Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


20 de agosto de 2014

HIJAD - DOCUMENTÁRIO SOBRE A COMUNIDADE MUÇULMANA DE CURITIBA

Vejam que vídeo maravilhoso produzido pela comunidade muçulmana de Curitiba

Louvado seja Deus, Aquele que é o mais Clemente e o mais Misericordioso, Aquele que nos deu todas as oportunidades e habilidades para que estejamos mais próximos d`Ele, o Altíssimo, Criador, Ordenador e Sustentador de todo o universo. E que a paz e as bênçãos estejam com todos os Profetas e todos os Mensageiros Divinos, especialmente com nosso querido guia, orientador e salvador, o nosso Profeta Mohammad, a paz esteja com ele, com sua Purificada Família e com todos os seus Companheiros sinceros.
Irmãos queridos e prezados leitores, que a paz esteja convosco. Iniciamos nosso diálogo com vocês da mesma forma que iniciamos este texto, invocando o nome de Deus, o mais Clemente, o mais Misericordioso, que nos convidou para representar e imitar a Sua misericórdia e transmitir a Sua mensagem a todos os seres humanos.




Assim sendo, ressaltamos que esta nossa página oficial na internet será enriquecida com os puros conhecimentos islâmicos, além de vários conceitos relativos aos ensinamentos religiosos, provenientes de fontes islâmicas legítimas. Teremos, também, temas relacionados com a cultura e a história islâmica, bem como curiosidades e atualidades do mundo islâmico e do mundo árabe.
Uma das nossas finalidades principais é abrir um caminho de comunicação e aproximação entre todas as civilizações e culturas. Por isso, estamos oferecendo aos membros de outras culturas e etnias os verdadeiros conceitos da Religião Islâmica. Assim, pretendemos construir um canal que permita a troca de conhecimentos, possibilitando a que todos os seres humanos se encontrem em um ambiente de diálogo inter-religioso que seja aberto, respeitoso e consciente. Apenas dessa maneira poderemos reduzir as barreiras entre as religiões, as civilizações e as culturas.

Consideramos que todos os sábios, pensadores e pessoas cultas possuem uma grande responsabilidade perante a sociedade humana. Podemos resumi-la em três papéis importantes, que citaremos a seguir:

A. Buscar e criar ambientes de pensamento e de enriquecimento cultural entre os povos por meio do diálogo, que motivem o estabelecimento de laços de respeito, amizade, consideração e paz entre os seres humanos;
B. Eliminar todos os mitos, informações deturpadas, idéias e opiniões falsas, que desfiguram a pura e verdadeira imagem de todas as religiões e culturas do mundo, em nosso caso a Islâmica;
C. Particularmente, desejamos esclarecer e transmitir para todas as pessoas os verdadeiros ensinamentos espirituais e culturais da Religião Islâmica, como também tornar clara a diferença entre os costumes dos povos que abraçaram o Islamismo e os ritos e rituais inerentes a esta religião.
Na nossa época, infelizmente, a Religião Islâmica, apesar de sua riqueza cultural e caráter humanista, tornou-se alvo de deturpação dos “amigos” ignorantes e inimigos conscientes. Observamos, nestes dias, a hipocrisia intencional de parte dos meios de comunicações em todo o mundo, que exerce o seu poder de maneiras a cometer crimes contra os povos, ocultando a verdadeira essência dos fatos e acontecimentos, distorcendo a realidade. Agindo assim, estão desvalorizando a credibilidade do jornalismo, que deveria ser imparcial e não discriminar entre um povo e outro, uma etnia e outra, entre uma cultura e outra.
Infelizmente, as incessantes mentiras, as infundadas acusações, a ignorância e os preconceitos manifestados continuamente dominam o conteúdo da maioria das notícias e informações veiculadas pela mídia internacional em relação à Religião Islâmica e seus verdadeiros seguidores.
Estes meios de comunicação implantam nas mentes dos telespectadores, dos leitores e dos ouvintes muitos conceitos incorretos sobre o Islamismo e, lamentavelmente, distorcem a realidade de noções importantes como o conceito da resistência, da justiça, dos direitos humanos, da mulher e da democracia, entre outros. Nos últimos anos, estamos verificando um grande crime contra a humanidade: os verdadeiros significados destes importantes temas vêm sendo adulterados, conscientemente, pelos executivos, diretores e demais profissionais de algumas empresas de comunicação.
Um fenômeno que vem provocando sofrimento e dor nos corações das pessoas justas do mundo inteiro é a moderna escravidão das instituições da mídia, influenciadas diretamente e usadas como instrumento de dominação por autoridades políticas mundiais, que procuram defender os seus interesses particulares a qualquer custo e a qualquer preço, em detrimento da informação isenta e verdadeira.
Por isso, por meio de nosso site e nosso humilde trabalho, convidamos a todos os educadores e pessoas sedentas de conhecimento para trabalhar, lutar e sacrificar-se num único objetivo, que é o de tentar criar um mundo mais sábio, onde reine a paz, a harmonia e a tolerância entre todas as civilizações, religiões e povos.

Deus Altíssimo diz no Sagrado Alcorão: “Óh homens! Certamente, Nós vos criamos de um varão e de uma fêmea, e vos fizemos nações e tribos, para que vos conheceis uns aos outros. Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah, é o mais piedoso. Por certo, Allah é Onisciente, Conhecedor.” ( 49; 13)

Fonte: http://www.ibeipr.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário