12 de setembro de 2015

V CONGRESSO DA ANPTECRE

Nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, ocorreu a abertura do V Congresso da ANPTECRE, na PUC-PR. O Congresso foi organizado pela PUC-PR e pela Faculdade Teológica Batista do Paraná.
A mesa de honra foi constituída pela Profa. Dra. Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-PR, representando também o reitor da PUC-PR, Prof. Dr. Waldemiro Grenski, pelo Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, presidente do Conselho Diretor da ANPTECRE, Prof. Dr. Agenor Brighenti, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR, Prof. Ms. Reginaldo Pereira de Moraes Filho, representando o diretor da Faculdade Teológica Batista do Paraná, pelo Prof. Antonio Renato Gusso, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdade Teológica Batista do Paraná, Prof. Dr. Gilbraz Aragão, vice-presidente do Conselho Diretor da ANPTECRE e pelo Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro, secretário-geral do Conselho Diretor da ANPTECRE.
Estiveram presentes ainda o Prof. Dr. Sergio Junqueira, secretário geral do Congresso, Prof. Dr. Eduardo Meinberg Maranhão, presidente da ABHR, Prof. Dr. Jaldemir Vitório, presidente da SOTER, Prof. Dr. Flávio Augusto Senra Ribeiro, coordenador da Comissão Filosofia/Teologia/Ciências da Religião da CAPES e Prof. Dr. Remi Klein, coordenador adjunto para Mestrados Profissionais da Comissão Filosofia/Teologia/Ciências da Religião da CAPES, além de membros dos Conselhos Científicos e Fiscal, coordenadores e coordenadoras de Programas de Pós-Graduação associados da ANPTECRE e demais autoridades civis e religiosas.
O Congresso conta com mais de 500 participantes. Os trabalhos incluem três conferências e nove painéis. Também contará com 492 comunicações em 21 Grupos de Trabalhos. A Conferência de Abertura foi realizada pela Profa. Dra. Marion Dias Brehppol Magalhães, da Universidade Federal do Paraná, e moderação do Prof. Dr. Cassio Murilo Dias da Silva, da PUCRS. A conferência versou sobre “O diálogo da religião em um estado laico”.
Religião, Direitos Humanos e Laicidade
O V Congresso da ANPTECRE tem por finalidade reunir professores/as, pesquisadores/as e estudantes de Pós-Graduação do Brasil dedicados às Ciências da Religião e à Teologia. O evento pretende também divulgar e discutir os trabalhos em andamento nos diversos Programas da área de estudos da religião, de modo a motivar o crescimento desses domínios do saber no país e a aperfeiçoar os aspectos metodológicos e críticos de sua abordagem. O congresso quer ainda consolidar e ampliar na ANPTECRE a prática de articulação dos debates acadêmicos em Sessões Temáticas, como embriões de futuros Grupos de Trabalho. Propõe-se enfim promover intercâmbio científico entre grupos de estudos e de pesquisa.
Neste ano o congresso tem como tema Religião, Direitos Humanos e Laicidade, propondo-se a discutir esses conceitos, sua formação histórica e seu potencial mobilizador nas diversas configurações sociais, na construção de uma ética e na criação de instrumentos de proteção dos Direitos Fundamentais dos Seres Humanos em um Estado laico. O congresso quer também aprofundar o debate sobre os desafios que persistem na sociedade contemporânea relativos á presença e convivência das diversas religiões. A religião teve e tem uma grande importância na história da vida do ser humano, interferindo nos valores, comportamentos, sentimentos, e inclusive nas normas que advêm do pensamento e das regras religiosas, apesar de muitos negarem isto. Desta forma, o evento pretende revisitar os conceitos acima propostos e esclarecer sua inter-relação.
Objetivo geral do congresso
Propiciar um espaço de discussão interdisciplinar e de apresentação de propostas que promovam, preservem e garantam a liberdade religiosa, a dignidade humana e os direitos inalienáveis da pessoa no contexto de uma sociedade plural e de um Estado democrático e laico.

Objetivos específicos do congresso
Refletir sobre o papel do Estado laico, das religiões e da sociedade civil na efetivação dos Direitos Humanos.
Discutir a importância das identidades culturais e das relações interculturais na implementação dos Direitos Humanos, contemplando questões sociais específicas: raça/etnia, orientação sexual, gênero, acessibilidade.
Socializar pesquisas realizadas na área das ciências da religião, da teologia e áreas afins relacionadas à religião, aos direitos humanos e à laicidade.












Local de realização:
PUC PR - Campus Curitiba
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Curitiba PR - 80215-901



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!