Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


1 de maio de 2017

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - 4º ANO - LUGARES SAGRADOS

 LUGARES SAGRADOS


Contribuição: Brígida Karina Liechocki Nogueira da Silva (Equipe pedagógica da ASSINTEC)

TURMA: 4º ANO

·      Conteúdo: Lugares Sagrados do Brasil (naturais e construídos)
·      Objetivo Geral: Identificar e compreender o Fenômeno Religioso, ressignificando conhecimentos, na perspectiva da diversidade cultural religiosa, contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental.
·      Objetivo Específico: Reconhecer características de alguns lugares sagrados do Brasil.


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

1)    Fazer os mesmos encaminhamentos do 1º ano, 2º ano e 3º ano:
- a história do avental sobre os quatro personagens;
- a explicação e reflexão sobre as palavras diferentes que apareceram no texto;
- perguntar aos alunos se conhecem lugares sagrados parecidos com os que aparecem na história e/ou quais lugares sagrados conhecem na sua comunidade, cidade ou já viu em algum outro local (na televisão, em algum livro ou revista, em uma viagem, etc.)



Acesse o link para conhecer a história: LUGARES SAGRADOS

2)    Apresentar em Power Point imagens de lugares sagrados no Brasil, procurando ampliar os conhecimentos destacando algumas características e contemplando as diferentes matrizes religiosas: ocidental, oriental, africana e indígena.

Acesse essa imagens para imprimir se achar necessário: ASSINTEC

3)    Levar o mapa do Brasil e algumas fichas com as imagens dos lugares sagrados apresentados. Os alunos fixarão a imagem na região correspondente localizando esses lugares sagrados no mapa.    




                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário