INCENSO: Representa a energias de proteção e de irradiação luminosa. Nela pedimos a Iansã senhora dos ventos que leve o aroma das sagradas ervas a todos o lugares que andastes o protegendo de todo o mal e ultrapassando as dificuldades da vida. (SARAVÁ Iansã) 
O SAL: Em nome de Ogum senhor dos caminhos e das batalhas o sal que representa a proteção que lhe será dada durante sua vida pelo plano espiritual; representa ainda a terra e sua prosperidade e o crescimento de suas plantações interiores; a preservação da vida; (SARAVÁ Ogum) 

 FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça Divina essa  chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos menos aflitos o testemunho dos  presentes à sua nova vida dentro dos princípios Cristãos de Almas de Angola, representa ainda  a luz interior de cada um de nós, luz a ser desvelada para que cheguemos a Oxalá. (SARAVÁ Xangô) 
O ÓLEO : Nesse domínio reina Oxossi Senhor das Matas Guardião de Nossa Comunidade, sobre  a ordem do Orixá que reina nossa Casa. Cuja unção significa as bênçãos do PAI sobre seu  FIL HOS . A consagração desses filhos às entidades de Almas de Angola e a sua distinção entre  os homens. Pois a partir de agora eles são membros da Grande Família Universal Umbandista.  (SARAVÁ OXOSSI) 
A ÁGUA: Nesse domínio reina Iemanjá, Oxum e Nanã senhora das águas sagradas, que são as  grandes Mães geradoras onde tudo é criado. Diante dessa cachoeira limpe as impureza que  tenhas e prepare seu coração durante sua jornada te tornando digno de ser Umbandista pois a  aguá é a purificação do Espírito, Mente e Corpo. (SARAVÁ Oxum, SARAVÁ Iemanjá, SARAVÁ  Nanã). 
E Finalmente a Obaluâe a bondade e o carinho dos teus velhos espíritos venha a doutrinar esse  filho no caminho do bem e da responsabilidade com ele pedimos aos padrinhos que  intercedam sempre em tudo o que achares errados em seu filho no decorrer dessa nova  caminhada. (SARAVÁ Obaluâe)
todos os alunos, do 1º ao 3º ano,  assistirão ao vídeo, será apresentado a eles todos os símbolos em forma de objetos a aí então faremos as atividades de acordo com o entendimento de cada turma.

Atividade do 3º ano após assistir o vídeo de um batismo na Umbanda:







Para o 2º ano será a seguinte:




 E para o 1º ano os símbolos serão mostrados e os alunos irão ilustrar no caderno nomeando-os.
http://umbanda-candomble.comunidades.net/index.php?pagina=1740926615

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!