15 de novembro de 2014

A CRIANÇA NO ISLAMISMO 1º AO 3º ANOS

Islamismo:
1ª aula: Para iniciar a tradição religiosa do Islamismo levei outro cartaz e pedi para que os alunos comparassem as imagens.Então apresentei o texto sagrado do Alcorão e disse que iríamos conhecer outra tradição religiosa. No caderno os alunos registraram os símbolos como a lua crescente, o Alcorão e as  imagens das crianças.





2ª aula: Contei através de imagens a história do Nabil, um menino muçulmano que vive no Brasil com sua família e segue a tradição religiosa como pede o texto sagrado. Conversamos sobre as expressões que apareceram. 
Expliquei que todo casal muçulmano tem responsabilidades com os seus filhos e que estes direitos estão ligados diretamente com o texto sagrado.




3ª aula: Apresentei o primeiro direito que é Al Ta’am: alimentação. Expliquei que existem alimentos halal e haram. Entreguei um encarte de mercado e fomos colando os alimentos que podem ser consumidos pela família.

A turma do 3º ano, escreveu em seu caderno o significado de HALAL e HARAM:





















4ª aula: direito a Al Tilbaba, medicação. Conversamos sobre a importância da medicação  ser dada por um adulto, a importância de se tomar remédios. Então os alunos elencaram uma série de doenças que precisam de cuidados e completaram a cena proposta.



















4ª aula: Al Malbas: vestimenta. Conversamos analisando o cartaz sobre as roupas que as crianças estavam utilizando e cada um ganhou o contorno de um corpo e teria que vesti-lo de acordo com a tradição religiosa estudada.








5ª aula: direito a Al Tilbaba, medicação. Conversamos sobre a importância da medicação  ser dada por um adulto, a importância de se tomar remédios. Então os alunos elencaram uma série de doenças que precisam de cuidados e completaram a cena proposta.



















6ª aula: Al Diin, religião. Conversamos que toda criança aos 7 anos já começa a participar de forma mais efetiva na tradição. Observamos as imagens de que forma esta participação pode acontecer. Para finalizar os alunos levaram para casa as seguintes questões:
- Como acontece a participação religiosa da criança em sua tradição?
- Que ensinamentos são passados pela igreja, templo, enfim, local sagrado que você e sua família frequentam?

7ª aula: Período da copa, semana que foi fragmentada. Mostrei aos alunos um vídeo e imagens de jogadores que estavam realizando a prática do Ramadã e de torcedores que utilizavam gestos, símbolos religiosos para que seus times fossem bem na competição. (Esse é um vídeo do Youtube o que passei foi direto da Rede Globo, que estava fazendo um especial sobre a Copa 2014).
Segue link:  Chinlone



E perguntei se futebol e religião tinham algo em comum: Veja as fotos:












Mostrei a eles também uma música muito bonita, conversamos sobre o significado:




- Faça um desenho mostrando como é a sua participação.
8ª aula: Com o retorno da pesquisa conversamos sobre o que cada um trouxe de casa, as respostas foram anotadas no quadro e até comparadas e questionadas por alguns dos alunos sobre a similaridade que tinham.
Com o resultado construímos um mural que ficou exposto no corredor da escola.




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