17 de novembro de 2014

LAVAÇÃO DAS ESCADARIAS DA IGREJA DO ROSÁRIO - 2014

FESTA DO ROSÁRIO DOS PRETOS DE SÃO BENEDITO



                  No Dia da Consciência Negra – 20 de novembro de 2014 – nossa capital celebrará a memória afrocuritibana com atividades culturais e artísticas em frente à Igreja do Rosário, antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito.

                       Em 2013 foi aprovada a Lei de autoria do Vereador Tito Zeglin para inserção no Calendário Oficial da cidade da Festa do Rosário, a ser realizada sempre no dia 20 de novembro, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

                A data celebra a memória afrocuritibana presente na história da Igreja do Rosário, originalmente Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, sendo Nossa Senhora do Rosário e São Benedito padroeiros dos negros/as e Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos artistas e preservadores das culturas populares.

                 A ideia é proporcionar à cidade de Curitiba contato com a memória afrocuriti-bana presente em nosso centro histórico. Estão previstas atividades com feira étnica, palco e som sob uma tenda grande na área em frente à Igreja do Rosário, na quinta-feira, dia 20 de novembro, sexta e sábado, 21 e 22 de novembro.
                   No domingo dia 23, acontece a tradicional Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, antecedida de culto
inter-religioso e seguida de cortejo de afoxé até o marco do Pelourinho de Curitiba, passando pelas Gameleiras Sagradas na Praça Tiradentes.
           Segundo o IBGE de 2010, cerca de 24% da população curitibana é afrodescen-dente. São quase 600 mil afrocuritibanos relegados pelo poder público ao esquecimento e que passam agora a contar com representação no Calendário Oficial de Curitiba. A realização de uma festa em homenagem à etnia afro, com apresentações, feira, uma campanha de conscientização, vem ao encontro das diversas políticas de valorização e reconhecimento da importância deste povo na formação da nossa sociedade. Além disso, supre uma demanda dos professores que precisam efetivar a Lei Federal 10.639/03, lei que determina a inclusão dos saberes Africanos e Afrobrasileiros em sala de aula, bem como a discussão das relações étnico-raciais e o combate ao racismo e ao apagamento identitário sofrido pela comunidade afro.
            Com a “Consciência Negra” contamos difundir informações sobre a etnia afrodescendente de forma positiva e afirmativa, ofertando aos educadores e à sociedade em geral um material de apoio para superar estereótipos e preconceitos impostos no período colonial, republicano e paranista.
               Vale ressaltar ainda que o Feriado do Dia da Consciência Negra foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!