Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


19 de março de 2016

MATRIZ ORIENTAL - 4º ANO

Para iniciar as atividades sobre a matriz oriental com o 4º ano, realizei a leitura do texto: Devolvendo o presente, texto que consta no livro As 14 pérolas budistas.

Após a leitura realizamos as seguintes reflexões:

Qual foi a reação dos alunos de Buda?
O que vocês acham que os alunos fariam?
Eles ficaram surpresos com a atitude do mestre? Por que?
Que presente foi dado a Buda?
Por que ele não aceitou?
Que presente você dariam a alguém?

Após esta atividade os alunos ganharam uma caixinha de presente para pintar, porém quando ganharam foi dito que esta caixinha não seria deles. Eles dariam a alguém da sala.

Os alunos ficaram muito preocupados em quem iria ganhar o presente. E se para quem eu der não gostar?
Então expliquei que deveriam ter o máximo de capricho como se fosse o presente fosse seu.

Depois de pintarem escreveram atrás da caixinha o que gostariam de dar ao colega que recebesse o presente.


Após pintarem, recortarem sortearam os nomes dos colegas, igual ao amigo secreto. Depois de 5 em cinco alunos se levantaram do lugar  entregaram o  presente. todos ficaram muito felizes com o que ganharam.





Para finalizar a atividade cada um ganhou um pedaço de sulfite e escreveu o que ganhou do seu colega. e juntos fizemos um grande presente para darmos aos outros colegas da escola. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário