Em nome de Deus o Clemente o
Misericordioso. Todo louvor ao Senhor dos mundos , a benção e a paz sobre seu
nobre Mensageiro Mohammad e sobre sua purificada linhagem, a misericórdia sobre
os fiéis muçulmanos e muçulmanas.
"O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais”. (S. 2 V 185).
ABSTENHA DE COMER E BEBER”. A aceitação plena do jejum depende pois da sinceridade e do empenho do devoto em zelar por este estado de jejum que engloba a intenção, o íntimo, as ações e os sentidos do corpo. O devoto, por amor a DEUS no cumprimento do jejum reaviva sua fé, reafirmando todos os preceitos do Din de piedade, generosidade, da caridade, da retidão, da paciência e da obediência buscando o auto-controle e o afastamento do mal, do ilícito, da avareza e da frivolidade. Fátima Azzahra (A.S.) disse: “DEUS DETERMINOU O JEJUM PARA A CONFIRMAÇÃO DA DEVOÇÃO”. Deus selou as melhores promessas para os crentes bondosos que se consagrassem a Ele neste mês abençoado, colocou ao alcance deles as maiores recompensas como um sinal bendito de sua infinita bondade. Disse o Mensageiros de Deus (S.A.A.S.): “E AQUELE QUE JEJUAR COM SINCERA INTENÇÃO E FÉ, SUPORTANDO PACIENTEMENTE O SOFRIMENTO DA FOME E DA SEDE, SERÁ REDIMIDO DE SUAS CULPAS, TORNANDO-SE TÃO PURO QUANTO O FORA AO NASCER”. As pessoas em relação ao jejum de Ramadan se posicionam em quatro grupos distintos:
"O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais”. (S. 2 V 185).
O mês sagrado de Ramadan é o
sinal evidente da misericórdia de DEUS para com a humanidade, que legou a esta
a orientação divina, o caminho para a remissão e a salvação dos seres humanos.
Neste bendito mês iniciou-se a revelação das principais escrituras divinas
anteriores e do selo dos Livros Sagrados: O Alcorão descido dos céus ao Nobre
Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Assim, o principal objetivo do Jejum consagrado a
DEUS em todos os dias de Ramadan e a demonstração sincera de Gratidão e da
verdadeira devoção, que é a essência da fé. A definição mais completa do
espírito do mês sagrado de Ramadan é detalhada neste ahadíth do Mensageiro de
DEUS (S.A.A.S.): “Ó MUÇULMANOS, EIS QUE VOS CHEGA O MÊS DE RAMADAN, O MÊS DA
GRAÇA, DA PIEDADE E DO PERDÃO, ESTE É O MELHOR DOS MESES.SEUS DIAS E SUAS
NOITES SÃO SUPERIORES AOS DEMAIS E AS SUAS HORAS SÃO MELHORES QUE AS DOS DEMAIS
PORQUÊ É O MÊS EM QUE FOSTES CONVOCADOS A HOSPITALIDADE DE DEUS E VOS TIVESTES
CONVERTIDOS EM CREDORES DE SUA BONDADE. VOSSO ALENTO É UM CÂNTICO DE LOUVORES E
(MESMO) VOSSO SONO É ÎBAD (CULTO), VOSSA AÇÃO É MELHOR ACEITA E VOSSAS SÚPLICAS
SÃO RESPONDIDAS. RECORREI POIS A DEUS COM INTENÇÕES SINCERAS E CORAÇÕES PUROS
PARA QUE VOSSO DUA”A (APELO) SEJA OUVIDO, PEDE A DEUS QUE VOS AUXILIE A JEJUAR,
RECITAI O ALCORÃO POIS CERTAMENTE O PERVERSO É QUEM SE VERÁ FRUSTRADO NA
MISERICÓRDIA DE DEUS NESTE EXALTADO MÊS. RECORDAI COM VOSSA FOME E VOSSA SEDE,
A FOME E A SEDE DO DIA DO JUÍZO, SEDE CARIDOSOS COM VOSSOS POBRES E
DESPOSSUÍDOS. HONRAI A VOSSOS MAIORES E COMPADECEI DE VOSSOS MENORES. UNÍ
VOSSOS LAÇOS FAMILIARES. GUARDAI VOSSAS LÍNGUAS E AFASTAI O QUE É ILÍCITO DE
VOSSOS OLHOS E DE VOSSOS OUVIDOS O QUE NÃO DEVE SER OUVIDO. SEDE AFETUOSOS COM
OS VOSSOS ORFÃOS PARA QUE RECEBEIS O MESMO. ARREPENDEI-VOS ANTE DEUS E ELEVAI
VOSSAS SÚPLICAS NOS MOMENTOS DE ORAÇÃO POIS É O MOMENTO PROPÍCIO EM QUE DEUS,
EXALTADO SEJA, PROJETA SUA MISERICÓRDIA SOBRE OS SEUS FIÉIS, CONCEDENDO-LHES
QUANDO LHE PEDEM AUXÍLIO E ACEITANDO SEUS APELOS.” A alta distinção de Ramadan
perante DEUS se evidencia pelo fato do acréscimo das recompensas e a aceitação
da pequena e da grande ação do devoto realizada com o coração puro. Disse o
Profeta (S.A.A.S.): “AQUELE QUE PRATICA UMA PEQUENA BOA AÇÃO EM RAMADAN É IGUAL
AOS OUTROS QUE CUMPREM O FARD (OBRIGATÓRIO) E AQUELE QUE CUMPRE O FARD
(OBRIGATÓRIO) EM RAMADAN É IGUAL AO QUE CUMPRE 70 FARD FORA DELE.” No Safinatul
Bihar consta que o Profeta (S.A.A.S.) tenha dito que DEUS ordena a um grupo de
anjos a fazer súplicas pelos jejuadores. O caráter devocional do jejum
consagrado a DEUS requer a totalidade do ser envolvida no culto (ibad), isto é,
tanto quanto o jejum físico é necessário o jejum do coração, o esforço na
restrição de tudo que macule a intenção do jejum. O Imam Ali ibn Ab Taleb
(A.S.) relatou: “PERGUNTEI AO MENSAGEIRO DE DEUS (S.A.A.S.): Ó MENSAGEIRO DE
DEUS, QUAL É A MELHOR PRÁTICA NESTE MÊS DE RAMADAN? ELE RESPONDEU: “O MELHOR
NESTE MÊS E TOMAR TODO O CUIDADO CONTRA AS COISAS ILÍCITAS IMPOSTAS POR DEUS
PROTETOR E MAJESTOSO.” E consta que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) também
tenha dito: “SE UMA PESSOA NÃO SE ABSTÉM DE MENTIR E DE PRATICAR INDECÊNCIAS ,
DEUS NÃO SE IMPORTA QUE SE
ABSTENHA DE COMER E BEBER”. A aceitação plena do jejum depende pois da sinceridade e do empenho do devoto em zelar por este estado de jejum que engloba a intenção, o íntimo, as ações e os sentidos do corpo. O devoto, por amor a DEUS no cumprimento do jejum reaviva sua fé, reafirmando todos os preceitos do Din de piedade, generosidade, da caridade, da retidão, da paciência e da obediência buscando o auto-controle e o afastamento do mal, do ilícito, da avareza e da frivolidade. Fátima Azzahra (A.S.) disse: “DEUS DETERMINOU O JEJUM PARA A CONFIRMAÇÃO DA DEVOÇÃO”. Deus selou as melhores promessas para os crentes bondosos que se consagrassem a Ele neste mês abençoado, colocou ao alcance deles as maiores recompensas como um sinal bendito de sua infinita bondade. Disse o Mensageiros de Deus (S.A.A.S.): “E AQUELE QUE JEJUAR COM SINCERA INTENÇÃO E FÉ, SUPORTANDO PACIENTEMENTE O SOFRIMENTO DA FOME E DA SEDE, SERÁ REDIMIDO DE SUAS CULPAS, TORNANDO-SE TÃO PURO QUANTO O FORA AO NASCER”. As pessoas em relação ao jejum de Ramadan se posicionam em quatro grupos distintos:
- Aqueles para
os quais sua condição sagrada nada significa e em desobediência a Deus o
desconsideram abertamente, chegando mesmo a zombar dos tementes que o
cumprem.
