Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


16 de fevereiro de 2016

A MULHER NA TRADIÇÃO HARE KRISHNA - 4º E 5º ANO

Como sempre iniciei com música , nada mais justo apresentar a música de Radha e Krishna.

RADHA E KRISHNA

Os alunos copiaram a letra da música no caderno e depois conversamos a letra.



Em seguida ganharam um desenho para pintar e para conhecer melhor Radha tiveram que colocar os parágrafos deste texto em ordem.


As duas atividades ficaram assim:



Também vimos uma outra mulher importante para os Hare Krishna, Yashodã, a mãe de Krishna, mostrei a eles as imagens de Krishna, Radha e Yashodã.


Segundo o que contam os textos sagrados, a mãe Yashodã é a mãe adotiva de Krishna pois , seu tio Kamsa queria matá-lo e sua mãe Devaki quando o teve juntamente com o seu Nanda deram o menino.



E para visualizar este amor de Yashodã por Krishna confeccionei um quebra-cabeça que os alunos após montarem deveriam colar no caderno.






Bom, essas eram a mulheres que segundo esta tradição já estiveram na terra e hoje como uma mulher que é praticante desta tradição vive?

Foi o que começamos a aprender através de um texto enigmático.




Para conhecermos um pouco melhor passei para os alunos dois vídeos sobre o Templo HAre Krishna aqui de Curitiba.

Ver a notícia:



Apresentei também o mantra Hare Krishna, cada um ganhou o seu e colou no caderno.



Em seguida fizemos uma atividade de Verdadeiro ou also, os alunos teriam que arrumar a sentença falsa:





Também vimos quais são as regras básicas de um devoto e como é o dia a dia no templo.



Corrigimos a atividade e apresentei aos alunos a tilaka, marca esta que todo Hare Krishna tem. E a partir daí os alunos ganharam um rosto e tinham que desenhar a face de um/a devoto/a.





Os rostos que foram confeccionados fizeram parte de um painel que ficou exposto e mais tarde todos os alunos colaram em seus cadernos.
















E finalizando esta matriz religiosa os alunos dos 5º anos visitaram o Templo Hare Krishna de Curitiba e puderam conhecer este espaço sagrado, fazer questionamentos, verificar o que aprenderam.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário