19 de agosto de 2014

DIÁLOGO - REVISTA DE ENSINO RELIGIOSO

Este é um material riquíssimo que todo professor de Ensino Religioso deve ler:

Diálogo - Revista de Ensino Religioso surgiu para responder às solicitações e anseios de milhares de educadores comprometidos com uma educação que inclui o Ensino Religioso como elemento integrante da estrutura do sistema educacional e o considera de fundamental importância para o desenvolvimento integral do ser humano. Daqueles que acreditam na educação religiosa como uma dimensão importante para a formação integral do ser humano, como um espaço importante no processo de educação para o diálogo, para a convivência fraterna e solidárias entre as pessoas.
Professores e coordenadores estaduais reunidos no 10º ENER – Encontro Nacional de Ensino Religioso (Fortaleza, agosto de 1994) – manifestaram a necessidade da publicação de uma revista destinada à formação do educador religioso,...
tanto das escolas públicas como das particulares, e que o mantivesse informado sobre as diversas atividades e iniciativas relacionadas ao seu trabalho profissional, favorecendo à sua permanente atualização e o intercâmbio de experiências.
Paulinas assumiu o desafio. Em setembro de 1995, o sonho dos educadores tornou-se realidade com o lançamento do Nº 0 de Diálogo abordando o tema: O Ensino Religioso no Brasil.
A revista apresenta uma concepção de Ensino Religioso (ER) baseada em novos paradigmas educacionais e religiosos e distinto da Catequese vinculada a uma confissão religiosa específica.
No espaço leigo e pluralista da escola, o ER, visa colaborar para uma educação humanista e humanizadora, aberta ao Transcendente, aos valores da vida, especialmente ao diálogo inter-religioso, em vista de uma convivência humana respeitosa, solidária, aberta ao outro, ao Transcendente.

Diálogo - Revista de Ensino Religioso é:
um periódico a serviço do diálogo inter-religioso na escola
um subsídio para a formação e informação do educador
um espaço de comunicação e troca de experiências.
Periodicidade: quatro números anuais, lançados no início de cada bimestre
letivo, nos meses de março, maio, agosto, outubro.

Conteúdo: a revista é monotemática. Aborda temas pertinentes ao Ensino Religioso, enfocando-os sob vários aspectos. Além de artigos de fundamentação teórica, a revista apresenta experiências pedagógicas, sugestões de atividades e dinâmicas educativas, notícias sobre o ER, indicação de leitura e de subsídios relativos ao tema.




FONTE: https://www.paulinas.org.br/dialogo/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!