Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


21 de abril de 2015

POVO FULNI-Ô EM CURITIBA

Índios da etnia Fulni-ô, de Águas Belas (PE), fizeram uma apresentação cultural de música e danças sagradas na sede da Fundação de Ação Social (FAS) nesta terça (16), em alusão ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril.

Os Fulni-ô são um dos últimos grupos indígenas brasileiros que mantêm totalmente preservado seu idioma materno, o Yaathe, língua do tronco Macro Gê. Em português, o nome significa “aquele que mora na beira do rio”. A aldeia Fulni-ô tem uma população de mais de 6 mil índios e está localizada em uma planície entre a Serra do Comunaty e o Rio Ipanema, em Pernambuco. Além da apresentação cultural, o grupo também expôs produtos de artesanato indígena.
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/indios-fulni-o-fazem-apresentacao-cultural-na-fas/29169

Estiveram também no Espaço Amazônia no dia 18/04. Lá levaram seu artesanato, sua dança, alimentação, simbologia das cores confira as fotos:


Enfeite para o cabelo e caneta.

Máscara para espantar os maus espíritos.

Pomada de cânfora de apito que imita o som de pássaros.

Tiara de cabelo e cachimbo para fumo.

DVD, Cd com música de vários povos indígenas e livro sobre ervas medicinais do povo Funli-ô

Colar feminino.

Colar feminino e apanhador de sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário