2 de novembro de 2014

IV COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO RELIGIOSO 2014

No último dia 29/10 aconteceu no Centro de Formação Continuada o IV compartilhando Experiências no Ensino Religioso. Confira como foi este evento que contou com a presença de profissionais de Curitiba, de Pitanga, Wenceslau Brás, São José dos Pinhais, Colombo, Sarandi e contamos com a presença da representante do Departamento de Ensino Fundamental da cidade de Curitiba, Letícia Mara de Meira, a Equipe Pedagógica da ASSINTEC e do Professor Sérgio Junqueira.
As atividades no período da manhã foram iniciadas pela representante da Gerência de Currículo do Ensino Religioso Elizabeth Carassai que nos mostrou um vídeo emocionante de todos os momentos em que nos encontramos para aprender um pouco mais sobre este componente curricular tão especial.




A primeira professora que compartilhou sua experiência foi a professora Karin Willms. O conteúdo trabalhado foi Alteridade: com o conto: O coração do Baobá. E mostrou como trabalhou com seus alunos  dos 2º anos a matriz africana.


Segue o link para maiores informações: http://profkarinensinoreligioso.blogspot.com.br/2014/08/atividades-do-texto.html

Logo em seguida, a professora Sandra Pereira mostrou sua prática com o conteúdo Espiritualidades trabalhado com os alunos dos 4º e 5º anos.
Iniciou seu trabalho com o Livro: Que haja paz.
Seguiu com um texto do professor Borres Guilouski: O que é sagrado para você? (Ver texto aqui no blog: http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com.br/2013/04/o-que-e-sagrado-para-voce.html)

Trabalhou o conceito de Espiritualidades nas diferentes tradições religiosas.

Tradição Indígena: Mito da Vitória Régia
Tradição Africana: banhos, tocar atabaques, umbanda e candomblé, preces  e defumação.
Tradição Oriental: mantras
Tradição Ocidental: seu enfoque foi no Islamismo, Judaísmo, Católicos, Cristãs Evangélicas, Espíritas, 

Com cada tradição trabalhada montou com os alunos a Mandala das Espiritualidades.




Na 3ª apresentação compartilhei com todos, o trabalho realizado com os alunos do 1º ao 3º anos sobre Alteridade, Símbolos sagrados e Tradições religiosas em minha Unidades Escolar.

Mostrei como a criança tem sua participação no Islamismo, levei para sala o texto sagrado, os símbolos e imagens dos alunos interagindo com o conteúdo.
Posteriormente irei postar este trabalho.
E para finalizar esta manhã tão enriquecedora a professora Rachel compartilhou sua prática sobre Alteridade.
Mostrou através de imagens sua caminhada com os alunos na escola onde trabalha, os diferentes lugares sagrados que já levou os alunos: Templo ISKCON de Curitiba, Mesquita Imam Ali ibn Abi Tálib, Igreja Messiânica, Igreja Presbeteriana, Seicho no iê, Centro Espírita, Igreja Ortodoxa e outros.
Sua atividade foi sobre os ensinamentos das tradições religiosas. E para finalizar construíram muitas mandalas e outras atividades.



No período da tarde a Professora Eliane Clara nos contou um pouco sobre o trabalho da divulgação do seu Blog: http://pluralreligioso.blogspot.com.br, que tanto tem contribuído para divulgação do trabalho com o Ensino Religioso na Rede Municipal de Curitiba.





Para continuar compartilhando levei como experiência para ser apresentada o trabalho com este Blog ( que é usado como referência na rede ) e como no Judaísmo a criança realiza sua participação, encaminhamento este que está publicado aqui.
http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com.br/2014/07/a-crianca-no-judaismo-1-ao-3-ano.html


A professora Silvana do município de São José dos Pinhais dividiu conosco sua prática com os alunos 2º ciclo.

Sua prática se dá através das músicas que estão aí tocando no rádio todos os dias , para que todos possam ouvir e quando são direcionadas para o Ensino Religioso causam nos alunos grandes surpresas e emoção.

Veja um dos vídeos que a professora trabalhou:


A partir daí a letra da música foi explorada e os alunos se surpreenderam com o que passaram a conhecer. 
Foi um trabalho magnífico que a professora apresentou.




Para finalizar a professora Karin Willms nos contou um sobre o seu trabalho em divulgar o seu Blog: http://profkarinensinoreligioso.blogspot.com.br/
Nos contou sobre os livros de literatura que ela indica para que possam ser trabalhados com os alunos e dos encaminhamentos que lá estão colocados para serem utilizados por todos os profissionais da educação.



E como todo evento tem dinâmicas a professora Diná Raquel, da ASSINTEC, nos agraciou com uma das suas dinâmicas que pudéssemos nos envolver mais umas com as outras. e para finalizar deixou seu recado através deste lindo poema:



APOSENTADORIA Diná Raquel - 2014 

Os anos seguem em sua trajetória. 
Professores compartilham suas experiências, 
Ricas experiências que aos poucos foram sendo construídas. 
Verdades eternas? 
Depende de cada um! Mentes que se abrem para o novo.
Novo? 
Novo-velho, mas para muitos, novo sim. Pois até bem pouco tempo 
Os conceitos aprendidos em sua tradição eram as únicas verdades religiosas.
Hoje, caminhando, caminhando... 
Coração e mente sendo repaginados 

Vemos com alegria 
Uma história de amor e conquistas.
Mestres comprometidos, Debruçados na pesquisa 
E, a cada encontro compartilhado 
O que vemos?
Professores apaixonados! 
Delícia!!
Sentimento de “Missão Cumprida”


Este é o melhor momento do ano, momento de ver que o que foi feito, foi feito, com segurança, audácia, pesquisa e sobretudo muito amor!!!!







Confira mais fotos do evento:
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!