- Aqueles que se
envergonham dos homens mas não de Deus, enganam a si próprios (não a Deus)
dizendo estar em jejum sem que estejam de fato.
- Aqueles que entendem o jejum como um mero abster-se da comida e
da água e não se refreiam da ofensa aos outros e dos pecados. Tomam o mês
sagrado como ocasião de entretenimento noturno e social.
- Aqueles que
são conscientes do real significado deste mês sagrado e se empenham no jejum,
nas boas ações, na meditação e no pedido de perdão. A estes o Ramadan é sem
dúvida uma benção.
Jurisprudências
Gerais (as condições básicas para o cumprimento do jejum)
Existem certas condições
básicas a serem observadas para o cumprimento do jejum de Ramadan, sem as quais
o jejum é nulo. A pessoa que se propõe ao jejum deve:
1. SER MUÇULMANO(A) - A fé é
requisito fundamental para a validade de qualquer îbad
2. GOZAR DE SANIDADE MENTAL
- ter plena consciência.
3. TER SAÚDE PARA JEJUAR
4. SER RESIDENTE - ou seja,
não estar em viagem.
5. TER A INTENÇÃO CLARA DE
CUMPRIR O JEJUM - é condição fundamental que o devoto tenha firme propósito de
cumprir o jejum da aurora até o crepúsculo em consagração a DEUS.
6. PUREZA RITUAL - a pessoa
deve estar em estado de pureza ritual, isto é, não estar em estado de Jánabah
(de impureza maior) do início ao fim do dia de jejum.
7. SER ADULTO - o jejum se
torna obrigatório para o menino aos 15 anos (ou ao alcançar a puberdade), para
a menina aos 9 anos.
Obs: Não é recomendável o
jejum para a pessoa que sofra de demência temporária, desmaios freqüentes,
epilepsia ou doenças que exijam alimentação equilibrada constante (certos tipos
de diabetes).
Das isenções
São isentos do Jejum:
- O que se
encontre enfermo.
- O que está
acometido de alguma doença permanente que o impossibilite de jejuar.
- A pessoa de idade avançada para quem o jejum possa ser
prejudicial.
- A
gestante.
- A mulher em
seu período menstrual ou em nifás (resguardo pós-parto)
- A mulher que
esteja amamentando.
- O viajante
(que se encontre a uma distância de pelo menos 22 km e meio de sua cidade).
Em
todos esses casos o Jejum deve ser reposto ou compensado
Reposição
Consiste em jejuar o número
de dias não jejuados em outro período (antes do próximo Ramadan).
Compensação
No caso da impossibilidade
de jejuar mesmo em outro período (por doença permanente) o devoto deve
alimentar um necessitado por cada dia não jejuado em Ramadan. (ESTE FIDYA
CORRESPONDE A UM MÍNIMO DE 750 GRAMAS DE ALIMENTO A SER DOADO POR PESSOA).
O Método do Jejum
1. O jejum no mês de Ramadan
deve ser iniciado a partir de seu primeiro dia. A identificação do início do
mês é confirmada pela visão do surgimento da lua nova, ao surgir o novilúnio
entende-se que o dia que se iniciará será o primeiro do mês. A confirmação do
seu surgimento de modo geral é anunciada pelos sábios (fuqaha) ou por um Imam.
Se porventura o surgimento da lua não se faz visível em razão de fenômenos
naturais, deve-se considerar o mês anterior como de trinta dias e no dia
seguinte iniciar-se o jejum. (pois no calendário islâmico os meses são de 29 ou
30 dias). A determinação do término do mês obedece os mesmos princípios.
1. Ao romper da aurora,
estando devidamente purificado (livre da impureza maior) o devoto formula sua
intenção dizendo: INTENCIONO CUMPRIR O JEJUM NESTE DIA DE RAMADAN CONSAGRADO A
DEUS O ALTÍSSIMO. (ou formule a intenção durante a noite).
2. O JEJUM CONSISTE NA
ABSTENÇÃO COMPLETA DE TODO E QUALQUER ALIMENTO OU LÍQUIDO, DO FUMO E DAS
RELAÇÕES SEXUAIS DO ROMPER DA AURORA ATÉ O CREPÚSCULO.
Obs. Todas as restrições
acima estão circunscritas ao período de Jejum (do romper da aurora ao
crepúsculo). Diz Deus, Exaltado Seja, No Livro Iluminado: “Está-vos permitido,
nas noites de jejum, acercar-vos de vossas mulheres, porque elas são vossas
vestimentas e vós o sois delas. Deus sabe o que vós fazíeis secretamente;
porém, absorveu-vos e vos indultou. Acercai-vos agora delas e desfrutai do que
Deus vos prescreveu. Comei e bebei até à alvorada, quando podereis distinguir o
fio branco do fio negro. Retornai, então ao, jejum, até ao anoitecer, e não vos
acerqueis delas enquanto estiverdes retraídos nas mesquitas. Tais são as normas
de Deus; não as transgridais de modo algum. Assim Deus ilucida os Seus
versículos aos humanos, a fim de que O temam”. ( S. 2 V. 187)
O Que Anula o Jejum
- O INGERIR
QUALQUER ALIMENTO OU LÍQUIDO
- O FUMAR
- A EJACULAÇÃO
- O CONTATO
SEXUAL (mesmo sem ejaculação)
- O VÔMITO
- O MERGULHAR A
CABEÇA NA ÁGUA
- MENTIR SOBRE
DEUS, SOBRE SEU MENSAGEIRO,SOBRE SEUS FAMILIARES (AHLUL BAIT) OU SOBRE OS
DEMAIS PROFETAS.
- O QUEBRAR O
JEJUM ANTES DO CREPÚSCULO
- A APOSTASIA
(ABANDONO DO ISLAM)
Obs. O uso de medicamentos por injeção, ou por gotas via nasal,
nos ouvidos ou nos olhos, mesmo se isso alcance o estômago não anula o
jejum.
Obs. Se por
distração o devoto ingere algo, o seu jejum permanece válido; entretanto se ele
se lembrar do jejum e o alimento estiver ainda em sua boca ele não deverá
ingerí-lo, do contrário anulará o jejum.
As
Ações Repreensíveis
São as ações que comprometem
a aceitação do jejum por tratarem-se de ações proibidas em qualquer tempo
(haram) :
- PROFERIR
CALÚNIAS OU DIFAMAR AS PESSOAS
- USAR DE
LINGUAGEM INDECENTE OU MALICIOSA
- MENTIR OU COMETER FRAUDES
- OMITIR -SE DA
ORDEM DO BEM E DA COERÇÃO DO ILÍCITO
- QUEBRAR O
JEJUM COM O QUE É HARAM
- DAR OUVIDOS A
INTRIGAS
- OLHAR O
ILÍCITO
- NEGOCIAR OU
AUFERIR LUCROS COM O HARAM OU POR USURA
Fátima
Azzahra (A.S.) disse: "AQUILO QUE O JEJUADOR PERDE EM SEU JEJUM, É QUANDO
ELE NÃO CONTROLA SEU LINGUAJAR, O SEU OUVIDO E SUAS MÁGOAS”.
O Makruh (Ações
Desaconselháveis)
São as ações que representam
um risco de anulação do jejum.
- ESCOVAR OS
DENTES OU BOCHECHAR COM ÁGUA DEPOIS DO INICIO DO JEJUM (caso seja necessário,
que se faça com todo cuidado para não ingerir a água)
- CEDER À IRA E
À IMPACIÊNCIA (DEVE-SE EVITAR AO MÁXIMO DISCUSSÕES OU BRIGAS).
Obs.1: No caso do devoto que mantenha relação sexual a noite
recomenda-se que realize o banho ritual antes de dormir.
Obs2: Se o
devoto tiver a intenção de realizar seu banho ritual antes do romper da Aurora,
e não consiga acordar em tempo, deve realizar o Ghusl imediatamente, fazer a
intenção e jejuar.
Obs3: Se o devoto acordar depois da aurora e tiver ejaculado
involuntariamente, cumprirá o ghusl e fará a intenção do jejum (o jejum será
válido) (o mesmo se aplica se ocorrer durante o dia, durante o sono).
Das
circunstâncias de Viagem
Considera-se como viagem
quando a pessoa afasta-se de sua cidade uma distância mínima de 22 km e meio.O
jejum do viajante é nulo, devendo ser reposto posteriormente.O jejum
permanecerá válido apenas se o viajante retornar para sua casa antes do meio do
dia (o zênite solar). Neste caso o jejum é obrigatório, não sendo permitida a
abstenção. Se a pessoa permanecer dez dias em determinada cidade deve cumprir o
jejum normalmente. A pessoa que tenha por profissão viajar ou alguma profissão
que o obrigue a viajar constantemente também deve cumprir o jejum de maneira
normal.
Das transgressões e a
expiação
Nos casos em que:
- A PESSOA TENHA
NEGLIGENCIADO O JEJUM DE RAMADAN SEM NENHUMA RAZÃO JUSTA OU QUE TENHA QUEBRADO
SEU JEJUM ANTES DA HORA CONSCIENTEMENTE E SEM MOTIVO JUSTO: Deverá repor o dia
(ou dias) e cumprir a expiação de jejuar 60 dias seguidos ou alimentar 60
necessitados oferecendo o Fidya (compensação) de uma quantidade mínima de 750
gramas de alimento (ou valor monetário correspondente) para cada pessoa.
Obs. É aceitável como motivo
justo que a pessoa tenha quebrado o jejum por total incapacidade de suportar a
sede ou a fome ou que esteja passando mal seja por uma queda de pressão
arterial brusca ou vertigem, se a pessoa está ciente que sua intenção tenha
sido honesta então apenas o dia deve ser reposto ou a compensação a um
necessitado paga. Diz Deus o Altíssimo: “Jejuareis determinados dias; porém,
quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará,
depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício,
consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado;
porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas,
se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo....” (S.2 V 184)
- No caso em que se tenha
quebrado o jejum consumindo Haram (bebida alcoólica ou carne de porco),
praticando adultério ou fornicação, ou mantendo relação sexual no período de
jejum, a expiação é o jejuar (por cada dia) , 60 dias seguidos e alimentar 60
necessitados. É grave transgressão negligenciar o Jejum de Ramadan sem um
motivo justo ou pela prática dos pecados graves. Disse o Mensageiro de Deus
(S.A.A.S.): “CUIDADO AO DESMERECERDES AS ORDENS DE DEUS O PROTETOR, O
MAJESTOSO, PORQUE AQUELE QUE O FIZER, DEUS O HUMILHARÁ NO DIA DA RESSURREIÇÃO”.
Imam Jafar Assádeq (A.S.) disse: “AQUELE QUE DEIXOU DE JEJUAR DELIBERADAMENTE
UM DIA DO MÊS DE RAMADAN, PERDEU O ESPÍRITO DA FÉ.”
Jejum obrigatório e
voluntário
Como vimos até aqui o jejum
de Ramadan é obrigatório para todo muçulmano que esteja apto a cumpri-lo em seu
devido período ou em período posterior seguindo as ordens de Deus no que se
refere aos detalhes da reposição. O Jejum Voluntário por sua vez é prática
mustahhab (amada por Deus) que é recompensada e que cujo não cumprimento não
acarreta qualquer castigo. Este jejum pode ser realizado em qualquer período do
ano. Sendo recomendado pelas tradições:
- Um ou três
dias de cada mês lunar
- No mês de
Xa’aban
- No mês de Rajab
- Às terças ou
quintas feiras.
Entretanto
considera-se haram o jejuar no Eid al Fitr, no Eid Al Adha (décimo dia de Dhul
Hijja), às sextas feiras (é makruh, a menos que seja em dias continuados).
Obs: Uma mulher casada que
deseje oferecer jejum voluntário deve obter a autorização de seu esposo para
fazê-lo.
As ações Mustahhab (meritórias)
no mês de Ramadan
Devido o caráter de perdão,
misericórdia e bênçãos que se faz presente neste mês sagrado o devoto busca se
empenhar nos dias e nas noites de Ramadan para alcançar as graças de DEUS seja
pelo îbad (culto) ou pela bondade para com suas criaturas. O jejum possibilita
o aprimoramento da virtude e do auto-controle o que por si só significa uma
imensa benção. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e os Imames de sua Linhagem
(A.S.) legaram aos fiéis as melhores práticas a serem seguidas neste mês
sagrado, relacionamos a seguir algumas delas.
- O banho ritual
é recomendado na primeira noite e em todas as noites ímpares, especialmente na
13a, 15a, 19a, 21a, 23a, 25a e 27a.
- O oferecimento
de orações voluntárias à qualquer hora, antes ou depois das preces obrigatórias
e a Oração Tahajjud (após a meia noite). Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.):
“AQUELE QUE OFERECER UM ORAÇÃO NAFAL(VOLUNTÁRIA) DURANTE O MÊS DE RAMADAN, DEUS
LHE PRESCREVERÁ A ABSOLVIÇÃO CONTRA O FOGO.”
- A recitação do Alcorão a qualquer momento e principalmente
durante a noite. Consta que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) tenha dito:
"QUEM RECITA UM VERSÍCULO DO ALCORÃO DURANTE O MÊS DE RAMADAN TEM A
RECOMPENSA DO QUE CONCLUI SUA RECITAÇÃO DURANTE OS DEMAIS MESES.” Também com
base nos fiéis ahadith é sabido que quem recita 10 versículos durante as noites
não será inscrito entre os negligentes; será inscrito entre os que muito
recordam a Deus o que recitam 50 versículos; será inscrito entre os Qanitin (os
que recorrem a Deus com frequência) quem recita 100 versículos, quem recita 300
versículos será inscrito entre os Fa'izin (os que alcançam a vitória
espiritual).
- A prática de
Dhikr de manhã, a tarde ou a qualquer momento do dia ou da noite.Tal como as invocações
Subhannallah wal Hamdulillah La ilaha illallah wa Allahu Akbar
- Intensificar a
invocação de paz sobre o Profeta (S.A.A.S.) e os Ahlul Bait (A.S.) (ALLAHUMMA
SALLI ALA MOHAMMAD UA ALI MOHAMMAD). Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.):
“AQUELE QUE APELAR POR MIM DURANTE O MÊS DE RAMADAN, DEUS LHE AUMENTARÁ AS
RECOMPENSAS NA BALANÇA NO DIA EM QUE OS EQUILÍBRIOS DAS BOAS AÇÕES POSSAM ESTAR
EM MINORIA”.
- A prática do
Istighfar (pedido de perdão) após cada prece, no início e no fim dos dias de
jejum ou a qualquer momento recitando alguma fórmula adequada como por exemplo:
ASTAGHFIRULLAHA LADHI LA ILAHA ILA HUA AL HAYYUM QAYYUM UA ATÚBU ILAIHI (trad:
Peço perdão aquele que não há Deus senão Ele, O Vivente, O Sustentador e volto
contrito a Ele). É muito importante rogar o perdão e prestar arrependimento dos
pecados com a firme decisão de não tornar a cometê-los pois Deus é perdoador e
aceita o arrependimento e de modo ainda mais especial durante o mês
sagrado.
- O aumento da
prática da caridade e do auxílio às pessoas segundo o que Deus tenha nos
concedido. O exercício da generosidade e da solidariedade e da paciência. No
zelo para com o a qualidade do seu jejum, o devoto deve estar atento para
cumprir suas obrigações com as pessoas, pagar dívidas e respeitar a palavra
dada. Também é de agrado de Deus o oferecimento do desjejum aos demais, consta
que o Profeta (S.A.A.S.) tenha dito: “AQUELE QUE OFERECE O DESJEJUM A OUTRO
JEJUADOR, TERÁ MAIOR RECOMPENSA DO QUE OS DEMAIS E NÃO LHE FALTARÁ NADA, TENDO
PELA BENÇÃO DAQUELE ALIMENTO A JUSTA RECOMPENSA”. Ao constatar o crepúsculo de
modo visível (início da noite), lembrando que este é um momento oportuno para
as súplicas quebra-se então o jejum. O desjejum é recomendável com água e
alimentos leves (como frutas). É muito meritório realizar uma refeição minutos
antes do início do jejum (suhur) de modo que se possa cumpri-lo devidamente,
esta refeição é portanto particularmente abençoada.
A
Noite do Decreto
Diz Deus o Altíssimo no
Alcorão:
"Pelo Livro lúcido. Nós
o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se
decreta todo o assunto prudente”. (S. 44 V. 2 a 4)
“A Noite do Decreto é melhor
do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a
anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao
romper da aurora!” (S. 97 V.3 a 5)
A noite de qadr marca o
início da revelação do Alcorão. Nesta noite ocorreu a primeira aparição do
Arcanjo Gabriel (A.S.) ao Profeta (S.A.A.S.) e a revelação dos primeiros versículos
sagrados. Nesta noite bendita a cada ano o decreto de DEUS é selado sobre os
humanos e devido a sua importância singular é muitíssimo recomendada aos fiéis
a vigília em preces até o romper da aurora. De acordo com Imam Assadeq (A.S.)
“A TORÁ FOI ENVIADA A MOISÉS (A.S.) EM 6 DE RAMADAN, O INJIL A JESUS (AS) EM 18
E O ALCORÃO AO PROFETA (S.A.A.S.) NA NOITE DO DECRETO". Diversas tradições
fidedignas relatam que a noite de Qadr é uma das noites ímpares da segunda
quinzena do mês. Imam Assadeq (A.S.) orientou os fiéis a buscarem as bênçãos da
noite de Qadr na 19 a, 21a e na 23a noites do mês, e é igualmente meritório a
vigília na 25a e 27a noite, de qualquer modo, as últimas 10 noites de Ramadan
são noites de perdão e aceitação das súplicas em que se recomenda o empenho no
Ibad(culto).
Preces e Invocações
Especiais em Ramadan
Dentre as muitas práticas e
súplicas recomendadas para o mês de Ramadã citamos:
- O cumprimento de dois
movimentos de Oração voluntária após a Oração Isha'i (da noite) em todas as noites
do mês, recitando em cada movimento a Sura Al Fátiha (1 vez) e a Sura Ikhlass
(3 vezes). Ao terminar a Oração diz-se: “SUBHÁNA MAN HUWA HAFIDZUN LA IAGHFAL
SUBHANA MAN HUWA RAHÍMUN LA IA’JAL SUBHANA MAN HUWA QA’IMUN LA IASHU SUBHANA
MAN HUWA DA’IMUN LA IAL’HU. (Tr. Glória aquele que é protetor e não descuida,
glória aquele que é clemente e não se apressa, glória aquele que está sempre
vigilante e não se distrai, glória aquele que é eterno e não está desatento).
Então dizer 7 vezes: “SUB”HANALLAH UAL HAMDU LILLAH LA ILAHA ILLALLAH WALLAHU
AKBAR”. E 7 vezes: SUBHÁNAKA YA ADZIM AGH”FIRI D”DHANBUL ADZIM (trad. Glória a
ti ó Magnificente, perdoa a culpa maior).E por fim, 10 vezes: ALLAHUMMA SALLI
ALA MOHAMMAD UA ALI MOHAMMAD.
Obs. Fiéis tradições
asseguram que DEUS apaga 70.000 pecados do devoto que a pratica. INX”ALLAH.
- No momento da
quebra do jejum fazer a seguinte súplica, antes de levar a boca o primeiro
bocado de alimento ou gole d'água:“ALLAHUMMA LAKA SUMTU UA ALA RIZQAK AFTARTU
UA ALAIKA TAUAKKALTU YA UÁSSSAL MAGH”FARA AGHFIRLI (trad. Ö DEUS, para tí eu
jejuei e por tua graça quebrei o jejum e em ti depositei minha confiança. Ó tu
que estende o perdão, perdoa-me!).
- Recitar a
súplica Iftitah em todas as noites de Ramadan.
- Nas últimas dez noites de Ramadan realizar a seguinte súplica:
“ALLAHUMMA ADDI ANNA HAQQA MÁ MADA MIN XAHIR RAMADAN /UAGH”FIR LANA TAQÇIRINA
FIHI UA TASSALLUMUHU MINNA MAQBÚLAN /UA LA TU ÁKHIZUNA SIRÁFINA ALA ANFUSINA
/UA JA”ALNA MINIL MARHUMÍN UA LA TAJA “ALUNA MINIL MAHRÚMÍN. Trad.(Ó DEUS, dê o
que nos coube por direito durante o mês de Ramadan e perdoa a nossa
incompetência nele e que a nossa entrega seja por ti aceita, e não leves em
conta a nossa extravagância sobre nós mesmos e faça-nos merecedores da tua
piedade e não nos inclua entre os privados de tuas bênçãos). Consta que Imam
Jáfar Assadeq (A.S.) tenha dito: “Aquele que pronunciar esta súplica certamente
que obterá o perdão de DEUS”.
Práticas
recomendadas em Lailatul Qadr
Em
virtude das bençãos dessa noite o devoto deve manter-se em vigília, ao menos a
partir do seu segundo terço até a aurora, procurando engajar-se na recordação
de Deus. A prática tradicional dos Ahlul Bait (A.S.) é a de cumprir 100
movimentos de Oração (dois em dois) recitando Sura Al Fátiha (1) e Ikhlass (7
vezes) em cada movimento ou ao menos algo disso e pedindo perdão entre uma
prece e outra (Astaghfirullah) 10 ou 100 vezes. A recitação do Alcorão, a
prática de Dhikr ou envio da paz ao Profeta (S.A.A.S.) e aos Ahlul Bait (A.S.),
as súplicas pessoais, todas essas práticas são muito apropriadas nesta noite.
O Zakat Al-Fitr
Este Zakat é obrigatório
para o muçulmano que possua recursos para cumpri-lo. Consiste na doação de um
mínimo de 3 quilos de alimento (ou o valor correspondente) por familiar dependente
aos necessitados. Este Zakat deve ser entregue até o meio dia do Eid Al Fitr
(dia da quebra do jejum). Devido a sua importância, mesmo a aceitação plena do
jejum daquele que conte com recursos é ligada a seu cumprimento.
O Eid Al-Fitr
Ao término de Ramadan
realiza-se o Eid Al-Fitr, que marca a comemoração do cumprimento do jejum. Este
Eid também é denominado "dia das recompensas". Em vista do seu
significado os muçulmanos reúnem-se nas mesquitas e cumprem a Oração
tradicional do Eid agradecendo as bençãos e a misericórdia de Deus e reforçando
os laços que os unem. Após a prece o Imam pronuncia dois sermões reafirmando os
princípios do din e conclamando os muçulmanos à aderência, orientação e
unidade. O Eid Al-fitr é a apropriada ocasião para as visitas mútuas, para a
caridade e a renovação do senso de irmandade que deve unir os muçulmanos
Fonte: Mesquita de Curitiba
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