SÍMBOLOS RELIGIOSOS
Sandra
dos Santos Pereira
Escola
Municipal Lapa
A professora Sandra, que também trabalha com o componente de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, está dividindo um pouco da sua experiência e excelente prática. Segue uma sugestão de planejamento e as atividades relacionada com os mesmos:
Conteúdos:
O que são símbolos religiosos.
Símbolos religiosos na vida das
pessoas.
Principais símbolos de algumas
religiões.
Objetivos: Identificar os símbolos religiosos,
estabelecendo a relação de seus significados.
Tempo destinado: cinco aulas (50 minutos cada aula)
Desenvolvimento:
Mostrar gravuras de alguns símbolos
religiosos e relacionar possíveis significados. Ex.:ESTRELA (O Selo de
Salomão é considerado o símbolo do Judaísmo. Também chamado de Estrela (ou escudo) de Davi.)
Registrar no caderno os símbolos e
seus significados.
Vivenciar o jogo pedagógico sobre símbolos religiosos.
Recursos:
Giz,
quadro, gravuras com os símbolos e seus significados, jogo dos símbolos.
Critérios
de avaliação:
Distingue símbolos religiosos das
diferentes religiões, reconhecendo seus significados?
REGRAS DO JOGO:
2
jogadores
Tabuleiro, onde
as casas estão distribuídas em forma de cruz.
1 Dado de seis
faces para cada dupla
4 Peões de uma
mesma cor para cada um dos jogadores
11 fichas com os
símbolos e seus significados com o nome das religiões correspondentes
Objetivo
Os jogadores
deverão levar todos os seus peões do ponto de partida até o ponto de destino.
Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes que os
adversários.
Terminologia
A terminologia
deste jogo, para poder ser entendida entre os jogadores, é a seguinte:
Casa Inicial –
São as casas com o símbolo da estrela e da cruz.
Reta final – São
as casas com os símbolos da cruz e da estrela que se dirigem ao centro do
tabuleiro
O Jogo
No início do
jogo todos os peões estão na casa inicial do seu símbolo. Um peão de cada
jogador será retirado automaticamente até a casa de saída. A partir deste
momento cada jogador, em sua respectiva vez, deve jogar seu dado e efetuar
obrigatoriamente a movimentação de seus peões avançando de acordo com os valores
dos dados, no sentido anti-horário.
Os Jogadores
somente poderão retirar o peão de sua casa inicial até a saída quando obtiver
um 1 ou 6 com o dado.
Quando um peão
cair no desenho do símbolo, o jogador deve ler a ficha com o seu significado e
seguir o comando.
Regras
básicas
Os peões
movem-se em sentido anti-horário começando pela casa inicial de seu símbolo até
a casa final do mesmo símbolo. Uma vez na casa final os
peões não podem realizar mais movimentos.
Ganha o jogo
aquele que conseguir chegar primeiro com seus quatro peões no centro do
tabuleiro.
Referências:
CURITIBA. Prefeitura
Municipal. Secretaria Municipal
da
Educação. Caderno pedagógico: ensino religioso.– Curitiba: SME, 2008, p. 16 a
21.
ELABORADO E CEDIDO POR: SANDRA PEREIRA
cade as atividades????????? afff
ResponderExcluirOlá, A sequência aqui apresentada tem a parte teórica e a prática. Dê uma olhada nas imagens em azul.Abraços
Excluirboa noite
ResponderExcluirgostaria de saber como você fez o tabuleiro dos símbolos?
Você pode fazer o tabuleiro no Excel e ir montando a trilha e adicionando as imagens.
Excluirse possível e se você tiver o molde do tabuleiro eu agradeço.
ResponderExcluirJá postei na publicação, obrigada.
ExcluirBoa noite Rejane, vou fotografar e posto aqui no encaminhamento. Obrigada pela visita e pelo interesse. Abraços
ResponderExcluir.
ResponderExcluirBoa noite gostaria tambem do molde do tabuleiro desde ja agradeço
prof Anerson
Bom dia. postei o molde na própria postagem. Obrigada
Excluirboa noite gostaria do molde do tabuleiro se possivel desde ja agradeço.
ResponderExcluirBom dia Rejane, adicionei na postagem a foto do molde tabuleiro.
ResponderExcluirAdorei seu plano de aula.
ResponderExcluirComo tenho um aluno com baixa visão, orientei os alunos na confecção dos símbolos táteis. Levei os símbolos impressos e eles colaram bolinhas de papel crepom preto ao redor. Foi muito bacana.
ResponderExcluirQue ideia brilhante, parabéns pela iniciativa. Temos que pensar em todos os nossos estudantes e atendê-los da melhor maneira possível em suas especificidades.
ExcluirCadê as respostas?
ResponderExcluirOlá, as respostas estão nas imagens que estão logo abaixo da imagem dos dados. Aí vc imprimi e cola nas fichas que serão utilizadas cada vez que o estudante passar por um símbolo religioso.
ExcluirAdorei essa idéia meus parabéns.
ResponderExcluirMARAVILHOSO PLANO DE AULA E AULA. PARABÉNS!!!!!!!!
ResponderExcluirBoa noite prof. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Muito obrigado por disponibilizar para nós. Talvez a prof teria e poderia postar o documento do tabuleiro. Obrigado, grande abraço.
ResponderExcluir