Objetivos de aprendizagem:
Conhecer alguns lugares sagrados e sua importância para as tradições religiosas do mundo.
Conteúdo:
Lugares Sagrados: – Lugares sagrados do mundo (naturais e construídos).
Critérios de ensino aprendizagem:
Descreve alguns lugares sagrados e compreende sua importância para as organizações religiosas do mundo.
Objetivos:
Reconhecer que as religiões do mundo possuem diferentes formas de organização.
Conteúdo:
Organizações religiosas: – organizações religiosas do mundo;
Critérios de ensino-aprendizagem:
Identifica e compreende as diferentes formas de organizações religiosas presentes no mundo.
Para trabalhar este conteúdo unimos os conteúdos Lugares Sagrados e Organizações Religiosas, sendo o primeiro no final do 1º trimestre e o 2º no início do segundo trimestre, conforme a orientação dos documentos da SME de Curitiba - Plano Curricular de Ensino Religioso.
Iniciamos fazendo uma pesquisa sobre o Rio Ganges, perguntei se os estudantes conheciam ou já tinham ouvido falar, logo em seguida assistimos um vídeo:
Um passeio de barco para ver as cerimônias do amanhecer, depois o anoitecer no Ganges. Milhares de hindus são vistos descendo às águas sagradas do rio Ganges para as orações e rituais, uma das experiências mais extraordinárias da visita à Índia. Assistir ao vivo rito da cremação a uns 50 metros de distância e ver o jogar das cinzas nas águas do rio é chocante e ao mesmo tempo fascinante.
A crença hindu à reencarnação e a certeza da purificação ajudam a minimizar a estranheza sentida por nós ocidentais.
Em Varanasi, para os indianos e Benares para os ingleses - Índia
Gosto deste vídeo também:
https://www.youtube.com/watch?v=qvMW51pikTw
Logo depois cada estudante tinha que fazer uma maquete com a família sobre o Rio Ganges.
Utilizando revistas os estudantes tiveram que fazer rolinhos iguais a esses e depois começar a colar um próximo ao outro para daí iniciar o formato da OPY. Logo em seguida eles pintaram e colaram em uma base para fazer o Lugar Sagrado Indígena |
O terceiro Lugar Sagrado confeccionado na escola foi o Jardim dos Orixás. Visitei o Terreiro do Pai Maneco, para conhecer clique em cima do nome.
Vejas as fotos do Jardim dos Orixás,
https://photos.app.goo.gl/0LNtPv5bHC4hm6g63
Após visualizarem as imagens os estudantes tinham que trazer de casa os materiais que possivelmente utilizariam para confeccionar um jardim.
Colamos e pintamos as imagens dos orixás medindo 3 cm para compor nosso jardim.
Nosso último Lugar Sagrado foram os Lugares Sagrados cristãos existentes na comunidade em que a escola está situada.
Para exemplificar esses lugares, trabalhamos dobradura.
Para finalizar nosso trabalho, realizamos uma exposição na escola:
Que trabalho maravilhoso! Amei a forma criativa da abordagem do tema. Admirável!
ResponderExcluirparabéns, muito bom mesmo.
ResponderExcluirTrabalho perfeito!!!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto 👏🏻
ResponderExcluir