Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


22 de agosto de 2015

SÍMBOLOS RELIGIOSOS

SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Sandra dos Santos Pereira
Escola Municipal Lapa

A professora Sandra, que também trabalha com o componente de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, está dividindo um pouco da sua experiência e excelente prática. Segue uma sugestão de planejamento e as atividades relacionada com os mesmos:


Conteúdos:
O que são símbolos religiosos.
Símbolos religiosos na vida das pessoas.
Principais símbolos de algumas religiões.

Objetivos: Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados.

Tempo destinado: cinco aulas (50 minutos cada aula)

Desenvolvimento:
Mostrar gravuras de alguns símbolos religiosos e relacionar possíveis significados. Ex.:ESTRELA (O Selo de Salomão é considerado o símbolo do Judaísmo. Também chamado de Estrela (ou escudo) de Davi.)
Registrar no caderno os símbolos e seus significados.
Vivenciar  o jogo pedagógico sobre símbolos religiosos.


Recursos:
Giz, quadro, gravuras com os símbolos e seus significados, jogo dos símbolos.


Critérios de avaliação:
Distingue símbolos religiosos das diferentes religiões, reconhecendo seus significados?












REGRAS DO JOGO:
2 jogadores 
Tabuleiro, onde as casas estão distribuídas em forma de cruz.
1 Dado de seis faces para cada dupla
4 Peões de uma mesma cor para cada um dos jogadores
11 fichas com os símbolos e seus significados com o nome das religiões correspondentes

Objetivo
Os jogadores deverão levar todos os seus peões do ponto de partida até o ponto de destino. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes que os adversários.
Terminologia
A terminologia deste jogo, para poder ser entendida entre os jogadores, é a seguinte:
Casa Inicial – São as casas com o símbolo da estrela e da cruz.
Reta final – São as casas com os símbolos da cruz e da estrela que se dirigem ao centro do tabuleiro
O Jogo
No início do jogo todos os peões estão na casa inicial do seu símbolo. Um peão de cada jogador será retirado automaticamente até a casa de saída. A partir deste momento cada jogador, em sua respectiva vez, deve jogar seu dado e efetuar obrigatoriamente a movimentação de seus peões avançando de acordo com os valores dos dados, no sentido anti-horário.
Os Jogadores somente poderão retirar o peão de sua casa inicial até a saída quando obtiver um 1 ou 6 com o dado.
Quando um peão cair no desenho do símbolo, o jogador deve ler a ficha com o seu significado e seguir o comando.
Regras básicas
Os peões movem-se em sentido anti-horário começando pela casa inicial de seu símbolo até a casa final do mesmo símbolo. Uma vez na casa final os peões não podem realizar mais movimentos.
Ganha o jogo aquele que conseguir chegar primeiro com seus quatro peões no centro do tabuleiro.























































Referências:
CURITIBA.  Prefeitura  Municipal.  Secretaria  Municipal  da
Educação. Caderno pedagógico: ensino religioso.– Curitiba: SME, 2008, p. 16 a 21.


ELABORADO E CEDIDO POR: SANDRA PEREIRA

14 comentários:

  1. cade as atividades????????? afff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, A sequência aqui apresentada tem a parte teórica e a prática. Dê uma olhada nas imagens em azul.Abraços

      Excluir
  2. boa noite
    gostaria de saber como você fez o tabuleiro dos símbolos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer o tabuleiro no Excel e ir montando a trilha e adicionando as imagens.

      Excluir
  3. se possível e se você tiver o molde do tabuleiro eu agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Rejane, vou fotografar e posto aqui no encaminhamento. Obrigada pela visita e pelo interesse. Abraços

    ResponderExcluir
  5. .
    Boa noite gostaria tambem do molde do tabuleiro desde ja agradeço
    prof Anerson

    ResponderExcluir
  6. boa noite gostaria do molde do tabuleiro se possivel desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Rejane, adicionei na postagem a foto do molde tabuleiro.

    ResponderExcluir
  8. Como tenho um aluno com baixa visão, orientei os alunos na confecção dos símbolos táteis. Levei os símbolos impressos e eles colaram bolinhas de papel crepom preto ao redor. Foi muito bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ideia brilhante, parabéns pela iniciativa. Temos que pensar em todos os nossos estudantes e atendê-los da melhor maneira possível em suas especificidades.

      Excluir