Neste blog você irá encontrar sugestões de atividades, atividades já realizadas, informações sobre o Ensino Religioso no estado do Paraná e principalmente em Curitiba. Trabalhar com a diversidade religiosa em sala de aula é algo extremamente rico pois, é na diversidade que aprendemos a respeitar o outro.


14 de setembro de 2017

LUGARES SAGRADOS NO BRASIL E NO MUNDO

Objetivos de aprendizagem: 
Conhecer alguns lugares sagrados e sua importância para as tradições religiosas do mundo.

Conteúdo:
Lugares Sagrados: – Lugares sagrados do mundo (naturais e construídos).

Critérios de ensino aprendizagem: 
Descreve alguns lugares sagrados e compreende sua importância para as organizações religiosas do mundo.
Objetivos: 
Reconhecer que as religiões do mundo possuem diferentes formas de organização.

Conteúdo:
Organizações religiosas: – organizações religiosas do mundo;

Critérios de ensino-aprendizagem:
Identifica e compreende as diferentes formas de organizações religiosas presentes no mundo.
Para trabalhar este conteúdo unimos os conteúdos Lugares Sagrados e Organizações Religiosas, sendo o primeiro no final do 1º trimestre e o 2º no início do segundo trimestre, conforme a orientação dos documentos da SME de Curitiba - Plano Curricular de Ensino Religioso.
Iniciamos fazendo uma pesquisa sobre o Rio Ganges, perguntei se os estudantes conheciam ou já tinham ouvido falar, logo em seguida assistimos um vídeo: 


Um passeio de barco para ver as cerimônias do amanhecer, depois o anoitecer no Ganges. Milhares de hindus são vistos descendo às águas sagradas do rio Ganges para as orações e rituais, uma das experiências mais extraordinárias da visita à Índia. Assistir ao vivo rito da cremação a uns 50 metros de distância e ver o jogar das cinzas nas águas do rio é chocante e ao mesmo tempo fascinante. A crença hindu à reencarnação e a certeza da purificação ajudam a minimizar a estranheza sentida por nós ocidentais. Em Varanasi, para os indianos e Benares para os ingleses - Índia
Gosto deste vídeo também:


Logo depois cada estudante tinha que fazer uma maquete com a família sobre o Rio Ganges.






Depois, reunidos em grupo iniciamos a construção das maquetes de vários Lugares Sagrados, como:

OPY

OPY

OPY

OPY

Utilizando revistas os estudantes tiveram que fazer rolinhos iguais a esses e depois começar a colar um próximo ao outro para daí iniciar o formato da OPY. Logo em seguida eles pintaram e colaram em uma base para fazer o Lugar Sagrado Indígena


O terceiro Lugar Sagrado confeccionado na escola foi o Jardim dos Orixás.  Visitei o Terreiro do Pai Maneco, para conhecer clique em cima do nome.

Vejas as fotos do Jardim dos Orixás, 

https://photos.app.goo.gl/0LNtPv5bHC4hm6g63 

Após visualizarem as imagens os estudantes tinham que trazer de casa os materiais que possivelmente utilizariam para confeccionar um jardim.

Colamos e pintamos as imagens dos orixás medindo 3 cm para compôr nosso jardim.












Nosso último Lugar Sagrado foram os Lugares Sagrados cristãos existentes na comunidade em que a escola está situada.
Para exemplificar esses lugares, trabalhamos dobradura.








Para finalizar nosso trabalho, realizamos uma exposição na escola:



















2 comentários: