Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


30 de dezembro de 2014

A CRIANÇA NA UMBANDA - 1º AO 3º ANO

Umbanda:

1ª aula: Apresentei aos alunos a “música” Saudação ao Anjo da guarda, em cartaz para que pudéssemos fazer a leitura apontada e também para que pudéssemos ouvir. Conversamos sobre o que ela dizia e o que os anjos fazem. Após esta conversa os alunos ilustraram no caderno de que forma os anjos podem proteger, guardar, ajudar uma pessoa.






















2ª aula: Com o recurso do instrumento musical do Caxixi contei aos alunos o mito: Os Ibejis são transformados em estátuas. Conversamos sobre o mito e que nesta cresça se explica o surgimento dos primeiros gêmeos do planeta.
Conversamos sobre o mito e como é uma criança. Alegre, inocente, feliz, brincalhona. 


3ª aula: Realizei a contação do mito:Os Ibejis salvam a cidade e encontram água. Após a leitura em sala de aula com os 1º e 2º anos realizamos a dramatização de como tudo aconteceu. Fizemos grupos para que o mito fosse encenado por todos. Os alunos do 3º ano receberam uma imagem dos Ibejis para pintar e completar a cena de acordo com o mito.









4ª aula: Resgatei o que foi dito pelo Judaísmo quando a criança é apresentada e inicia a sua participação na sinagoga e como às crianças muçulmanas são tratadas segundo o texto sagrado do Alcorão, então questionei os alunos e perguntei se na tradição africana também tem crianças praticantes da tradição religiosa da Umbanda ou do Candomblé.

Então apresentei o vídeo do batismo do Vinicius, um bebezinho que iniciou sua participação na Umbanda através do batismo.




Após assistirem elencamos os elementos utilizados para este rito, pessoas que participaram, que roupa foram utilizadas, quem celebrou e onde foi realizado.


5ª aula: Nesta aula mostrei aos alunos os símbolos utilizados e em pequenos grupos todos tiveram acesso a estes símbolos pegando, tocando, riscando. Após a atividade realizamos a ilustração dos mesmos.





O 1º ano além de verificar os símbolos ilustrou no caderno.

O 2º ano procurou em um caça-palavras os nomes dos símbolos e ilustrou.

O 3º ano de acordo com o significado de cada um completou a cruzadinha. 



Como lição de casa, uma pesquisa onde os familiares deveriam responder:
Em sua tradição religiosa há a prática do batismo?
A partir de que idade o batismo acontece?
Onde ele é realizado?
Que pessoa é responsável por esta cerimônia?
Que elementos (símbolos) são utilizados? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário