Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


18 de outubro de 2015

PLANTAR ARROZ UM ATO SAGRADO

Depois que conversamos sobre o conto xintoista, mostrei aos estudantes uma imagem e pedi que me dissessem o  que estava acontecendo. Veja a imagem:

 FONTE: "Jingu-sinden-otaue 06" por N yotarou - N yotarou. Licenciado sob CC BY 2.5, via Wikimedia Commons 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jingu-sinden-otaue_06.jpg#/media/File:Jingu-sinden-otaue_06.jpg


Conversamos sobre o que eles estão fazendo e lhes contei que esta atividade é algo sagrado, muito importante para os Xintoistas.
Existem, dentro de Ise Jingu, campos de arroz sagrados, onde se realizam as cerimónias de plantação do arroz(Shinden-geshu-sai), transplante (Shinden-otaue-hajime-shiki) e colheita (Nuibo-sai).

A par destes grandes festivais, existem cerimônias diárias ligadas à oferta de alimentação a Amaterasu.O momento mais importante dá-se em Outubro, quando é oferecido a Amaterasu, o primeiro arroz, colhido pelo próprio imperador, no festival de Kanname-sai.


Plantação de Arroz, um ato religioso


Após esta atividade os estudantes realizaram a ilustração e a seguinte atividade envolvendo os familiares:









































Nenhum comentário:

Postar um comentário