15 de outubro de 2015

A MULHER NA TRADIÇÃO AFRICANA - 4º E 5º ANO

Para iniciar a matriz africana os alunos copiaram do quadro no caderno o ponto: Saudação do anjo da guarda.


Lá no céu uma luz brilhou
anjos no terreiro eu chamei
Óh Deus, Óh Deus
Como brilha bonito
O anjo que está em mim
Como brilha bonito 
O anjo que está em mim.

Se Oxalá permitir
Que venha meu anjo
Me guarde meu anjo
Me abençoe meu anjo
Meu anjo da guarda
Me guarde meu anjo
Me abençoe meu anjo
Meu anjo de luz!

Logo em seguida cantamos o ponto.
Ver ponto: ANJO DA GUARDA

Conversei com os alunos sobre o que dizia aquela música e perguntei de qual religião seria.
Os alunos como já vem de uma caminhada comigo no ER, souberam dizer de que tradição religiosa pertencia.

Então para que os alunos também pudessem colaborar com informações da sua tradição religiosa, levaram para casa os seguintes questionamentos:

1 - Em sua TR, existem anjos?
2 - Qual é o significado deles?
3 - Eles são importantes? Por que? 

Corrigimos a atividade expliquei aos alunos que iria contar uma história:

Logo em seguida fizeram a ilustração.
Depois levei para a sala de aula as imagens dos orixás e os orixás que tenho em miniaturas, a proposta era que os alunos montasse esta história em uma painel.
Com esta atividade quis mostrar que foi através de Iemanjá, um orixá feminino, que segundo este mito foi dado origem aos outros orixás.

Os alunos ganham papel sulfite para desenhar nuvens e estrelas, pinaram e recortaram quantas quisessem produzir.

Ganharam o contorno do corpo humano para reproduzi-lo em cartolina.





A partir daí os alunos receberam papéis de várias cores e optaram por qual orixá reproduzir.













Após a conclusão desta atividade nosso mural ficou assim:
















Passei para os alunos também o texto sobre Iansã:


Iansã tinha muitas joias, que usava com orgulho.

Uma ocasião resolveu sair de casa, mas foi interpelada por seus pais.

Disseram que era perigoso sair com tantas joias.

 E a impediram de satisfazer seu desejo.

Oiá, furiosa, entregou suas joias a Oxum

E fugiu voando, rápida, pelo teto da casa,

Arrasando tudo o que atravessasse o seu caminho.

Oiá tinha se transformado no vento.






Além da ilustração os alunos tiveram o desafio de transformar esta história em história em quadrinhos:











A partir dessas 2 histórias conversei com os alunos sobre as mulheres de hoje no Candomblé e apresentei esses dois vídeos. 









Conversamos sobre a importância desta mulher e a importância dela na tradição religiosa.

Como ela é chamada pelos seus adeptos?
Que orixá ela representa?
Como são as roupas utilizadas por ela?

Os alunos passaram a conhecer o significado de IALORIXÁ.

É a mediadora, o elemento de ligação entre o Orixá e a comunidade nega.

Texto utilizado para consulta: A YALORIXÁ

Cada um ganhou uma imagem de uma Yalorixa e juntos fomos preenchendo o nome das partes que compõe a roupa desta líder religiosa.






Para minha surpresa uma aluna do 5º ano resolveu compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento e trouxe a roupa de uma Yalorixá. Neste dia todos ficaram eufóricos!!!!
















E esta foi a maneira que nós finalizamos o trabalho sobre a mulher na tradição religiosa do Candomblé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!